28 receitas de abobrinha no forno muito fáceis de fazer

Abobrinha é gostosa, nutritiva, barata, fácil de encontrar e muito versátil! Por ter sabor suave, aceita muitas companhias. E ainda tem muitas formas de preparo! A mais prática, simples e com resultados mais bonitos talvez seja a abobrinha no forno.

Publicidade

Para mostrar todo o potencial desse preparo, listamos opções práticas e rápidas de fazer e deliciosas de comer. É só ler as receitas e escolher o que vai ser: um antepasto para fazer uma entrada simples, uma abobrinha gratinada para ser acompanhamento ou, quem sabe, ela recheada para ser o prato principal. Em todos os casos, a abobrinha vai brilhar na sua mesa.

Aperitivos e acompanhamentos de abobrinha no forno

1. Abobrinha marguerita: rodelas de abobrinha cobertas com molho de tomate, queijo, tomatinho e manjericão. Tão simples quanto gostoso e bonito!

2. Sticks de abobrinha empanada no forno: é lei: crocância acrescenta muitos pontos de gostosura às comidas. E a abobrinha não foge à regra. Temperada, coberta por uma camada de farinha de rosca com queijo e flocos de alho e assada, ela atinge nota máxima e fica insuperável!

3. Chips de abobrinha ao forno: petiscos de abobrinha assados são uma opção saudável, prática e gostosa. Rodelas fininhas, assadas com temperos e óleo vegetal. Em poucos minutos ficam prontas, crocantes e deliciosas.

Publicidade

4. Chips de abobrinha com parmesão: rodelas douradas e crocantes de abobrinha com queijo. E ficam prontas sem bagunça nem cheiro de fritura, porque são assadas. Fáceis de fazer, difíceis de resistir!

5. Antepasto de abobrinha: um aperitivo simples de abobrinha, alho, temperos e azeite. Servido com torradas, abre o apetite; como recheio de pão, forma um sanduíche de dar água na boca. E, se sobrar, pode ser guardado na geladeira sem perder seu sabor.

6. Antepasto de abobrinha com azeitonas: rodelas bem fininhas, mas ainda ao dente, de abobrinha com azeitonas, alho, cebolas e temperos. Ótimo para fazer na véspera de um almoço ou jantar especial, para que fique com sabor bem apurado.

Publicidade

7. Antepasto de abobrinha com maçã: maçã, uva passas e gengibre completam e ressaltam os sabores da abobrinha, alho, azeitona e pimenta. Depois de 30 minutos no forno, os sabores ficam marcantes, mas equilibrados. Se você gosta de um toque adocicado em receitas salgadas, essa receita é para você!

8. Abobrinha assada com cebola e tomate cereja: muito simples de fazer, fica pronta rapidinho, e o aroma que sai forno abraça a gente e anuncia que essa é daquelas comidas que dão conforto. Comida com cara e gosto de casa.

9. Abobrinha assada com tomate e alho: três ingredientes, um preparo, mas muitas opções de prato: pode ser acompanhamento, recheio de sanduíche, cobertura para pizza… seja qual for sua fome, essa receita vai te deixar feliz!

10. Palitos de abobrinha: um acompanhamento (ou, quem sabe, prato principal com salada) leve e cheio de sabor. Palitos de abobrinha assados com óleo de gergelim, ou azeite, e queijo ralado.

Receitas de abobrinha ao forno gratinada

11. Abobrinha gratinada com bacon e alho-poró: quase todo mundo concorda que bacon melhora qualquer receita, né? Juntando molho bechamel, alho-poró e queijo fica impossível dar errado!

12. Abobrinha gratinada com tomate: a combinação de abobrinha, tomate e queijo é infalível! Uma viagem à Itália com ingredientes simples, poucos minutos de preparo e sem sair da sua cozinha.

13. Abobrinha gratinada com cebola roxa: com poucos ingredientes e muito fácil e rápida de fazer, essa receita é perfeita para noites de pouco tempo, pouca inspiração ou poucos ingredientes em casa. Mas é perfeita também para qualquer dia, porque a combinação de abobrinha, cebola roxa e queijo vai bem em qualquer ocasião!

14. Abobrinha gratinada com pão francês amanhecido: pão francês, abobrinha, tomate, alho, orégano, manjericão, azeite, parmesão, sal e pimenta. Poderiam ser ingredientes de um sanduíche delicioso, mas vão ao forno e saem gratinados, quentinhos, macios e deliciosos.

15. Abobrinha gratinada cremosa: nessa receita a abobrinha vai ao forno coberta por um creme feito com a mistura de ovos, creme de leite, parmesão, mussarela e temperos. Cremosidade define.

Publicidade

16. Abobrinha assada com queijo de cabra: o sabor sutil da abobrinha encontra seu par perfeito no sabor marcante do queijo de cabra. E esse encontro é muito fácil de fazer, já que exige poucos ingredientes e tem preparos simples. O resultado dessa união é um prato com um gratinado lindo, dourado, delicioso.

17. Abobrinha assada com cenoura, molho bechamel e queijo polenguinho: uma receita tão colorida quanto fácil de fazer. Fatias finas de abobrinha e cenoura intercaladas com molho bechamel e, por cima de tudo, para gratinar, pedaços de queijo polenguinho.

18. Abobrinha gratinada com cottage e parmesão: a cremosidade e suavidade do queijo cottage equilibra bem o sabor salgado mais marcante do parmesão nessa versão simples, bicolor, de abobrinha gratinada. Um exemplo de que menos é mais.

Abobrinha no forno recheada

RECEITERIA

19. Abobrinha recheada com atum: receita muito simples e prática, com recheio bem cremoso, feito com atum, maionese e batata. E fica deliciosa quente ou fria, acompanhada de arroz ou salada.

20. Abobrinha recheada com carne moída, bacon e catupiry: a mais famosa versão de abobrinha recheada, com carne moída, ganha reforço do bacon e do catupiry. E fica mais cremosa e ainda mais gostosa.

21. Abobrinha recheada com carne moída: a versão simples também tem seu valor. Muito saborosa e nutritiva, tem poucas calorias e atende bem às exigências do apetite e das escolhas alimentares.

22. Abobrinha recheada com carne, quinoa e chia: o encontro da culinária de vó com as refeições funcionais. O sabor de comida caseira da abobrinha com carne ganha o reforço nutricional da quinoa e da chia. Só tem vantangens.

23. Abobrinha recheada com linguiça e queijo: não é só a carne moída que vai bem com abobrinha. A linguiça, com seu sabor mais marcante, dá nova vida à receita, sem dar mais trabalho para ficar pronta. A mesma praticidade e rapidez, com mais sabor.

24. Abobrinha recheada com ricota: por seu formato, a abobrinha, quando cortada ao meio, parece pedir para ser recheada, né? E ricota, por sua textura, parece ter nascido para ser recheio. Então nada melhor do que juntar as duas!

Publicidade

25. Abobrinha recheada com cottage e shitake: uma opção com pouquíssimas calorias, mas sem abrir mão do sabor. E os ingredientes, além de nutritivos, dão diferentes texturas ao prato. Uma receita completa para comer sem culpa.

26. Abobrinha recheada com proteína de soja: versão vegetariana da abobrinha com carne moída, essa receita tem proteína de soja num recheio cremoso com molho de tomate. Sabor de comida de mãe, pronta em poucos minutos.

27. Abobrinha recheada com quinoa e legumes: uma opção cheia de cor e sabor, e é vegana! Muito leve, aceita facilmente companhia, seja de uma salada refrescante ou mesmo da dupla infalível arroz e feijão.

28. Abobrinha recheada com grão de bico: nessa versão vegana, a cremosidade do recheio é garantida pelo grão de bico, que também acrescenta nutrientes ao prato. Nutrientes, texturas e sabores, essa receita tem tudo!

Como é de se esperar, uma lista só não dá conta de toda a versatilidade da abobrinha. Então, se quiser se inspirar ainda mais, confira as receitas de abobrinha refogada, de macarrão de abobrinha, de pizza de abobrinha e de bolinho de abobrinha. Há opções para todas as fomes e gostos. Inspire-se e delicie-se!