9 receitas de arroz carreteiro para se sentir no Rio Grande do Sul

Escrito por Lorena Costa

O arroz carreteiro é um prato que mostra o poder do brasileiro de improvisar. Criado no Rio Grande do Sul, ele era muito utilizado após um belo churrasco. Juntava-se as carnes que sobravam, misturava no arroz e pronto.

Com o passar do tempo, as receitas foram ganhando mais ingredientes e tomando uma forma diferente, gostosa e com aspectos bem regionais. Alguns utilizam bacon, outros fazem com bastante legumes. Tem até arroz carreteiro de pressão.

Os principais pontos do arroz são as carnes, que tradicionalmente é a charque ou carne de sol; além do arroz, obviamente. Mas nas receitas atuais é possível encontrar muito mais coisa gostosa e que combina perfeitamente com o prato.

Veja abaixo todas as opções de receitas feitas com arroz carreteiro por esse Brasil lindo e multicultural.

Arroz carreteiro tradicional

Figos e Funghis

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

1. Arroz carreteiro com chã de dentro: uma forma bem gostosa de fazer o seu arroz carreteiro é com coxão mole, conhecido também como chã de dentro. Uma carne muito utilizada em bifes e às vezes em churrascos e dá um gosto especial ao prato, combinando muito bem com os temperos.

2. Arroz carreteiro com sobras de churrasco: esse é o clássico dos clássicos. Pega o arroz, tempera direitinho, coloca as sobras do churrasco, esquenta e depois é só botar para dentro. Uma receita simples, fácil de fazer, rápida e ecologicamente correta.

3. Arroz carreteiro com legumes: além da carne, essa receita possui muitos legumes para dar um gosto especial ao prato, sendo um arroz carreteiro completo, com muita cor, muita variedade, muito sabor. Uma delícia de primeira qualidade.

4. Arroz carreteiro à moda: essa receita investe muito nos temperos. O curry, em especial, combina perfeitamente com a carne de boi. Os outros também realçam o gosto do prato e deixa tudo muito gostoso. Mais complicado de fazer, com vários ingredientes, mas que fica completamente delicioso.

5. Arroz carreteiro com carne seca: outra forma bem tradicional de fazer o arroz carreteiro é com a carne seca, carne de sol ou charque. Essa receita em especial fica muito gostosa. O sabor da carne seca combina perfeitamente ao ser misturada com o arroz.

6. Arroz carreteiro na pressão: você também pode preparar o seu arroz carreteiro na pressão. Os ingredientes são praticamente o mesmo, só muda mesmo o modo de preparo do prato. É uma forma diferente de provar essa deliciosa tradição gaúcha.

Arroz carreteiro com linguiça e/ou bacon

7. Arroz carreteiro completo: esse é um digno arroz carreteiro completo. Tem tudo nele: carne, linguiça, bacon, temperos. O que não falta é vontade de comer até não aguentar mais e depois tirar aquela merecida sesta de domingo. Que tal, hein?!

8. Arroz carreteiro com calabresa e bacon: uma receita bem simples que é feita rapidamente. O mais trabalhoso é cortar os ingredientes e deixar tudo de uma forma bonita e uniforme. No mais, fica uma delícia. Afinal de contas, bacon é vida, né?!

9. Arroz carreteiro com carne e linguiça: a última variação do prato vem apenas com a carne e a linguiça. Para aqueles que não gostam de bacon, pode ser uma opção bem próxima da completa. Também fica bastante apetitoso.

O arroz carreteiro é uma forma bem prática de resolver dois problemas muito importantes para qualquer cidadão: a fome e o desperdício de alimentos. Com certeza com essas receitas você vai conseguir fazer um belo prato que vai matar o seu desejo, além de evitar jogar comida fora.

PARA VOCÊ