15 receitas de arroz com suan tradicionais do Centro-Oeste

Escrito por                          

Feito com o corte da coluna vertebral do porco, o arroz com suan é um prato típico de Minas Gerais e de Goiás que vai conquistar o seu paladar. Bem temperadinho e com uma carne macia e saborosa, é possível ser preparado com apenas uma panela e resulta em um prato completo, colorido e apetitoso!

1. Arroz com suan simples

Saiba como preparar uma refeição com carne e acompanhamento utilizando apenas uma panela! Assim, seu prato vai ficar muito saboroso de forma prática e fácil. Com o gostinho que só a comida caseira pode trazer, esse prato vai te conquistar.

2. Arroz com suan na pressão

Para um preparo mais rápido – perfeito para quem tem pressa para comer – essa versão feita na panela de pressão é ideal. Tempere a carne com pimenta-do-reino, pimenta-calabresa, alho, cebola, colorau e, para ainda mais sabor, a dica é selar os pedaços com banha de de porco.

3. Arroz com suan e queijo coalho

Traga uma dose extra de cremosidade ao seu preparo adicionando queijo coalho. Além disso, o prato ainda leva gordura de porco, alho, cebola, tomate, cheiro-verde, sal, pimenta-do-reino e um pouco de açafrão, que trazem ainda mais sabor e cor!

4. Arroz com suan e pimenta-cumari

Se você gosta de um bom prato apimentado, precisa experimentar esta receita: basta refogar o suan na banha de porco com azeite e selar bem. Depois, é só temperar com alho e cebola, adicionar o arroz e cobrir com água. O sabor da carne deixa tudo superdelicioso.

5. Arroz com suan e tomate

Para um prato mais suculento e molhadinho, a dica desta receita é utilizar tomate no preparo. Além do gostinho irresistível do fruto, a textura deixa o arroz ainda mais delicioso! Além disso, é claro, a receita ainda leva temperos e especiarias que dão um toque especial.

6. Arroz com suan e tempero baiano

Traga o gostinho da Bahia para a sua casa com esta receita que te leva ao Nordeste do Brasil apenas com o sabor! Feito com coentro, orégano, pimenta caiena, cúrcuma e pimenta-do-reino, essa mistura vai deixar seu prato ainda mais irresistível.

7. Arroz com suan e espiga de milho

Para uma versão ainda mais incrementada, essa receita ensina a adicionar as espigas de milho em rodelas ao preparo, deixando tudo com um aspecto apetitoso que só um prato caseirinho proporciona!

8. Arroz com suan, milho e ervilha

Quem acredita que quanto mais colorido o prato, melhor, vai adorar esta receita: com cebola, ervilha, milho e açafrão, seu preparo vai ficar muito apetitoso e bonito! A dica é temperar o suan com limão, alho e tempero caseiro.

9. Arroz com suan caipira

Traga o gostinho da fazenda para a sua cozinha com este preparo que tem tudo para te deixar com água na boca. Feito apenas com alho, cebola, banha de porco, tempero caseiro, cheiro-verde e, claro, arroz e suan, este prato une simplicidade e sabor de um jeito irresistível.

10. Arroz com suan e repolho

Traga a leveza e o frescor do repolho para seu prato – uma simples adição pode deixá-lo muito mais delicioso! Além disso, o preparo ainda leva ervilha, alho, cúrcuma, salsinha, calabresa, tomate e bacon – assim, sua refeição vai ficar simplesmente irresistível.

11. Arroz com suan cremoso

Deixe seu preparo mais parecido com um risoto preparando tudo com bastante caldo e tempero. Assim, o prato fica supercremoso e com uma textura irresistível. Outra dica é adicionar calabresa e bacon, trazendo o sabor defumado que é impossível resistir.

12. Arroz com suan e bacon

Os amantes do gostinho defumado do bacon precisam provar essa receita! Com alho, cebola, pimentão, cheiro-verde, tomate, bacon e banha, essa versão fica deliciosa e com aquele sabor de comida caseira que aquece o coração.

13. Arroz com suan e calabresa

Saiba como unir o gostinho defumado da calabresa com a carne de porco no corte suan de uma forma deliciosa e prática de preparar! Viaje para o interior sem sair de casa apenas com o sabor deste prato, que vai deixar suas refeições ainda mais prazerosas.

14. Arroz com suan e costelinha de porco

A sugestão desta receita é perfeita para quem é apaixonado por carne de porco! Supercolorido e apetitoso, este prato leva pimentão amarelo, tomate, cheiro-verde e ainda mistura dois cortes diferentes de carne: a costelinha e, é claro, o suan.

15. Arroz com suan bovino

Quem não abre mão da carne de boi nas refeições também pode saborear essa deliciosa receita – mas, em vez do tradicional corte de porco, a peça pode ser substituída pela carne bovina. Deliciosa, esta receita é a opção perfeita para quem gosta de inovar no preparo dos pratos.

Deixe seu suan ainda mais saboroso com estas receitas de tempero para carne de porco!

PARA VOCÊ