10 receitas de affogato perfeitas para quem ama café e baunilha

Por                                
Em 19.06.20

O affogato é uma sobremesa tradicional da Itália. Seu preparo original consiste em combinar uma dose de espresso com sorvete de baunilha. Chocolate, bebidas alcoólicas e chantilly são ingredientes que podem deixar o doce ainda mais especial. Veja receitas:

Publicidade

1. Affogato simples

Esta receita básica traz a combinação incrível do café com chocolate e sorvete. Depois de tirar o espresso, você deve adicionar por cima o sorvete de baunilha ou creme. A finalização é feita com pedacinhos de chocolate, mas é possível acrescentar amêndoas ou pistache.

2. Affogato com avelã

As avelãs tostadas dão o toque crocante a esta versão de affogato. Para o preparo, você vai dispor o sorvete de creme em um copo, despejar o espresso quente por cima e finalizar com raspas de chocolate e avelãs. A dica é utilizar outros sabores de sorvete.

Publicidade

3. Affogato com conhaque

O conhaque é uma bebida conhecida pelo sabor e aroma bem fortes. O sorvete utilizado pode ser tanto de baunilha como de creme. As doses de espresso e de conhaque são adicionadas por cima do gelado. O resultado é uma sobremesa com temperaturas variadas.

4. Affogato com chantilly

Publicidade

Aqui, a dose de café não precisa ser de espresso. O bom e velho café coado é disposto ainda quente por cima do sorvete de baunilha. Então, é hora de acrescentar o chantilly e finalizar com raspas chocolate feitas em um ralador ou com uma faca.

5. Affogato com ganache

A ganache é um creme muito utilizado em bolos que tem uma textura cremosa e espessa. Nesta receita, ele é feito com chocolate derretido e creme de leite. A mistura é colocada por baixo do sorvete e outro diferencial é a finalização com canudinhos.

6. Affogato com whisky e suspiro

Nesta receita, o café espresso é combinado com whisky para compor a dose da sobremesa. A bebida acrescenta um gostinho amadeirado ao doce e o toque crocante fica por conta do suspiro. Uma sugestão para inovar é utilizar sorvete de flocos no preparo.

7. Affogato com bolacha e cereja

Esta é uma versão bem incrementada da sobremesa. A bolacha utilizada no preparo é a amanteigada. Outro destaque é a cereja em calda que dá um sabor frutado ao affogato. O café usado é o solúvel e a finalização é feita com raspas de chocolate meio amargo.

8. Affogato de Oreo

A bolacha Oreo é a queridinha dos que gostam de doce e pode ser usada para complementar esta sobremesa. Uma camada com o biscoito é colocada no fundo do copo e ele também é usado na decoração. O café espresso deve ser disposto por cima do sorvete escolhido.

Publicidade

9. Affogato fit e vegano

O doce também pode ser feito sem ingredientes de origem animal. O sorvete caseiro é feito no processador com bananas congeladas e extrato de baunilha. O gelado é combinado com café espresso e a finalização fica por conta das lascas de amêndoa e dos nibs de cacau.

10. Affogato de chocolate quente

Esta é uma opção de affogato interessante para quem não consome café. O preparo combina chocolate quente artesanal com sorvete de creme. Um destaque é o uso do chocolate meio amargo que dá mais consistência à bebida. As raspas de chocolate são usadas para finalizar.

O affogato é um doce clássico que apresenta uma combinação de texturas muito apreciada. Além disso, os sabores característicos da baunilha, do café e do chocolate são sucessos na certa. É uma sobremesa fácil de fazer que vai te impressionar! Confira também receitas de tortinha de chocolate e com amaretto!