20 receitas de abóbora assada que são aromáticas e muito apetitosas

Escrito por                          

A abóbora assada é um prato que combina praticidade com sabor marcante. As opções podem ser bem básicas, apenas com temperos, e também elaboradas, como as com queijos. Confira uma seleção de receitas para adicionar esses preparos incríveis ao seu cardápio culinário:

Receitas simples de abóbora assada

1. Abóbora assada com mel: o mel silvestre é usado para incrementar essa versão de abóbora assada e a deixa bem caramelizada. Além do gostinho agridoce irresistível, o prato também leva como tempero o sal e o azeite. A dica é servir com mais azeite e mel a parte.

2. Abóbora assada com pimenta-do-reino: essa receita não dispensa a casca da abóbora, que é fatiada. Para o preparo simples, você vai precisar apenas de azeite, sal e pimenta-do-reino. A variedade utilizada é a cabotiá, mas é possível utilizar outras.

3. Abóbora assada com alecrim: para essa receita, você pode usar tanto a abóbora cabotiá quanto a sergipana. O alecrim dá um toque verdinho ao prato, que é assado por mais ou menos meia hora. Tirar ou não a casca é opcional.

4. Abóbora assada com alecrim e alho: essa é uma opção bem temperadinha do legume assado. A variedade usada é a cabotiá e os demais ingredientes são o alecrim fresco, alho, sal e azeite. O resultado é uma abóbora bem aromática e apetitosa.

5. Abóbora assada com tomilho: aqui, o tomilho fresco é utilizado para deixar o legume ainda mais saboroso. A abóbora é fatiada e levada para assar com azeite, pimenta-do-reino, sal e a erva. Uma dica é acompanhar com carnes.

6. Abóbora assada com tomilho e alho: nessa receita, utiliza-se tomilho fresco, mas também é possível acrescentar outras ervas. O alho é triturado antes de usar e o prato fica com uma textura macia e um sabor caramelizado inconfundível.

7. Abóbora assada com alecrim e tomilho: o diferencial dessa versão do prato fica por conta da combinação do alecrim com o tomilho. A abóbora escolhida é a cabotiá, que deve ser cortada com casca e tudo. Os dentes de alho são assados inteiros e ficam bem molinhos por causa do azeite.

8. Abóbora assada com sálvia, alecrim e orégano: aqui, o prato conta com um mix de três ervas aromáticas secas: a sálvia, o alecrim e o orégano. Para o preparo, você pode usar tanto azeite como óleo. O alho picadinho ajuda a deixar a abóbora com aquele gostinho de quero mais.

9. Abóbora assada com vinagre balsâmico: o vinagre balsâmico é usado para deixar a abóbora caramelizada nessa receita. Para o preparo do alho, é preciso deixar o dente inteiro pra poder amassar depois. Uma dica é usar a abóbora mais verde, para ficar mais consistente.

10. Abóbora assada com pimenta dedo-de-moça: essa receita traz a abóbora paulista em uma versão mais apimentada. A pimenta dedo-de-moça pode ser utilizada no tempero inteira ou cortada ao meio. O preparo também leva azeite, sal e alho.

Receitas especiais de abóbora assada

11. Abóbora assada com manjericão, gengibre e páprica: o mix de ervas dessa receita é composto por salsinha, manjericão e alecrim. Para deixar o prato bem aromático, você vai utilizar também a páprica doce e a picante. O gengibre fatiado finaliza a receita com chave de ouro.

12. Abóbora assada com coco: aqui, a abóbora moranga é pré-cozida para adiantar o preparo. O óleo de coco e a canela são adicionados antes de assar e deixam tudo bem saboroso. A finalização do prato é feita com mel e coco ralado.

13. Abóbora assada com coentro e caldo de legumes: nessa versão, a abóbora cabotiá é incrementada com pimenta sriracha e sementes de coentro. Para a textura ficar bem macia, é preciso acrescentar o caldo de legumes ao cozimento. É uma opção para lá de gostosa!

14. Abóbora assada com ervas frescas e flor de sal: nessa receita, você vai temperar a abóbora com ervas, pimenta-calabresa e flor de sal. O caldinho é feito com vinagre balsâmico e azeite. Depois de assar com papel alumínio, você vai retirá-lo para o caldo reduzir e caramelizar.

15. Abóbora assada com mascavo e vinho branco: o preparo dessa receita é feito com a abóbora de leite. O caldo que tempera o prato é feito com vinho branco seco, alecrim, açúcar mascavo, azeite, sal e pimenta-do-reino. A sugestão é servir com carne assada.

16. Abóbora assada com castanha-do-Pará: essa receita tem como diferencial o tempero árabe Sumac. Ao assar, a abóbora deve ser combinada com sal, azeite, pimenta-do-reino e páprica. As castanhas, a hortelã e a salsa são adicionadas depois.

17. Abóbora assada com queijo gorgonzola: para agilizar o cozimento dessa abóbora cabotiá, é preciso levá-la ao micro-ondas por mais ou menos 4 minutos. Depois, você vai assá-la com o queijo gorgonzola e os temperos. É preciso deixar tostar para ficar bem gratinado.

18. Abóbora assada com molho de iogurte e tahine: o tempero dessa receita é feito com cardamomo, sal e azeite. O molho especial utilizado para servir com a abóbora é composto por tahine, suco de limão e iogurte. A finalização fica por conta do coentro fresco.

19. Abóbora assada recheada com ricota e parmesão: essa é uma receita que vai deixar a família toda com água na boca. O preparo recheia a abóbora japonesa com ricota e queijo parmesão. As raspas de tangerina são o diferencial aromático do tempero.

20. Abóbora assada recheada com cream cheese e tomate seco: nesse preparo, a abóbora paulista é temperada e pré-assada. Então, você vai acrescentar o cream cheese e o tomate seco como recheio e voltar para o forno. Para finalizar, deve-se usar flor de sal e manjericão.

A abóbora assada é uma boa pedida de acompanhamento para o dia a dia. O prato pode ser usado para compor refeições bem completas e gostosas. Aproveite e veja também caldo de abóbora e receitas de abóbora refogada!

PARA VOCÊ