10 receitas de arroz com brócolis para inovar nas refeições cotidianas

Escrito por                          

O brócolis é um vegetal nutritivo e que possui propriedades benéficas para a saúde, como vitaminas e fibras. Além disso, ele possui sabor e textura inconfundíveis, que fazem com que o ingrediente seja utilizado de diversas formas na culinária.

Um dos preparos em que o vegetal pode ser utilizado é combinado com arroz, uma opção gostosa e que faz sucesso pela praticidade. A junção do brócolis com os grãos funciona bem pois ajuda a inovar nas refeições cotidianas!

Confira uma seleção de receitas de arroz com brócolis que deixarão você salivando:

1. Arroz com brócolis simples

Foto: Reprodução / MENU CRIATIVO

Esse preparo de arroz com brócolis é rápido e gostoso. Os ingredientes necessários para fazer o prato são arroz branco, brócolis ralado e em floretes, alho e azeite. O tempero fica por conta do sal e da pimenta-do-reino. É uma opção simples e que vai fazer sucesso na sua mesa!

2. Arroz com brócolis e cenoura

Foto: Reprodução / AQUI NA COZINHA

Aqui, o arroz com brócolis conta com a cenoura como ingrediente diferencial. O preparo é feito refogando a cebola, o brócolis e a cenoura na manteiga e acrescentando, depois, o arroz. O tempero é feito apenas com sal e essa é uma versão do prato bem equilibrada, que faz sucesso pela combinação deliciosa.

3. Arroz com brócolis e calabresa

Foto: Reprodução / MENU CRIATIVO

Essa receita traz o arroz com brócolis preparado de forma rápida e gostosa. Os ingredientes utilizados são cebola picada, pimentão vermelho, azeite, calabresa, batata, brócolis do tipo ninja, arroz, sal e pimenta. Os vegetais são refogados com a calabresa e depois deve-se adicionar o arroz e a água. O resultado é um prato de textura molhadinha e que vai deixar seus convidados salivando!

4. Arroz com brócolis e alho tostado

Foto: Reprodução / AROMAS E SABORES

Aqui, o arroz com brócolis é combinado com o alho tostado, que dá um sabor marcante ao prato. O preparo é feito fritando o alho no azeite e, depois, acrescentando o brócolis e o arroz. A sugestão para servir é adicionar castanha-de-caju e alho tostados.

5. Arroz com brócolis, camarão e tomate cereja

Foto: Reprodução / SABOR SONORO

Essa versão traz os sabores do mar para o arroz com brócolis. O preparo é feito com arroz branco, camarão grande, brócolis e tomates-cereja, ingredientes que são combinados e temperados com azeite, sal e chimichurri. É uma opção que conta com uma verdadeira explosão de sabores, que vai te conquistar!

6. Bolinho de arroz de brócolis

Foto: Reprodução / JORNADA VEGANA

Essa receita traz um arroz de brócolis feito em formato de bolinho. O arroz é temperado com páprica picante, sal e, depois, deve-se adicionar farinha de mandioca. A massa formada então é enrolada e cortada em pequenos cubinhos, que depois são fritos em óleo. É uma versão diferente, mas que funciona bem como aperitivo e deixa qualquer um com água na boca!

7. Bolinhos assados de arroz com brócolis

Foto: Reprodução / FIGOS & FUNGHIS

Essa é uma versão de bolinhos de arroz com brócolis que é preparada no forno. Os ingredientes utilizados são arroz branco cozido, queijo parmesão ralado, ovos batidos, farinha de trigo, azeite, brócolis cozido e picado e queijo branco picado. O tempero é feito com salsa fresca, pimenta e sal. A dica é servir com um molho de pimenta, que combina bem com o preparo!

8. Arroz vermelho com brócolis

Foto: Reprodução / GOURMANDISE

Essa receita que traz o arroz vermelho combinado com brócolis e bacon dourado. São utilizados também ingredientes como cebola, alho, caldo de legumes, flor de sal, uva passa, azeite e ají merken, tempero de origem chilena. É uma opção que possui sabor e textura diferentes, que com certeza vão te surpreender!

9. Risoto de brócolis com parmesão

Esse risoto é preparado com arroz arbóreo, caldo de galinha, azeite, brócolis, parmesão e folhas de manjericão. O arroz é frito no azeite e, então, combinado com o brócolis. O caldo é adicionado aos poucos e quando o arroz estiver no ponto deve-se acrescentar o parmesão ralado. O manjericão é utilizado para decorar e o risoto precisa ser servido quente.

10. Risoto de brócolis e bacon

Foto: Reprodução / GASTROLÂNDIA

Essa versão de risoto de brócolis é feita com o vegetal em floretes, azeite, cebola picada, alho, arroz arbóreo, vinho branco seco, caldo de legumes, queijo parmesão ralado e bacon frito. O tempero leva orégano, manteiga e sal. É uma versão que pode ser servida em uma ocasião especial e que agrada pelo sabor delicioso!

O arroz com brócolis é um preparo fácil e que agrada pelo sabor delicioso. O sucesso ao servir esse prato é certo e a junção desses dois ingredientes vai te ajudar a ter refeições mais completas e gostosas. Experimente!

PARA VOCÊ