45 receitas com vinho tinto que possuem sabores e aromas incríveis

Escrito por    
Atualizado em 23.01.20

Além de ser uma bebida alcoólica deliciosa, trazer benefícios para o corpo e a saúde e ser o acompanhamento perfeito dos mais variados pratos, o vinho tinto também é um excelente ingrediente tanto para receitas doces quanto salgadas.

A bebida, que ajuda a acrescentar aromas delicados e realçar sabores incríveis à comida, pode ser utilizada no preparo de diferentes pratos, desde carnes, aperitivos, massas e risotos, até sobremesas saborosas, como bolos, frutas e pavês.

Se você também é fã de vinho, não deixe de conferir essas 45 receitas irresistíveis, que contam com um sabor único e são perfeitas para servir aos seus convidados em casa:

Continua após o anúncio

Receitas de carnes com vinho tinto

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

1. Medalhão de filé ao molho de vinho tinto: essa receita é uma verdadeira perdição, pois o vinho tinto conta com um sabor marcante delicioso que contrasta com a delicadeza do purê de batata doce preparado para acompanhar o medalhão de filé. É um prato sem complicações e o resultado fica super sofisticado com sabores maravilhosos.

2. Carne ao molho de vinho tinto com legumes: além de simples de preparar, essa receita é muitíssimo saborosa e pode ser uma opção perfeita para fazer no final de semana para a família. Ela é uma versão do tradicional cozido de carne, porém com algumas alterações, já que leva vinho tinto seco e cogumelos frescos, que garantem um sabor especial ao prato.

3. Carne assada no vinho tinto: para preparar em casa uma saborosa carne assada, que sem dúvidas vai fazer o maior sucesso, você vai precisar de ingredientes como lagarto, linguiça calabresa, alho, shoyu, molho de alho, tempero para carnes, vinho tinto, batatas descascadas, cebolas e cenoura. O resultado é de dar água na boca!

4. Músculo ao vinho tinto: apesar de ser considerado uma “carne de segunda”, o músculo é bem nutritivo e também muito saboroso. Essa receita ensina a preparar a carne cozida com vinho tinto, que garante um sabor divino e fica ainda melhor quando combinado com um arroz branco e uma saladinha de rúcula.

5. Cupim de forno com vinho tinto e cominho: se a ideia é preparar um cupim diferente e saboroso, não deixe de conhecer essa receita incrível que resulta em uma carninha extremamente macia (quase desmanchando), conta com um sabor muito suave e ganha um toque especial com o vinho tinto e o cominho.

6. Ossobuco braseado ao vinho tinto: apesar de ser prática e não dar muito trabalho para preparar, essa receita de ossobuco breaseado ao vinho tinto é bem demorada, pois leva mais tempo para cozinhar. Porém, é uma opção excelente para o almoço de domingo com a família! Sirva bem quente com arroz ou massa.

Continua após o anúncio

7. Maminha ao molho de vinho tinto: receita simples e deliciosa, essa maminha fica bem parecida com a ao molho madeira, só que é mais fácil de fazer e fica com um sabor irresistível. Tenha em mãos ingredientes como cebolas, alho, caldo de carne em pó, shoyu, água, vinho tinto seco e cogumelos champignon.

8. Lagarto na panela de pressão com vinho tinto: essa receita de lagarto na panela de pressão com vinho tinto é maravilhosa e a carne fica super macia, além de ser fácil de fazer e não precisar ficar no tempero por muito tempo. Para que a carne fique ainda mais saborosa, espalhe o molho por cima e por baixo na hora de servir.

9. Frango ao vinho tinto: também conhecido como coq-au-vin, esse franguinho ao vinho tinto é um prato simples e de fácil preparo, pois nada mais é do que um delicioso ensopado feito também com cebola, bacon, cogumelos, ervas e outros legumes aromáticos. Sirva com cebolinhas caramelizadas e batatas.

10. Filé mignon com molho de cogumelos ao vinho tinto: se o objetivo é preparar um prato caprichado para o jantar, aposte nessa receita de filé mignon com molho de cogumelos ao vinho tinto, que fica pronta rapidinho e sem dúvidas vai agradar a todos os paladares da sua casa!

11. Filé mignon com bacon ao molho de vinho tinto e champignons: para quem ainda tem dificuldades de preparar molhos simples e saborosos, essa receita ensina a preparar um molho de vinho tinto maravilhoso e muito fácil de fazer, que quando combinado com o filé mignon com bacon fica simplesmente apaixonante!

12. Tornedor de filé com molho de vinho tinto: entre os ingredientes desse suculento tornedor de filé migon com molho de vinho tinto, estão caldo de verdura, amido de milho, manteiga, cebola, molho inglês, bacon, pimenta preta moída e sal. Depois de frio, o molho do filé muda de cor e fica mais escuro.

13. Medalhões de carne moída ao molho de vinho tinto: que tal transformar a sua carne moída simples em incríveis medalhões envoltos por bacon ao molho de vinho tinto seco? Você vai precisar de ingredientes como ovos, alho, cebolas, orégano, louro em pó, salsa, cebolinhas, aveia em flocos finos, creme de leite, manteiga sem sal, pimenta do reino, sal e azeite.

14. Linguiça assada com vinho e alecrim: perfeita para um aperitivo ou um almoço caprichado em ocasiões especiais, essa linguiça assada com vinho tinto e alecrim não precisa ser frita, pode ser feita no forno e conta com um sabor surpreendente. Dica: se for servir como aperitivo, experimente acompanhar com uma geleia de pimenta.

15. Costelinha suína na pressão ao molho de vinho tinto: aqui você aprende a preparar uma deliciosa receita de costelinha suína suculenta, que fica super macia e conta com um molho maravilhoso que leva vinho tinto seco e combina perfeitamente com o espaguete. Além disso, a receita é feita na panela de pressão, onde o processo de cozimento é muito mais prático.

Continua após o anúncio

                   

16. Lombo assado com vinho e flor de sal: o resultado dessa receita é um espetacular lombo assado super úmido e delicioso, que é fácil, simples e rápido de fazer e até mesmo quem não tem muita experiência na cozinha vai conseguir preparar. Além do vinho tinto, a receita leva outros ingredientes como cebola, alho, limão, sal, manteiga, caldo de bacon e flor de sal.

17. Costelinha no vinho tinto ao molho barbecue: uma ótima opção para o almoço de sábado para quem não quer ficar muito tempo na cozinha, essa receita de costelinha no vinho tinto ao molho barbecue é fácil, rápida e extremamente saborosa, já que a bebida dá mais maciez à carne e um aroma especial ao prato.

18. Medalhão de chester com molho de vinho tinto: se você é fã de medalhão de chester com molho de vinho tinto, saiba como incrementar a carne com outros deliciosos ingredientes, como sal marinho, mix de pimentas, gotinhas de balsâmico, folhinhas de tomilho e creme de leite.

19. Frango assado ao vinho com ervas e batatas: esse prato pode ser preparado rapidamente e seu resultado fica perfeito e repleto de sabor. É um frango assado marinado no vinho tinto com alho, sal, pimenta, lavanda, manjericão e orégano acompanhado de batatas com um pouco de azeite.

20. Carne desfiada com vinho e mel: vale a pena experimentar essa carninha de panela desfiada preparada com mel e vinho tinto, já que o resultado é uma carne macia, saborosa, levemente adocicada e perfeita para acompanhar sanduíches, massas variadas ou risotos. Adicione sal e pimenta a gosto.

21. Linguado ao molho de vinho tinto e shiitake: além de delicioso e charmoso, esse peixinho é rápido de preparar e a combinação do seu molho de vinho tinto com cogumelos shiitake é simplesmente irresistível. A receita rende quatro filés e leva outros ingredientes como azeite, limão, pimenta do reino, sal marinho e shoyu.

Receitas de risotos com vinho tinto

Foto: Reprodução / Gastrolândia

22. Risoto de três linguiças ao vinho tinto: de cor intensa e sabor potente garantido por três tipos de linguiças e o queijo parmesão, esse risoto torna-se especialíssimo por substituir o tradicional vinho branco pelo tinto, o que lhe confere ainda mais corpo. É um prato ideal para uma noite fria no inverno!

23. Risoto de presunto parma com queijo brie e vinho tinto: quer fazer bonito em uma ocasião especial em casa? Prepare para o jantar esse incrível risoto de presunto parma com queijo brie e vinho tinto, que além de elegante conta com um sabor inesquecível. Tenha em mãos também cebola, aipo, alho, azeite, caldo de legumes, manteiga e queijo parmesão.

24. Risoto de funghi secchi com vinho tinto: essa receita é especial para os apaixonados por risotos variados, pois ensina uma versão simples, saborosa e perfeita para um almoço bem gostoso. Anote os ingredientes: arroz arbóreo, manteiga, cebola, funghi secchi, vinho tinto seco, caldo de carne ou de legumes, sal e pimenta a gosto.

25. Risoto de linguiça, vinho tinto e feijão fradinho: saboroso, diferente e completo, esse risoto de linguiça, vinho tinto e feijão fradinho com certeza vai entrar para sua lista dos preferidos! Entre os ingredientes básicos, estão manteiga, azeite, caldo de carne, cebola, alho e queijo parmesão.

26. Risoto de frango com vinho tinto: além do incrível sabor, esse lindo risoto de frango com vinho tinto conta com um aroma perfeito que deixa a casa inteira perfumada. Você vai precisar de ingredientes como peito de frango desfiado, vinho tinto, caldo de vegetal, cebola, azeite, creme de leite e sal a gosto.

27. Risoto de filé mignon e vinho tinto: aqui, você confere o passo a passo simples de uma deliciosa receita de risoto de filé mignon com vinho tinto seco, ideal para um jantar bem completo com a família. Tenha em mãos também outros ingredientes como cebola, caldo de carne, manteiga, queijo parmesão ralado, creme de leite fresco e sal.

Receitas de acompanhamentos com vinho tinto

Foto: Reprodução / Cinco Quartos de Laranja

28. Arroz de polvo com vinho tinto: que tal acrescentar vinho tinto na preparação de um arroz de polvo bem gostoso? Utilize os seguintes ingredientes na receita e se delicie: cebola, azeite, alho, arroz para risoto, tomates, caldo de cozedura do polvo, coentros picados, sal e pimenta preta.

29. Pão de vinho tinto, figos e nozes: inove nos acompanhamentos e aposte nesse incrível pão de vinho tinto, figos e nozes. O sabor do vinho fica marcante e ao mesmo tempo suave, e a presença adocicada dos figos com a textura dos seus grãos dá um toque especial à receita. Ele fica bem rústico, com casca grossa e crocante, porém bem macio e denso por dentro.

30. Cebolas roxas ao vinho tinto: essa é uma receita de acompanhamento especial para qualquer ocasião, principalmente festas comemorativas em família. São deliciosas cebolas roxas ao vinho tinto que rendem até oito porções e levam apenas ingredientes simples como manteiga, açúcar, sal e água.

31. Geleia de vinho tinto: já pensou em preparar uma geleia utilizando vinho tinto? Essa é uma receita inovadora, saborosa e que com certeza todos os seus convidados vão amar! Aposte em ingredientes como açúcar orgânico, canela em pau, anis estrelado, baunilha em pó, maçã e suco de limão. Sirva com torradas e queijos.

32. Pão de nozes com vinho tinto: aprenda a fazer em casa esse maravilhoso pãozinho de nozes com vinho tinto, que é saboroso e combina com diferentes alimentos e recheios. Entre os principais ingredientes, estão farinhas, fermento, miolo de noz, água em temperatura ambiente, azeite e sal.

33. Arroz com tomates, linguiça defumada e vinho tinto: sabe aqueles restos que sobram na geladeira após o final de semana? Eles podem render muitas receitas deliciosas, como é o caso desse arroz com tomates, linguiça defumada e vinho tinto. Ela serve uma pessoa e leva também cebolas, alho, azeite, pimenta, sal e salsa fresca.

34. Polenta cremosa com funghi ao vinho tinto: essa é uma receita de polenta cremosa fácil, porém exige uma certa paciência para que atinja a consistência desejada e cozinhe no ponto correto. Combine-a com um incrível molho de funghi secchi ao vinho tinto e sirva em um dia frio para ficar ainda melhor!

Receitas de massas com vinho tinto

Foto: Reprodução / Sem Medida

35. Ravióli com molho de vinho tinto: é praticamente impossível achar alguém que não goste de massas, né? As recheadas, então, fazem o maior sucesso. Aqui, você conhece uma receita deliciosa de ravióli com molho de vinho tinto, que é feito apenas com ingredientes frescos e deixa qualquer refeição muito mais especial.

36. Macarrão com molho bolonhesa e vinho tinto: se você pretende inovar quando for preparar uma comidinha caseira bem gostosa para toda a família, aposte nessa receita de macarrão incrementada com um incrível molho bolonhesa que leva vinho tinto. É um prato simples, saboroso e aconchegante!

37. Massa ao vinho com gorgonzola e cebola caramelizada: para quem é fã de massas, vinho tinto e queijos, essa receita com certeza não vai decepcionar. Anote os ingredientes e faça bonito em qualquer ocasião: vinho, cebola, açúcar mascavo, vinagre balsâmico, azeite de oliva, gorgonzola em pedaços, sal e pimenta.

38. Espaguete com vinho tinto: fácil e rápido de preparar, esse delicioso espaguete com vinho tinto é muito gostoso e simples, perfeito para comer quando bate aquela vontade de uma boa massa. Entre os ingredientes utilizados, estão também azeite de oliva e dentes de alho, que ajudam a dar ainda mais sabor à receita.

Receitas de sobremesas com vinho tinto

Foto: Reprodução / Panelaterapia

39. Sagu ao vinho tinto: o que acha de matar a saudade da infância comendo um delicioso sagu ao vinho? É uma sobremesa fácil de preparar que leva ingredientes deliciosos como sagu, água, vinho tinto, açúcar, canela e cravos da índia. Para ficar ainda mais especial, sirva com creme de leite batido.

40. Bolo de vinho tinto com chocolate: o resultado desse bolo é um espetáculo e super diferente das receitas tradicionais, tanto em aroma quanto em sabor. Entre os ingredientes da massa e da calda, estão vinho tinto, açúcar, água, manteiga, ovos, farinha de trigo, noz moscada, canela em pó, cacau em pó, fermento e chocolate amargo ralado.

41. Peras ao vinho tinto com chantilly: se você não dispensa uma frutinha de sobremesa, que tal inovar nas receitas? As peras cozidas no vinho tinto ficam com uma textura macia e o molho de vinho com especiarias dá ao prato um aroma divino! Sirva com chantilly, iogurte grego ou creme inglês.

42. Panna cotta com vinho tinto: a panna cotta é uma sobremesa italiana deliciosa que conta com uma textura de dar água na boca e geralmente é consumida pura, com frutas ou caldas. Nesta receita, a aposta foi no vinho tinto combinado com açúcar refinado e amoras, que garantem um sabor apaixonante ao doce.

43. Pavê de bolacha maria no vinho tinto e pêssego: esse é um pavê maravilhoso e fácil de preparar em casa para uma sobremesa bem agradável no final de semana. Você vai precisar de ingredientes como leite condensado, leite, leite de coco, gemas, amido de milho, açúcar, chocolate em pó, bolacha maria, vinho tinto, creme de leite fresco e pêssegos em calda.

44. Figos grelhados com vinho tinto: é apaixonado por figos? Então não deixe de conferir o passo a passo super simples dessa receita doce e deliciosa feita com a fruta. Basta envolver os figos cortados na frigideira com o vinho tinto e açúcar por cerca de cinco minutos e depois servir com queijo meia cura ou ricota fresca.

45. Bolo de chocolate com vinho tinto: o bolo de chocolate costuma sempre ser o preferido da maioria das pessoas, certo? Mas por que não inovar nas receitas e apostar em novos sabores e aromas para a sobremesa? Essa versão leva ingredientes deliciosos como vinho tinto e canela em pó.

Uma dica importante é que você prepare a sua receita preferida com o mesmo rótulo de vinho que será servido na refeição, para que a bebida harmonize perfeitamente com o menu escolhido. Além disso, não se esqueça de que vinho ruim para beber também não é uma boa opção para cozinhar, portanto aposte em uma marca de qualidade.