59 receitas com uva passa para quem ama frutas secas

Escrito por                          

A uva passa é uma fruta, seca ou desidratada, rica em nutrientes, fibras e compostos bioativos, que além de super saborosa pode agregar diversos benefícios ao corpo e saúde, pois é antioxidante, anti-inflamatória, anticancerígena e ainda ajuda na digestão, protege os olhos, melhora a saúde dos ossos e é uma excelente fonte de energia.

Supertradicional em receitas natalinas, a uva passa costuma ser adicionada à pratos como arroz à grega, salpicão e tender, porém é possível preparar outras receitas variadas, desde aperitivos, acompanhamentos e saladas, até sanduíches, bolos e outras sobremesas incríveis que você com certeza vai se apaixonar!

Confira uma seleção de diversas receitas com uva passas abaixo:

Aperitivos e acompanhamentos com uva passa

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

1. Quinoa à grega: que tal aprender a fazer uma receita simples, nutritiva e saborosa com quinoa? É uma opção saudável e super versátil para o dia a dia que leva apenas ingredientes básicos como água, cenouras, pimentão (vermelho, amarelo ou verde), abobrinha, uvas passas, amêndoas, sal e pimenta do reino.

2. Farofa de ovos, bacon e passas: se você não dispensa uma boa farofinha para acompanhar diferentes pratos e carnes, conheça essa receita de farofa de ovos, bacon e uvas passas, que não fica muito seca, é bastante saborosa e fica ainda melhor com a presença de ingredientes como cheiro verde picado.

3. Cuscuz marroquino com damasco e passas: fácil de fazer em casa e delicioso, esse cuscuz marroquino com damasco e uvas passas (pretas e brancas) é perfeito para o almoço do fim de semana em família. Você vai precisar também de cebola, vinho branco, manteiga, sal e pimenta moída.

4. Cuscuz marroquino com amêndoas, passas e cebola caramelizada: aqui, você confere uma mistura perfeita de sabores e texturas. O doce macio das uvas passas, o crocante tostado das amêndoas e o agridoce caramelizado das cebolas. É uma receita perfeita para acompanhar um prato de carne!

5. Cuscuz marroquino com frango, castanhas e uvas passas: se o objetivo é preparar um prato diferente e saboroso para a ceia de Natal ou qualquer outra ocasião especial, aposte nesse delicioso cuscuz. Ele conta com o sabor levemente picante do curry que contrasta com o doce das passas e ainda ganha um toque especial com as castanhas, que conferem uma textura crocante.

6. Conserva de berinjela e abobrinha: para acompanhar torradinhas ou pães, uma boa opção é apostar em conservas, que além de práticas e simples de fazer são muito gostosas e deixam sua entradinha muito mais especial. Entre os ingredientes, estão berinjelas, abobrinhas, cebola roxa e uvas passas.

7. Ratattouile light: para quem ainda não conhece, ratattouile é um prato típico francês composto por um mix de vegetais, que pode ser servido quente ou frio. Essa receita é uma adaptação mais leve e saudável, que conta com um sabor levemente adocicado e é ideal para reuniões com os amigos em casa.

8. Bruschetta de gorgonzola com uvas passas: bruschettas são sempre uma ótima opção de petisco, pois além de serem rápidas de fazer costumam agradar todo mundo. Bem quentinhas e crocantes, essas aqui levam ingredientes como pão italiano, gorgonzola, uva passa branca, água e açúcar.

9. Bruschetta de berinjela com uva passa: essa é uma entradinha charmosa, gostosa e super fácil de preparar em casa para os convidados. Tenha em mãos os seguintes ingredientes: berinjela, uva passa, cebola pequena picada, pão ciabatta, molho de tomate, cenoura, queijo ralado e tomate seco.

10. Focaccia com gorgonzola e uvas passas: se você adora servir focaccias deliciosas no almoço em casa, não deixe de experimentar essa receita única feita com gorgonzola e uvas passas. Você vai precisar também de ingredientes como farinha de trigo, aveia em flocos, açúcar, fermento, água, sal rosa e azeite.

11. Antepasto de berinjela: esse antepasto de berinjela fica maravilhoso para comer com torradas ou um pãozinho especial antes do prato principal. Entre os ingredientes, estão sal, pimentão pequeno (metade do vermelho e outra metade do amarelo), cebola, orégano, vinagre e azeite de oliva.

Saladas com uva passa

Foto: Reprodução / Receitas de Minuto

12. Salada de quinoa com maçã: se você está em busca de uma rotina mais saudável, aposte nessa salada de quinoa com maçã, que é gostosa e super rica em nutrientes, perfeita para substituir pelo arroz e ideal para combinar com proteínas mais leves. Dica: a quinoa deve ficar cozida, porém firme como um arroz integral.

13. Salada de cenoura com coentro e uva passa: e quem disse que para ser uma boa salada precisa ter diversos ingredientes? Essa receita ensina a fazer uma saladinha leve e deliciosa feita apenas com um vegetal (cenoura), que é maravilhosa, combina com tudo e ganha mais sabor com a presença do coentro e das uvas passas.

14. Salada de repolho, maçã e uva passa: a aparência dessa salada de repolho, maçã e uva passa lembra um salpicão, mas não é. Além disso, ela fica bem adocicada, conta com um azedinho bem leve do limão e sem dúvidas vai fazer o maior sucesso na sua casa. Dica: não demore muitas horas para servir, pois o limão pode oxidar e deixar a salada amarga.

15. Salada de repolho cru com passas: o resultado dessa receita é uma saladinha bem simples, porém repleta de sabor, que você pode servir de almoço nos dias quentes do verão. Tenha em mãos ingredientes como repolho, cebola, uvas passas, maionese light e sal. Quando estiver pronta, deixe na geladeira para ficar bem refrescante.

16. Salada de maionese com passas e maçã: que tal uma salada bem fresca e deliciosa para o almoço? Ela é fácil de fazer, nutritiva e fica ainda mais perfeita quando consumida bem geladinha. Anote os ingredientes: cenoura, batata, milho verde, ervilha, uva passa, maçã, cebola, alface e maionese light.

17. Salada primavera agridoce: quer aprender a preparar em casa uma salada agridoce diferente? É uma receita perfeita para datas festivas como Natal e Ano Novo que conta com uma ótima mistura de sabores e texturas. Você vai precisar de maionese, iogurte natural, limão, salsinha, brócolis, maçã, uvas passas, nozes e cenoura.

Pratos para o almoço com uva passa

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

18. Sanduíche natural de ricota, cenoura agridoce e passas: o resultado dessa receita é um sanduíche natural supersaboroso ideal para um almocinho leve. Os ingredientes são bem simples, a textura e o sabor são únicos e a marinada que hidrata as uvas passas confere um incrível sabor agridoce que se mistura com a delicadeza da ricota e os temperos.

19. Sanduíche natural com uva passa: esse sanduíche natural é um lanche tão completo que pode facilmente substituir um almoço ou jantar, já que é rico em carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais. Entre os ingredientes, estão pão integral, queijo cottage, cebolinha, limão, azeite, pimenta do reino, frango, cenoura, uva passa e alface.

20. Kibe assado recheado com uvas passas: o resultado dessa incrível receita é um quibe em formato de hambúrguer bem gordinho recheado com uvas passas, que mistura o doce com salgado na medida certa e conta também com outros ingredientes marcantes que ajudam a realçar o sabor, como as sementes de cominho moídas.

21. Salmão com regofado de alho poró e passas: além deste delicioso prato ficar superbonito e ser muito fácil de fazer em casa, a combinação dos ingredientes é harmoniosa e vai agradar a todos os paladares. Separe salmão, sal, pimenta do reino, azeite de oliva, alho poró e uvas passas para preparar essa receita.

22. Penne à calabresa: fácil e supergostosa, essa receitinha de macarrão é ideal para um almoço simples e caprichado no dia a dia. Aqui, as uvas passas têm a função de dar uma quebrada no gosto picante e salgado da calabresa, além de deixar o prato com um sabor muito mais especial.

23. Arroz cremoso com cenoura e passas: sabe quando você prepara em casa uma carninha bem gostosa e aromática que pede por um bom acompanhamento que seja mais molhado ou cremoso? Esse arroz delicioso com cenoura e uvas passas é a solução, pois além de cremoso ele também é muito fácil de fazer.

24. Salmão ao molho de manteiga com passas e alcaparras: esse é um delicioso salmão que você pode temperar já no alumínio com pimenta moída, flor de sal, sálvia fresca e rodelas de limão. Depois, basta levar ao forno e apostar no molho de manteiga que leva uvas passas, alcaparras, alho, cebola, shoyu e pimenta rosa.

25. Rigatoni ao molho branco com bacon, uva passa, ervilhas e azeitonas pretas: que tal preparar uma boa massa no final de semana para um almoço com os amigos? É saborosa, prática, fácil e leva apenas ingredientes simples como bacon, azeitonas pretas, uvas passas, ervilha, cebolinha e molho branco.

26. Risoto de bacalhau, uva passa e salsa: se o objetivo é servir um prato delicioso e caprichado para a família, conheça essa receita de risoto de bacalhau, uva passa e salsa, que conta também com outros ingredientes que fazem uma combinação sutil e diferente. Sirva com queijo ralado.

Bolos com uva passa

Foto: Reprodução / Chocorango

27. Bolo de limão e uva passa: para os amantes de bolo de limão, essa é uma receita deliciosa que resulta em uma massa fofinha, leve e amanteigada sem ser enjoativa. Além disso, o azedinho do limão combina perfeitamente com o sabor das uvas passas, que deixaram o bolo ainda mais irresistível.

28. Massa para bolo de cereja e uvas passas: essa massa de cereja e uvas passas é densa e bem completa, perfeita para fazer bolos em ocasiões especiais. Ela não necessita de cobertura, porém se você fizer muita questão, pode adicionar uma ganache de chocolate ao leite ou apenas polvilhar um pouco de açúcar de confeiteiro por cima.

29. Bolo de maçã, canela e uva passa: tem coisa melhor do que um bolinho simples recém saído do forno para acompanhar uma xícara de café no lanche da tarde? Ele é fácil de preparar, saudável e conta com ingredientes básicos como ovos, açúcar mascavo, iogurte grego zero, farinha integral, maçã, uvas passas, canela e fermento.

30. Bolo de banana com aveia e uva passa: essa receita de bolo de banana é uma versão mais light e saudável comparada às tradicionais, pois não leva nem farinha de trigo e nem açúcar. Além disso, o bolo fica bem molhadinho e perfumado, e pode ser consumido a qualquer hora do dia sem culpa!

31. Bolo de banana e uva passa sem farinha e sem açúcar: para quem está de dieta ou tentando levar um dia a dia mais saudável, essa é uma receita de bolo que não leva farinha, leite e nem açúcar, e que além de você poder comer sem peso na consciência, é muito gostosa e também simples de fazer!

32. Bolo de chocolate com morango e uva passa: já para quem não está preocupado com a dieta, aqui você confere uma incrível receita de bolo de chocolate com morango e uvas passas, que é delicioso e perfeito para um lanchinho no meio da tarde. Depois de pronto, leve para assar por 20 minutos em forno médio.

33. Bolo de banana com casca e uvas passas: o resultado desse bolo feito com casca de banana e uvas passas no liquidificador é simplesmente maravilhoso, pois fica com uma textura úmida e ao mesmo tempo bem fofinha. O sabor da banana, devido à presença da casca, fica mais acentuado e ainda mais especial quando combinado com o toque de canela.

34. Bolo de banana, passas e aveia: aqui vai outra deliciosa receita de bolo de banana, perfeita para aquela hora do dia que bate uma enorme vontade de doce. Você vai precisar de ingredientes como banana nanica, ovos, iogurte natural, óleo, açúcar, farinha de trigo, aveia em flocos, uvas passas, canela em pó e fermento.

35. Bolo integral de frutas com passas: que tal aprender a fazer em casa uma receita nutritiva, integral e saudável de bolo de frutas com passas? Ela substitui o óleo por iogurte sem lactose e leva outros ingredientes como açúcar mascavo, aveia em flocos, essência de panetone e fermento.

36. Bolo de banana com chocolate e uvas passas sem glúten: ideal para quem é intolerante ou tenta evitar o glúten no dia a dia, esse é um bolinho incrível e mais saudável de banana com chocolate e uvas passas. Ele fica bem úmido, fofinho, saboroso e também não leva açúcar, portanto você pode consumir sem culpa.

37. Bolo de frutas secas e cenoura com cobertura de cream cheese: perfeito para acompanhar o chazinho da tarde, esse bolo saudável e delicioso de frutas secas e cenoura com cobertura de cream cheese conta com outros ingredientes como farinha integral, canela em pó, açúcar mascavo, coco ralado e castanhas do Pará.

Pratos para o lanche da tarde com uva passa

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

38. Muffins de uva passa: os muffins são ótimos para servir em ocasiões especiais como festinhas de aniversário durante o dia, pois são fáceis de fazer e muito gostosos. Anote os ingredientes: uva passa preta, açúcar, água, manteiga, farinha de trigo, canela em pó, cravo em pó, fermento, nozes picadas e sal.

39. Pão de canela e passas: essa incrível receita de pão de canela com uvas passas é muito fácil de fazer, principalmente se você tiver em casa uma máquina especial de fazer pão. Entre os ingredientes, estão leite, ovos, manteiga, açúcar, sal, farinha de trigo, fermento, uvas passas brancas e canela em pó.

40. Pão de banana com passas: já pensou em aprender o passo a passo de como fazer um pãozinho de banana com uvas passas bem gostoso? Ele é superprático e fica ainda melhor quando consumido quentinho, recém saído do forno e com uma boa manteiga derretendo por cima.

41. Bolinhos de fubá e uvas passas: simples e muito fácil de fazer, esses bolinhos de fubá sem dúvidas vão agradar todos os paladares e levam apenas ingredientes básicos. São eles: ovos, leite, açúcar, fubá, farinha de trigo, coco ralado, fermento em pó, uvas passas, margarina e canela.

42. Cookies de chocolate com uva passa: aprenda a preparar deliciosos cookies de chocolate com uva passa, que ficam com uma textura incrível, uma massa bem gostosa e um sabor irresistível. Tenha em mãos também outros ingredientes como manteiga, açúcar, ovos, essência de baunilha e canela.

43. Cookies integrais: além de integrais, esses cookies são crocantes, sequinhos, irresistíveis, veganos, pois não levam leite e nem ovos, e saudáveis, pois também não contam com corantes nem conservantes. Você vai precisar de ingredientes como açúcar mascavo, óleo de coco, uva passa, aveia, farinha de linhaça e biomassa de banana.

44. Biscoitinhos de banana e aveia com uvas passas: esses biscoitinhos macios de banana e aveia com uvas passas levam poucos ingredientes e são uma ótima opção para levar de lanche para a faculdade, escola ou trabalho. Se preferir, você pode substituir a castanha do Pará por nozes ou amendoim.

45. Barrinha de cereal com passas: comuns em dietas de emagrecimento, as barrinhas de cereal são alternativas práticas e leves para comer a qualquer momento do dia. Essa é uma receita bem natural e saudável, que além de fácil de fazer, não tem conservantes, corantes ou outros itens industrializados.

46. Cookies de aveia com uva passa: que tal aprender a fazer em casa deliciosos cookies de aveia com uva passa para saborear durante o dia? Eles são saudáveis e levam ingredientes como aveia em flocos, farinha de quinoa, ovos, óleo de castanha do Pará, uva passa, açúcar mascavo, coco fresco ralado e baunilha.

47. Panqueca de canela e uva passa: essa receita é ideal para quem não dispensa um café da manhã bem caprichado e demorado no final de semana, afinal, quem não gosta de uma boa panqueca, não é mesmo? Ainda mais quando ela conta apenas com ingredientes permitidos na dieta. Vale a pena experimentar!

48. Scones de uva passa: para quem não conhece, os scones são um tipo de pãozinho tradicional na Escócia, que são bem simples de preparar e contam com um sabor simplesmente maravilhoso. Tenha em mãos farinha de trigo, fermento, sal, manteiga, uvas passas, ovos, essência de baunilha, açúcar e creme de leite fresco.

Sobremesas com uva passa

Foto: Reprodução / Caramelo e Sal

49. Pudim de pão com uvas passas: esse pudim de pão com uvas passas é uma sobremesa maravilhosa para preparar em datas festivas, como o Natal em família. Ele fica úmido por dentro, por fora forma uma casquinha deliciosa e seu sabor fica ainda melhor quando combinado com uma bola de sorvete!

50. Strudel de maçã e uvas passas: o strudel é uma sobremesa tradicional germânica feita com massa folhada, que se tornou popular internacionalmente e é maravilhoso. Para preparar em casa, você vai precisar de maçãs, uvas passas, manteiga, açúcar, farinha de rosca, canela, suco de limão e gema.

51. Trufa de chocolate saudável com uva passa: que tal uma receita saudável para matar aquela vontade de comer chocolate e de quebra ainda ganhar energia para praticar um exercício físico? São trufas gostosas e supernutritivas feitas com castanhas do Pará, damascos secos, uvas passas pretas e cacau em pó 100%.

52. Strudel de massa folhada com uvas passas: essa é uma receita rápida para um strudel de maçã que leva massa folhada pronta e traz o sabor do strudel sem todo o trabalho de uma receita tradicional. Entre os ingredientes, estão nozes picadas, açúcar, canela em pó, uva passa branca e farinha de rosca.

53. Bolinhas de figo seco e uva passa: para uma sobremesa diferente e extremamente saborosa, aposte nessa receita de bolinhas de figo seco e uvas passas, que leva também outros ingredientes como suco de tangerina (pode ser laranja ou mexerica), nozes e coco seco ralado fino sem açúcar.

54. Passas de uva com chocolate amargo: fáceis de fazer, deliciosos, saudáveis e nutritivos, esses docinhos feitos apenas com dois ingredientes (chocolate vegano amargo e uvas passas) podem ser consumidos puros ou misturados onde você preferir. Depois de prontos, conserve-os na geladeira.

55. Brownie de chocolate com nozes e passas: se você é apaixonado pela textura molhadinha do brownie, não deixe de aprender essa receita deliciosa e simples de preparar. Anote os ingredientes: chocolate meio amargo, farinha, manteiga, açúcar, ovos, cacau em pó, sal, nozes, uva passa preta e nibs de cacau.

56. Bolinho de ameixa com calda quente de uva passa: se o objetivo é preparar uma receita doce saudável e funcional para o dia a dia, aposte nesse bolinho de ameixa com calda quente de uva passa, que é sem glúten e leva apenas ingredientes leves como açúcar mascavo, mel, canela, farinha de arroz e manteiga ghee.

57. Torta de maçã com uva passa e canela: essa receita fácil ensina a preparar uma incrível tortinha de maçã com uvas passas e canela, que é super prática e fica pronta rapidamente. O ideal é que ela seja servida ainda quentinha e acompanhada por uma deliciosa bola de sorvete de creme.

58. Torta rabanada com banana e passas: aprenda o passo a passo dessa maravilhosa torta rabanada com banana e passas, que com certeza vai ser sucesso absoluto na sua casa. Tenha em mãos ingredientes básicos como pão francês, bananas nanicas, castanhas do Pará, açúcar e canela.

59. Cocada de uva passa: que tal uma cocada de uva passa para o lanchinho da tarde ou para aquele momento em que você precisa de um doce? Supersimples de preparar, a receita é cheia de propriedades funcionais e conta apenas com dois ingredientes, uva passa preta sem semente e coco seco.

Seja a uva passa preta ou a branca, você pode apostar nessa frutinha gostosa e nutritiva tanto em receitas doces quanto salgadas. Escolha a sua preferida e prepare no final de semana para toda a família! Lembre-se também de consumir com moderação, já que ela concentra açúcar entre seus nutrientes.

PARA VOCÊ