17 receitas surpreendentes com truta para incluir esse peixe no seu menu

Escrito por Luiz Filipe Santos

A truta é um peixe da mesma família do salmão, muito nutritivo e que é utilizado na culinária de diversos países do mundo, como França, Portugal e Islândia. No Brasil não é diferente, a truta serve como ingrediente para diferentes pratos por aqui. O grande benefício desse alimento é que ele é rico em ômega 3 e selênio, grandes aliados para a saúde humana.

Além de ser saudável, a truta também é deliciosa e pode ser preparada de diversas formas, acompanhada por alimentos diferentes, te deixando com água na boca. É possível combinar o sabor e a textura da truta resultando em pratos gostosos e bem equilibrados.

Confira abaixo receitas que vão fazer te ajudar a incluir a truta na alimentação cotidiana, tornando-a mais benéfica, nutritiva e saborosa:

Pratos de truta com molhos diversos

Foto: Reprodução / COZINHA DAL BÓ

1. Truta assada com alcaparras, amêndoas e limão sicilianoessa receita traz uma combinação de ingredientes que harmonizam muito bem com a truta. É uma opção ótima e fácil, pois só é preciso misturar o limão siciliano com as alcaparras, espalhar no peixe e assar. As amêndoas tostadas entram como um toque final.

2. Truta com molho de escabecheoutra possibilidade de molho para acompanhar bem a truta é o escabeche. O alho, o louro, o colorau e o vinagre dão ao molho um sabor único que combina com o peixe e pode ter certeza que vai te surpreender.  

3. Truta com erva doce e molho Beurre Blanc: você vai se sentir na França com essa junção da truta com o molho Beurre Blanc, que tem como base manteiga e vinho branco. O preparo do peixe no papelote com a erva-doce deixa um gosto inconfundível e uma opção de acompanhamento são mini batatas assadas com bulbos de erva-doce.

4. Truta assada com molho de creme de leite e alcaparrasessa opção de truta assada é deliciosa e bem simples, ideal para o fim de um dia agitado. O creme de leite e as alcaparras são ingredientes facilmente encontrados e, combinados com o azeite, dão um toque saboroso ao peixe.  

5. Truta poche com molho de iogurteo molho de iogurte dessa receita proporcionará uma truta com sabor leve, além de deixar você salivando. O vinho branco e o limão siciliano também dão um gostinho de quero mais para a truta. Com preparo rápido, essa receita vai fazer você aproveitar os benefícios desse peixe e ainda, de quebra, sujar uma panela só!

6. Truta ao molho de amêndoasessa receita vai fazer com que você queira comer truta todos os dias. O molho de amêndoas com manteiga deixa a truta com um sabor suave e gostoso e a dica aqui é servir o peixe com um purê de batata.

7. Truta defumada com molho de alcaparrasa truta defumada dessa receita, quando combinada com o molho de alcaparras e champignon, deixa qualquer um com vontade de experimentar. É perfeita para aqueles dias que precisam de uma receita prática, saborosa e que não dê muito trabalho!

Pratos de truta com acompanhamentos

Foto: Reprodução / COZINHA A DOIS

8. Truta com creme de espinafre e arroz com cogumelosessa receita é deliciosa e o destaque fica por conta da combinação saborosa da truta grelhada com o creme de espinafre e o arroz com cogumelos. A junção do espinafre com o creme de leite é deliciosa e o prato fica melhor ainda com o tempero de limão presente nos cogumelos!  

9. Truta com cogumelosessa receita mostra como a combinação da truta com os cogumelos e o vinho do porto é deliciosa e pode ser feita de maneira descomplicada e fácil. Esse preparo vai deixar o peixe com um gosto inconfundível e todos querendo mais!

10. Truta assada com legumes ao vaporo acompanhamento dessa opção fica por conta de legumes ao vapor, que são de fácil preparo e muito saudáveis. A truta temperada com molho inglês e azeite fica muito gostosa, além de harmonizar muito bem com os legumes. É um prato rápido, prático e saboroso.

11. Salada de truta defumada com rúculaessa salada traz a truta defumada desfiada, uma maneira diferente e criativa de preparo. Essa é uma opção leve na qual a rúcula e a truta são combinadas com azeitona e endro, dando um sabor especial ao prato.

12. Truta com amêndoas douradasas amêndoas nessa receita são douradas e funcionam como acompanhamento principal da truta. A junção da semente com o peixe resulta em um gostinho delicioso e uma crocância inconfundível. Esse preparo tem que entrar para o seu cardápio culinário!

13. Truta assada no forno com salada de mamão verde:  o segredo do sucesso dessa truta assada é a salada de mamão verde que a acompanha, muito nutritiva e saudável. O capim limão e o gengibre entram na receita para dar um sabor diferenciado ao peixe.

14. Truta grelhada na manteiga de limão com purê de batataa truta grelhada já é deliciosa por si só, mas combinada com conhaque, vinho branco e acompanhada de purê de batata, é a receita que precisa entrar para o seu dia-a-dia. A dica aqui é servir a truta com manteiga por cima dando um toque especial ao peixe.

15. Terrine de truta defumadanessa receita, a truta defumada é preparada como terrine, a receita clássica francesa. A mistura do peixe com ricota, creme de leite, amêndoas e gelatina fica deliciosa e pode ser acompanhada de pães e torradas.

16. Truta em crosta de amêndoas e purê de mandioquinhao purê de mandioquinha e a truta, juntos, formam uma dupla saudável e de dar água na boca. Nessa opção, a truta é assada com tomilho, azeite e raspas de limão que deixam o peixe cheio de sabor e com um gostinho inconfundível.

17. Truta assada com batatasas batatas complementam esse prato deixando a truta assada inteira ainda mais gostosa. O preparo é fácil e rápido e o limão e o coentro, usados como tempero, deixam um sabor marcante que vai deixar você salivando.

Depois de ver essas receitas, com certeza você vai querer incluir a truta em sua alimentação, aliando saúde a sabor e textura marcantes. As formas de preparo desse peixe são diversas e você pode testá-las de muitos modos diferentes. Os resultados são surpreendentes e deliciosos, experimente!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS