8 receitas de arroz biro biro para marcar um golaço na cozinha

Escrito por Giovanna Pedrosa

Essa receita especial de arroz foi criada para homenagear o ex-jogador de futebol Antônio José da Silva, popularmente conhecido como biro biro. Ela é muito famosa em restaurantes e churrascarias do nosso país e é uma ótima opção para acompanhar uma boa carne.

Sua receita original leva arroz, ovo, bacon, salsinha e muita batata palha. Como o arroz tem um sabor mais neutro, você pode aproveitar os ingredientes que estão dando mole na sua geladeira e preparar sua própria versão desse prato incrível – deixando tudo ainda melhor!

Confira 8 receitas de arroz biro biro que vão conquistar os corações de todas as camisas.

1. Arroz biro biro tradicional

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Como o próprio nome já diz, essa receita segue o passo a passo tradicional e utiliza todos os ingredientes-chave. Para preparar, comece refogando o bacon e acrescente o ovo e o arroz (que já deve estar cozido). Mexa bem, tempere com a salsinha e finalize com a batata palha.

2. Arroz biro biro com manteiga

Foto: Reprodução / Aqui na cozinha

A manteiga, aqui, tem o papel de deixar o arroz mais cremoso e consistente. Você também pode utilizá-la para fritar o bacon e o ovo, o que, além de deixar tudo mais saboroso, ajuda o arroz a não grudar na panela. A batata deve ser colocada por último, para que não murche.

3. Arroz biro biro com cebola

Foto: Reprodução / Eu como sim

Acrescentar ingredientes marcantes, como a cebola, é uma excelente maneira de incrementar um prato sem fazer grandes mudanças. Esse passo a passo te ensina a preparar uma versão incrível de arroz biro biro, que harmoniza muito bem com uma carne ou frango grelhado.

4. Arroz biro biro com linguiça

A linguiça, nessa receita, entra no lugar do bacon, mas você pode optar por manter os dois ingredientes e combinar os sabores. Outra substituição interessante é trocar o arroz branco pelo arroz integral, o que pode deixar o prato bem mais saudável e nutritivo.

5. Arroz biro biro colorido

Foto: Reprodução / Jantinha de hoje

O diferencial dessa versão de arroz biro biro fica por conta da escolha dos ingredientes. Alguns temperos diferentes são acrescentados, como a pimenta, a salsa e o orégano, o que entrega um resultado final mais saboroso e charmoso. Não deixe de experimentar na sua casa!

6. Arroz biro biro crocante

Esse passo a passo te ensina a preparar uma cebola em crisps que complementa o arroz em grande estilo. Para isso, você vai precisar de trigo, pimenta-do-reino, sal e cebola. O prato é temperado com cheiro-verde e cebolinha, mas você pode escolher os seus condimentos.

7. Arroz biro biro apimentado

Foto: Reprodução / Aromas e sabores

Se você gosta de receitas mais fortes e com um sabor mais marcante, precisa dar um espacinho no seu menu para essa versão de arroz biro biro. Ela leva bacon, cebola, óleo, ovo, sal, pimenta biquinho, pimento-do-reino, cebolinha e batata palha. Você vai querer pedir bis!

8. Arroz biro biro caipira

Foto: Reprodução / Sem medida

O principal destaque dessa versão é o ovo caipira, que substitui o ovo comum no preparo do arroz biro biro. Por conta do sabor único desse ingrediente, o resultado final fica bem mais interessante e especial. Reúna os amigos e saboreie assistindo uma partida de futebol.

Se você gosta de estar sempre inovando na cozinha e preparando coisas diferentes, não pode deixar de conferir essas receitas de ovos benedict e de molho alfredo. Assim como o arroz biro biro, essas também são opções incríveis de receitas que foram pensadas para homenagear grandes nomes. Fique por dentro e continue arrasando na culinária!

PARA VOCÊ