11 receitas de aioli para complementar suas receitas com muito sabor

Escrito por                          

Parente da maionese, o aioli é um molho que se popularizou na França, mas que faz sucesso ao redor do mundo todo. Isso porque seu sabor é intenso, mas seu modo de preparo é simples e não requer muitos ingredientes.

A versão clássica, feita da combinação de gemas, azeite e alho, é uma emulsão que deve ser servida fria, ideal para acompanhar frutos do mar, peixes e vegetais, mas também pode cair muito bem com outras carnes, saladas e aperitivos.

Aprenda maneiras diferentes de preparar esse delicioso acompanhamento e alguns pratos que combinam perfeitamente com o aioli:

1. Aioli simples

Foto: Reprodução / sem medida

Essa é uma versão simplificada do aioli, por isso, aqui só é preciso misturar maionese com alho amassado. Para quem tem pouco tempo na cozinha, mas quer sentir o sabor marcante do alho, essa receita pode ser uma ótima escolha.

2. Aioli com mostarda

Foto: Reprodução / plat du jour

Para testar essa receita em casa, primeiro é preciso esmagar um alho com um pouco de sal grosso até que vire um purê. Depois disso, esmague uma batata cozida ainda morna e misture com a pasta de alho. Para finalizar, adicione uma gema e mostarda dijon.

3. Aioli de beterraba

Foto: iStock

Para essa opção com beterraba, é preciso deixar o açúcar em uma frigideira até que ele fique com a cor caramelo. Depois disso, acrescente alho e água e cozinhe essa combinação por 30 minutos. O próximo passo consiste em colocar a mistura em um mixer com beterraba grelhada, roti, beterraba em pó, gema de ovo, suco de beterraba, óleo, açúcar e sal.

4. Lula aioli

Foto: Reprodução / gastrolândia

Essa é uma receita simples e com a cara do verão, já que é uma opção bem leve. Aqui, você aprende a preparar lulas em miniatura e ainda como fazer um aioli com limão rosa, que é usado para servir como acompanhamento para o fruto do mar.

5. Camarão crocante aioli

Foto: Reprodução / vamos receber

Que tal conferir uma receita de um petisco muito gostoso? Aqui, você aprende a fazer um camarão crocante e o aioli com alho, creme de leite fresco e maionese pronta. Essa é uma combinação deliciosa e que, por isso, promete deixar qualquer um com água na boca.

6. Chips de batata doce com aioli

Foto: Reprodução / cozinha dal bó

Nessa receita, você aprende a preparar um chips de batata doce assado, que fica com uma textura bem crocante. Além disso, também é possível conferir como fazer o aioli, que leva ovo, azeite, alho e sal. Essa é uma opção de petisco simples, mas irresistível.

7. Camarão com cuscuz e aioli

Foto: Reprodução / sem medida

Essa é uma receita de um prato delicioso: o cuscuz marroquino é incrementado com camarão aioli, castanha-do-Pará, coco e tomate-cereja. Não é um prato extremamente simples de ser feito, mas pode ser reproduzido até mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha, pois o passo a passo é bem explicadinho.

8. Munjuba aioli

Foto: Reprodução / sem medida

A manjubinha é um peixe da família da anchova e é ideal para ser servida como petisco, já que você pode comer o peixe inteiro. Aqui, ela é servida empanada e frita e com um molho aioli como acompanhamento.

9. Polenta de azeitonas com aioli

Foto: Reprodução / simplesmente delícia

Que tal preparar uma deliciosa polenta de azeitonas assada, mas que fica com uma casquinha crocante e um recheio cremoso? Além disso, você também pode conferir o passo a passo do aioli, que é feito com maionese, gema de ovo, alho, limão e sal.

10. Salada de alface com aioli

Foto: Reprodução / gourmandise

Uma salada de alface não precisa ser necessariamente sem graça. Aqui, a folha é incrementada com queijo casin e o molho aioli. Isso é para que sua refeição fique muito mais gostosa, mas sem ter muito trabalho na cozinha.

11. Hambúrguer como aioli

Foto: Reprodução / moldando afeto

Nessa receita, o aioli é feito com azeite, alho, sal, pimenta-do-reino, gemas e suco de limão. A emulsão é usada para incrementar o sabor de um sanduíche, que é recheado com um hambúrguer de camarão. Para quem quer inovar na cozinha, essa pode ser uma excelente escolha.

O aioli pode ser o que faltava para deixar seus pratos mais saborosos e com um toque cremoso! Como você pode ver na lista acima, ele é bem versátil! Se você adora esse tipo de preparo, ainda pode conferir receitas de maionese caseira e pasta de alho.

PARA VOCÊ