9 receitas de chantilly caseiro para se tornar um confeiteiro de mão cheia

Escrito por Ana Beatriz Cardo

O chantilly é famoso por ser um dos principais ingredientes utilizados na confeitaria de todo o mundo, pois pode servir tanto de recheio ou cobertura para bolos, tortas e doces variados, como também para incrementar bebidas deliciosas, como cappuccinos, milk shakes ou chocolates quentes.

Super simples e prático de preparar em casa, ele nada mais é do que um creme feito à base de creme de leite fresco batido com açúcar e algum aromatizante (a baunilha é o mais comum, mas podem ser usados também raspas de limão, café, chocolate, canela, laranja, entre outros). Ao bater o creme de leite, incorpora-se ar e por isso o resultado é um creminho mousse bastante leve e aerado.

E mais: sem açúcar, ele pode também ser adicionado em pratos salgados, principalmente molhos. Para isso, você pode usar mostarda, páprica ou pimentas. Também é possível preparar o chantilly em versões mais saudáveis, veganas e menos calóricas.

Confira uma lista com 10 receitas diferentes de chantilly para você se inspirar e preparar em casa.

Receitas de cremes, coberturas e recheios de chantilly

1. Chantilly simples

Foto: iStock

Aqui, você confere o passo a passo para fazer um chantilly simples utilizando fava de baunilha. O resultado fica incrível em diversas sobremesas, frutas e até mesmo puro. Dica: aposte em creme de leite fresco para que a consistência fique mais leve.

2. Chantilly de leite em pó

Foto: Reprodução / Cozinha Legal

Também conhecida como chantininho, essa é uma deliciosa receita de chantilly de leite em pó, que é simples de ser feita e perfeita para cobrir ou decorar bolos em ocasiões especiais. Além disso, o creme também é maravilhoso para usar com bicos russos!

3. Chantilly com chocolate meio amargo

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

Se você é apaixonado por chocolates, não pode deixar de conhecer essa versão de chantilly preparada com chocolate meio amargo, que resulta em um creminho saboroso e doce na medida certa. Você pode incrementar sobremesas ou apenas comer puro!

4. Chantilly vegano

Foto: iStock

Que tal uma versão mais leve e saudável de chantilly para comer sem culpa? Essa é uma receita vegana que troca o leite de vaca pelo de soja e aumenta um pouco a quantidade de emulsificante. Tenha em mãos outros ingredientes como açúcar cristal e suco de laranja.

5. Chantilly sem lactose

Foto: iStock

Essa é outra receita ideal para quem está de dieta ou é intolerante, pois ensina a fazer um maravilhoso chantilly sem lactose. Para preparar é bem fácil, basta deixar na geladeira por 12 horas e bater na batedeira até atingir a consistência perfeita.

6. Chantilly fresco

Foto: iStock

Quando você aprender a preparar esse chantilly fresquinho, com certeza nunca mais vai querer comprar o creme pronto no supermercado. Basta juntar o creme de leite com o açúcar e bater por cerca de cinco minutos, até que o ponto fique cremoso e perfeito!

7. Chantilly no pote

Foto: Reprodução / Gourmet a Dois

Essa receita é ideal para quem quer fazer uma sobremesa rápida, prática e sem sujar muita louça na cozinha. Misture três ingredientes em um pote com tampa, mexa bem e pronto, você terá um chantilly cremoso no pote para se deliciar.

8. Creme de chantilly

Foto: Reprodução / Aromas e Sabores

Quem resiste a um pouquinho de chantilly batido no café ou acompanhando uma deliciosa sobremesa? Aqui, o passo a passo é o mais simples e tradicional. Você irá precisar bater 500ml de creme fresco ainda gelado e adicionar colheres de açúcar até que o mousse se encorpore.

9. Chantilly estabilizado

Foto: Reprodução / Fazendo Arte

Com uma textura bem firme e perfeita para confeitar com bicos, esse chantilly estabilizado é ideal para decorar bolos de aniversário. A receita conta com os seguintes ingredientes: água, gelatina incolor, creme de leite fresco, açúcar refinado e extrato de baunilha.

Existe melhor forma de incrementar uma sobremesa ou bebida do que essa? O chantilly pode ser feito em menos de cinco minutos, é extremamente saboroso e ainda pode ser guardado na geladeira para futuras receitas. Bom apetite!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS