22 receitas de almôndegas ao molho para você saborear com quem gosta

Escrito por                          

As almôndegas são tradicionais bolinhas de carne (tanto vermelhas, como brancas) ou legumes, misturadas com temperos e originadas da Itália. Separamos 22 receitas de almôndegas ao molho com ampla variedade de ingredientes para você inovar na cozinha e surpreender a pessoa que for saborear esse prato com você. Confira!

Almôndegas com molhos simples

1. Almôndegas ao molho na airfryer: essa receita é de almôndega tradicional com molho vermelho, mas o diferencial está em fritá-las na airfryer. Menos sujeira na cozinha e muito mais saúde na alimentação.

2. Almôndegas ao molho funghi: para inovar no preparo das almôndegas, uma sugestão é fazer massas para acompanhar, como nessa receita. O molho funghi é conhecido por ter um sabor mais forte e peculiar e por combinar perfeitamente com carnes. O resultado é um prato perfeito!

3. Almôndegas picantes ao molho de mostarda escura: rápidas de fazer e ótima opção de petisco, essas almôndegas levam especiarias e uma boa dose de pimenta calabresa. O preparo é simples: basta misturar os ingredientes, fritar as bolinhas de carne e servir com a mostarda escura, que vem para trazer um diferencial ao prato.

4. Almôndegas ao molho teriyaki: o teriyaky é um molho parecido com um caramelo agridoce, que é tradicional nos pratos de culinária oriental. Mas ele também combina perfeitamente com carnes vermelhas, como mostra essa receita. O legal é que a consistência dessas almôndegas serve tanto para fritar, como para assar.

5. Almôndegas ao molho barbecue: o molho barbecue é aquele de textura encorpada e cor escura, feito de uma variedade de ingredientes e toques diferentes, de acordo com cada região. Seu sabor agridoce e amadeirado se incorpora perfeitamente às carnes vermelhas e, nessa receita específica, trouxe um diferencial para as almôndegas.

6. Almôndegas com molho de tomatinho: essa receita feita com tomatinho, flocos de aveia e azeitonas verde é incrível. Por ser cozida no próprio molho de tomate, fica suculenta, super saborosa e muito mais saudável, já que não precisa de molhos artificiais.

7. Almôndegas ao molho de tomate pelado: às vezes, o tradicional é tudo o que tem de mais extraordinário, né? O legal dessa receita é que o molho de tomate pelado, além de superprático por já vir pronto em latinhas, traz um toque mais forte para o prato e muito mais saboroso. Vale a pena aprender!

8. Almôndegas com apenas 2 ingredientes: nos dias corridos, ter praticidade é tudo, e por isso essa receita é incrível. É só misturar a carne ao creme de cebola, dar formato de bolinhas e assá-las. Depois, basta juntar com o molho sugo para trazer um toque suculento ao prato.

9. Almôndegas suecas: essa receita possui uma infinidade de variações, já que cada pessoa traz o seu toque especial a elas. Tradicionalmente elas são temperadas com cardamomo e noz-moscada e servidas com um molho velouté de carne, purê de batatas, picles e geleia de lingonberry (uma fruta encontrada naquela região). Um prato diferente e com um gosto peculiar.

Almôndegas recheadas

10. Almôndegas recheadas com queijo e orégano: o orégano é uma erva muito utilizada como tempero, pelo sabor e aroma diferenciados que dá aos pratos. Basta misturar todos os ingredientes, colocar o queijo no meio, fritar as bolinhas e despejar o molho de preferência. Neste caso, o utilizado foi o molho vermelho tradicional.

11. Almôndegas recheadas com queijo: suculentas por dentro e crocantes por fora. Essa é a melhor definição para as almôndegas. O preparo é simples: basta colocar pedacinhos de queijo no meio das bolinhas antes de enrolá-las. Como resultado, temos um prato espetacular.

12. Almôndegas recheadas com mussarela: essa receita é demais, e o diferencial dela está exatamente no recheio. O queijo traz uma suculência para as almôndegas e o sabor se acentua. Você pode brincar com a escolha dos ingredientes e usar aqueles que mais te agradam.

13. Almôndegas recheadas com bacon: o bacon é muito utilizado para trazer um sabor a mais nas receitas, como nesse caso. Por ter uma gordura natural, transforma as almôndegas em bolinhas de carne muito suculentas. O complemento de queijo e molho barbecue conferem a esse prato uma produção saborosa e com um toque especial

14. Almôndegas recheadas com ricota e cream cheese: a ricota é tradicionalmente conhecida para um cardápio mais fitness, mas também é um ingrediente super versátil que pode dar um sabor a mais na receita. Nessa aqui, em específico, a mistura de ricota com cream cheese transformou as almôndegas simples em um prato diferente e saboroso. Vale a pena experimentar!

Almôndegas de outros ingredientes

15. Almôndegas de frango: engana-se quem pensa que as almôndegas são feitas apenas com carne vermelha. Essa receita, produzida com frango, é leve e deliciosa. Basta moer o frango no liquidificador e temperar como nos outros casos e depois fervê-las. O legal é que, por serem cozidas, são bem menos calóricas e ideal para quem está com uma dieta mais equilibrada.

16. Almôndegas de carne suína: quase todas as receitas de almôndegas levam ovos, pão ou farinha de trigo. O diferencial desta aqui está no uso apenas de carne e tempero, o que torna o prato extremamente saboroso. Se forem feitas com carne suína, como essa aqui, o molho perfeito é o agridoce. Incrível!

17. Almôndegas sem glúten: para quem tem uma dieta de restrição ao glúten, não precisa se desesperar. Essa receita é tão saborosa quanto as outras e usa aveia para dar liga às bolinhas. Na massa, também utiliza-se creme de leite para garantir a suculência antes de assá-las. Depois, é só servir com molho de tomate e degustar esse prato delicioso e saudável.

18. Almôndegas de grão-de-bico: essas almôndegas são deliciosas e indicadas para quem não consome carne. É super fácil de fazer, rende bastante e comporta uma variedade de molhos e tempero ao seu gosto. O legal é que você pode fazer a mesma receita na versão sem glúten, utilizando farinha sem glúten. O grão-de-bico precisa estar previamente cozido e frio, para obter um resultado melhor na consistência.

Almôndegas com receitas ousadas

iStock

19. Almôndegas de feijão preto e quinoa: na mesma linha da receita anterior, essa aqui usa na base apenas quinoa e feijão preto. O preparo é um pouquinho mais trabalhoso do que as tradicionais, mas nem por isso se torna algo complexo. Basta bater o feijão no processador, temperá-lo com ingredientes a sua escolha, misturar quinoa e farinha de pão amanhecido e cozinhá-las diretamente no molho tomate. É um sabor super diferente e delicioso.

20. Almôndegas de carne moída e berinjela: essa almôndega leva o nome de Alla Norma por ser um prato de cozinha siciliana criada na Catania, feita com tomate, berinjelas fritas e tradicionalmente guarnecido com salada de requeijão. Nessa receita, a produção é um pouquinho diferente e, assim mesmo, deliciosa. Aprenda a fazer esse prato e fuja do comum!

21. Almôndegas de pecorino com molho marinara: essa produção é diferente, bem mais elaborada e saborosíssima. As almôndegas feitas com carne e queijo pecorino possuem singularidade por si só. Como complemento, é só jogar um molho pecorino em cima das almôndegas, feito com tomate pelado, pasta de tomate, vinho tinto e sal a gosto. O resultado é uma exuberância de sabores e uma receita totalmente diferente do que entendemos por almôndegas.

22. Almôndegas de feijão preto com molho de beterraba e cenoura: essa receita é totalmente vegana e muito saborosa. Os ingredientes base são feijão preto, linhaça e farinha de aveia, além dos temperos que servem para trazer complemento ao nosso paladar. Para dar um toque a mais, o molho feito é de beterrabas cozidas. Aprenda essa receita incrível agora mesmo!

Esses pratos são surpreendentes, né? Poucas pessoas imaginavam que é possível criar a base das almôndegas com outros ingredientes que não sejam a carne moída. Se você quiser mais ideias, veja essas receitas de almôndegas assadas que são impossíveis de recusar.

PARA VOCÊ