13 receitas com trigo sarraceno para uma refeição deliciosa e sem glúten

Por                                
Em 23.04.20

Também é conhecido como trigo mourisco, o trigo sarraceno, na verdade, é uma semente e não um cereal como o trigo comum. Com um alto teor nutritivo, ele é rico em fibras, vitaminas e minerais, sendo um ótimo substituto para a farinha de trigo. Você ainda pode usar essa delícia no preparo de massas, saladas, doces e outras opções bem gostosas!

Publicidade

1. Salada de trigo sarraceno

Uma saladinha bem fresca e gostosa vai bem tanto no almoço, quanto na janta, não é mesmo? Melhor ainda se ela for cheia de nutrientes! Para preparar esta versão, o seu trigo precisa estar cozido e bem frio. Depois, é só acrescentar os outros ingredientes, temperar, mexer bem e se deliciar.

2. Pizza com trigo sarraceno

Com apenas dois ingredientes – esta variedade de trigo e iogurte grego natural -, você consegue preparar uma massa de pizza muito leve, gostosa e sem glúten. O recheio fica por sua conta: você pode fazer versões doces ou salgadas. Vai do que a sua vontade do dia pedir!

Publicidade

3. Kasha de trigo sarraceno

Simples mas muito gostoso e diferente , o kasha é um prato muito comum na Rússia e na Polônia, também típico da culinária judaica. Fácil de preparar, ele pode ser feito sem ingredientes de origem animal. Para isso, você só precisa substituir a manteiga pelo óleo de coco.

4. Barrinha de chocolate com trigo sarraceno

Se você é aquele tipo de pessoa que sempre tem uma barrinha de chocolate no bolso, então, vai amar esta receita caseira. Com uma textura muito interessante, esta opção totalmente vegana agradará os mais variados paladares. Para dar um sabor ainda mais intenso, use nibs de cacau!

5. Papas com trigo sarraceno

Publicidade

Não gosta de acordar cedo e sempre colocar o despertador no modo cochilo? Para economizar o seu tempo com o café da manhã, a dica é apostar nesta receita gostosa, nutritiva e que você pode preparar à noite antes de deitar. Desta forma, já tem uma refeição completa e pronta assim que você se levantar!

6. Sopa de legumes com trigo sarraceno

Nada combina mais com um tempo friozinho do que aquela sopa gostosa, quentinha que faz aquele carinho no estômago. Para ser bem democrático e agradar todo mundo, você pode preparar uma versão vegana de legumes simplesmente maravilhosa. Não há quem resista!

7. Cookie saudável com trigo sarraceno

Sem glúten e sem lactose, este cookie pode ser apreciado por quem é intolerante a alimentos que contenham leite ou trigo. Aqui, o que substitui a farinha de trigo é o trigo sarraceno e a aveia. Se quiser dar um sabor bem marcante para a massa, capriche nas especiarias da sua preferência.

8. Panqueca de trigo sarraceno

Muito versátil, a panqueca é aquele tipo de alimento que pode ser apreciado em todas as refeições: no café da manhã, no almoço, no lanche da tarde ou em um jantar bem diferente. Aqui, você aprende a fazer uma massa base para ser usada com opções doces e salgadas de recheio. Você vai amar!

9. Crepe francês de trigo sarraceno

Quem gosta de comidas francesas vai se apaixonar por esta versão fitness de crepe! Mais leve e saudável, ela é feita com trigo sarraceno e flor de sal. Apesar de ser uma receita fácil de fazer, ela é um pouco demorada. Então, siga os passos certinhos e não pule nenhuma etapa, ok? Valerá a pena!

10. Macarrão com trigo sarraceno

Quer surpreender todo mundo no almoço de domingo com um macarrão simples, mas extremamente gostoso? Para isso, você deve preparar esta massa levinha, sem glúten e sem ovos. Use o molho e os acompanhamento que preferir e aproveite. Mamma mia!

Publicidade

11. Pão com trigo sarraceno

Se você está a procura de um pão macio, saboroso e sem glúten, esta é a receita perfeita! Muito prático, ele nem precisa ser sovado, pois, aqui, a massa é batida no liquidificador e, depois, incorporada em uma tigela. Asse até ele crescer, ficar douradinho e já pode comer.

12. Torta salgada com trigo sarraceno

O lanchinho da tarde está garantido com esta torta salgada espetacular. Você só precisa ter em mãos trigo sarraceno, farinha de linhaça dourada, azeite de oliva, sal, gergelim e ovo. Já o recheio fica por sua conta, mas a dica deste vídeo é investir num creme de cogumelos delicioso!

13. Hambúrguer vegano com trigo sarraceno

Quem disse que veganos não podem saborear um hambúrguer delicioso e bem molhadinho? Muito simples, esta receita agrada todo mundo e surpreenderá até mesmo quem torce o nariz para receitas sem carne. Se quiser dar aquele gostinho de defumado delicioso, use fumaça líquida. Fica uma delícia!

Muitas opções variadas e gostosas para acrescentar no seu cardápio! Para conhecer mais farinhas sem glúten, a dica é dar uma olhadinha nestas farinhas sem glúten. Sabor não faltará!