14 receitas de antepasto de berinjela que vão trazer a Itália para a sua cozinha

Escrito por                          

A berinjela é um vegetal que conta com um sabor suave e autêntico, além de ser um alimento nutritivo e que traz inúmeros benefícios para a saúde, ajudando por exemplo a reduzir o nível de colesterol ruim. Os pratos que tem a berinjela como ingrediente principal são inúmeros e um deles é o antepasto.

O antepasto é um prato de origem italiana que é delicioso e ótimo para ser servido acompanhado de pães e torradas, funcionando como uma boa opção de entrada para jantares e reuniões de amigos. O preparo é simples, prático e conta com variações saborosas.

Confira uma seleção de receitas de antepasto de berinjela que vão te deixar com água na boca:

Receita de antepasto de berinjela tradicionais

Foto: Reprodução / GORDELÍCIAS

1. Antepasto de berinjela: essa é uma versão tradicional de antepasto de berinjela. Além do fruto, ingrediente base, a receita leva também cebola, azeite e alho, que deixam o prato com o sabor característico. O tempero fica por conta do sal e das pimentas calabresa e do reino, resultando em um antepasto bem equilibrado e delicioso.

2. Antepasto de berinjela com pimentão: aqui, a berinjela é acompanhada também pelo pimentão e essa é uma combinação que funciona bem, além de ser irresistível. O óleo vegetal e o azeite dão um toque marcante ao preparo, que é uma opção ótima para ser servida como entrada em reuniões de família.

3. Antepasto de berinjela com uva passa e azeitona verde: a uva passa e a azeitona entram nessa receita para acrescentar ainda mais sabor ao antepasto de berinjela. O preparo é simples e consiste em assar a berinjela, adicionando depois os demais ingredientes. A dica é servir o prato gelado e acompanhado por um bom vinho.

4. Antepasto de berinjela com salsão: o tempero desta receita fica por conta do salsão e do tomilho, que dão um toque especial ao prato que é finalizado com aceto balsâmico. A berinjela deste preparo de antepasto é combinada com alcaparras, abobrinha e azeitonas pretas e o resultado é surpreendente. É uma boa opção para ser servida no final de semana em casa!

5. Antepasto de berinjela de panela: o preparo dessa receita é simples, pois o antepasto é feito apenas em uma panela comum. Os ingredientes utilizados, além da berinjela, são pimentões e azeitonas picadas, que deixam o prato equilibrado e gostoso. O vinagre branco, o orégano e o azeite são usados para finalizar essa versão de antepasto.

6. Antepasto de berinjela com azeitonas: essa versão de antepasto de berinjela conta com azeitonas verdes e pretas, além de nozes e pimentões. É uma boa opção pois seu preparo é rápido e não dá muito trabalho. O sumo de limão e o chá de páprica utilizados no tempero deixam o prato com um sabor inconfundível, que com certeza vai fazer sucesso na sua cozinha!

7. Antepasto de berinjela de microondas: essa receita de antepasto de berinjela é uma opção simples e prática, já que o preparo é feito no microondas. Os ingredientes usados são berinjela, pimentões, cebola e azeitonas pretas, que são misturados e regados com uma combinação de vinagre branco, balsâmico e azeite. O resultado é um prato de sabor inconfundível e que pode ser preparado rapidamente para um almoço do dia a dia.

Receitas especiais de antepasto de berinjela

Foto: Reprodução / NA MINHA PANELA

8. Antepasto de berinjela com abobrinha e aipo: aqui, o antepasto é preparado com berinjela, abobrinha, aipo e pimentão vermelho. O tempero é feito com azeite, alho, sal e pimenta do reino e a combinação desses ingredientes resulta em um prato gostoso e que não demanda muito trabalho. O preparo pode ser servido como aperitivo em temperatura ambiente, acompanhado por pães e torradas.

9. Antepasto grelhado de berinjela com abobrinha e pecã: aqui, o antepasto tem como ingredientes principais berinjela, abobrinha, noz pecã e tomates pelados. O tempero é feito com molho shoyu, azeite aromático e pimenta chilli e o resultado é um prato que conta com uma explosão de sabores. A dica é salpicar lascas de parmesão sobre o antepasto, que fica com um charme especial, e servi-lo acompanhado de um espumante brut.

10. Antepasto de berinjela com uvas e cebola roxa: o diferencial desse prato fica por conta das uvas verdes, garantindo um sabor inconfundível. O preparo é rápido e consiste em refogar a berinjela com a cebola roxa e as uvas, acrescentando o azeite, o sal e a pimenta, responsáveis pelo tempero. É uma opção que funciona bem para um jantar especial a dois, pois é deliciosa e prática!

11. Antepasto de berinjela com aguardente: a aguardente é utilizada nesse preparo de antepasto de berinjela para dar um toque difente e saboroso ao prato. Aqui, a berinjela é acompanhada por pimentão, cebolas e azeitonas e o tempero é feito com louro, pimenta calabresa e azeite. O resultado é um antepasto gostoso e que vai te surpreender pelo sabor marcante.

12. Antepasto de berinjela vegano: essa receita conta com ingredientes como castanha de caju, alcaparras e uva passa branca para acompanhar a berinjela. O vinho branco e o coentro utilizados no preparo deixam o prato com um sabor inconfundível e que agrada o paladar de todos. Esse antepasto é uma opção ótima para surpreender seus convidados pois alia perfeitamente sabor e textura deliciosos!

13. Antepasto de berinjela na panela de pressão: essa versão do prato italiano é feita rapidamente na panela de pressão e conta com sabor equilibrado e agradável. Os ingredientes que acompanham a berinjela e dão o diferencial à receita são o tomate cereja e o pimentão, uma combinação certeira. O azeite e o vinagre finalizam o preparo deixando esse antepasto com um gostinho bem característico.

14. Antepasto de berinjela de frigideira: o tomate, as azeitonas e o mix de pimentões são utilizados nessa receita para deixar o antepasto de berinjela gostoso e singular. Aqui, os ingredientes são reunidos em uma frigideira e regados com azeite e vinagre balsâmico. A salsinha e a cebolinha entram para dar um toque de frescor ao prato, que pode ser servido com pão sírio ou torradas.

Essa seleção de receitas deve estar te fazendo salivar e se sentir em terras italianas. O antepasto de berinjela é um prato que tem que entrar para o seu cardápio culinário pois vai fazer sucesso na sua mesa, experimente!

PARA VOCÊ