10 receitas de arroz com pequi que vão surpreender a galera toda

Escrito por                          

Que tal aprender a preparar diferentes receitas de arroz com pequi? O pequi é um fruto de uma árvore nativa do cerrado brasileiro e, quando combinado com os ingredientes certos, pode criar pratos deliciosos. Simples de fazer, os preparos dessa lista tem resultados deliciosos e vão conquistar um espacinho na sua mesa. Experimente!

1. Arroz com pequi simples

Para fazer uma receita simples de arroz com pequi separe cebola, alho, água, óleo vegetal e sal – além, é claro, dos dois ingredientes principais. O pequi faz parte do conjunto de alimentos que ou você ama ou você odeia, pois possui um sabor bastante presente e singular, mas é sempre válido inovar e experimentar novos sabores.

2. Arroz com pequi e cheiro-verde

O preparo dessa receita é bastante similar à anterior, entretanto, o destaque fica por conta do cheiro-verde na finalização, responsável por dar ainda mais sabor ao prato. Comece refogando o pequi no alho e na cebola por cerca de cinco minutinhos e, só então, acrescente o arroz e a água para cozinhar. Depois é só se deliciar!

3. Arroz com pequi e pimenta-de-cheiro

Se você não dispensa uma pimentinha, precisa conhecer essa opção. Depois de refogar o pequi e o arroz no alho, é hora de acrescentar as pimentas-de-cheiro e a água e deixar tudo cozinhar. Dessa forma, o preparo vai ficar com um sabor marcante e um gostinho picante!

4. Arroz com pequi e frango

Para variar o tradicional arroz com pequi, você pode incrementar o prato com o frango. É só seguir o passo a passo indicado no vídeo e se deliciar com essa incrível e saborosa receita. Uma opção perfeita para servir no almoço e deixar todo mundo de boca aberta!

5. Arroz com pequi e linguiça

Outra boa ideia para inovar e surpreender, é fazer um delicioso arroz com pequi e com linguiça. Cheio de sabor, esse preparo é feito com linguiça caseira, mas você pode comprar no mercado o tipo que preferir. Arrase na cozinha!

6. Arroz com pequi e duas linguiças

Nessa receita, você vai substituir o óleo industrializado por banha suína para um resultado de mais sabor. Além disso, dois tipos de linguiças são utilizados na receita: a apimentada e a toscana – mas você pode usar a linguiça de sua preferência também.

7. Arroz com pequi e carne seca

O primeiro passo, aqui, é refogar a carne seca – já ferventada e dessalgada – no óleo, no alho e na cebola. Então, adicione o pequi e o arroz e deixe por alguns minutinhos. É hora de acrescentar a água e acertar o sal. Finalize com pimenta e cheiro-verde para um prato cheio de sabor.

8. Risoto com pequi e frango

Que tal inovar na culinária e no preparo do tradicional arroz com pequi preparando um risoto especial com frango? Enquanto o pequi cozinha, você tempera o frango com limão, vinagre, pimenta, açafrão, colorau, alho, cebola e sal. Leve o frango para fritar e o arroz para cozinhar com milho.

9. Risoto com pequi e carne seca

Anote tudo que você vai precisar para fazer um delicioso risoto de pequi com carne seca: pequi, arroz árboreo, carne seca dessalgada, cebola, cachaça, manteiga sem sal, caldo caseiro de legumes e cheiro-verde para finalizar. O resultado é impressionante e vai deixar todo mundo com água na boca.

10. Risoto com pequi e bacalhau

Confira mais uma alternativa para inovar no arroz com o pequi. Esse risoto, traz a deliciosa combinação do pequi com o vinho branco seco e lascas de bacalhau. Para finalizar, use sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Uma deliciosa sugestão para um jantar especial.

Para você que é apaixonado por esse fruto, confira também outras receitas com pequi e amplie seus horizontes! Experimente!

PARA VOCÊ