30 receitas de arroz cremoso para variar na preparação desse acompanhamento

Uma alternativa perfeita para reaproveitar as sobras de arroz em casa é apostar em novas receitas, que apesar de simples, podem se tornar uma refeição irresistível tanto para o almoço quanto para o jantar.

O arroz cremoso é uma delas, pois você pode preparar a qualquer hora do dia e adicionar os mais variados ingredientes, tudo depende do que estiver disponível na sua geladeira. Entre os mais utilizados, estão carnes diversas, requeijão, queijos, legumes e verduras, que ajudam a deixar o prato com um toque muito mais especial.

Aprenda abaixo incríveis variações de receitas de arroz cremoso que com certeza irão agradar a todos os gostos!

Arroz cremoso tradicional

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

1. Arroz cremoso rápido: para dar uma cara nova ao arroz do dia a dia, aprenda a fazer esse arroz cremoso rápido e prático, perfeito para os dias que você está sem tempo para ficar na cozinha. Dê preferência para preparar a receita com arroz parbolizado, que costuma empapar menos e fica extremamente saboroso.

2. Arroz cremoso de micro-ondas: fácil, prático e muito rápido de preparar, esse arroz cremoso é feito no micro-ondas e pode ser uma opção perfeita de almoço para o final de semana. Ao terminar, decore o prato com folhinhas de manjericão, tomatinhos cereja e nozes, que deixam o sabor ainda melhor.

3. Arroz cremoso simples: aprenda a preparar em casa essa deliciosa e simples receita de arroz cremoso, que leva ingredientes como leite, creme de leite com soro, gemas, manteiga, cebolinha verde picada e queijo parmesão ralado. Dica: se quiser acrescentar um copo de requeijão cremoso, fica melhor ainda.

4. Arroz de forno cremoso: que tal um arroz de forno bem cremoso e simples de preparar? Basta juntar todos os ingredientes em um refratário, levar ao forno e servir. Entre eles, estão peito de peru, mussarela, cenoura, azeitona verde, cebola, alho, manteiga, azeite, caldo de galinha, creme de leite, molho de tomate, sal e cheiro verde.

5. Risoto cremoso sem lactose: se você é apaixonado por risotos mas pretende preparar uma versão mais saudável, aposte nessa receita bem cremosa e sem lactose, que leva um delicioso caldo de legumes. Além dele, tenha em mãos outros ingredientes como manteiga ghee, azeite, cebola, alho, vinho branco seco, peito de frango orgânico, brócolis e tomate.

6. Arroz negro cremoso: o arroz negro cremoso é uma receita muito prática e saudável, que conta com um sabor acastanhado e um aroma diferenciado. Preparado com azeite de oliva tradicional, ele rende para duas pessoas e é simplesmente maravilhoso. Dica: se quiser substituir o creme de ricota e incrementar o prato, aposte em camarões refogados no alho.

Arroz cremoso que você precisa experimentar

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

7. Arroz à piamontese fácil: se você é fã do arroz piamontese e adorar pedir o prato em restaurantes, não deixe de conhecer a receita para fazer em casa sempre que bater vontade! Antes de misturar os ingredientes, prepare um arroz simples refogado com cebola, alho ou somente sal, e evite que ele fique papado. Quanto mais durinho, melhor!

8. Arroz doce cremoso: esse é um arroz doce delicioso que resulta em um creminho suave e aveludado, perfeito para uma sobremesa caprichada. Depois de cozinhar o arroz com água e uma casca de limão, junte os seguintes ingredientes: leite, canela e cravos da índia. Acrescente açúcar até chegar no nível de doçura que você deseja.

9. Arroz cremoso com queijo: já pensou em preparar uma receita de arroz cremoso utilizando arroz integral (um mix de arroz vermelho, preto, moti e longo), queijo casín e nõras? Para quem não sabe, estes são um tipo especial de pimentão espanhol seco. A combinação fica irresistível e você com certeza vai se apaixonar!

10. Arroz doce cremoso com leite condensado: se você é bem formiguinha e adora receitas bem doces, não pode deixar de conferir esse arroz doce cremoso feito com leite condensado no lugar do açúcar. A receita leva a lata inteira, porém você pode colocar metade e ir acrescentando o resto aos poucos.

11. Arroz cremoso com milho e umeboshi: bem parecido com um irresistível risoto, esse arroz cremoso é uma ótima forma de improvisar no almoço do dia a dia. Além do arroz carolino, a receita conta com ingredientes como uma espiga de milho doce japonês, caldinho de legumes e um pouco de umeboshi desidratado.

12. Arroz doce cremoso com castanhas do Pará: deseja preparar uma receita de sobremesa bem saborosa e suculenta para os convidados em casa? Aposte nesse arroz cremoso incrementado com castanhas do Pará, que leva outros ingredientes básicos como leite, leite condensado, creme de leite, essência de baunilha, canela e sal.

13. Risoto cremoso com castanhas de Caju: extremamente gostoso e simples de preparar, esse risoto cremoso vai fazer sucesso na sua casa, já que leva um incrível creme de castanhas de caju que confere um toque de sabor e cremosidade muito especiais ao prato. Além disso, você pode também utilizar outras ervas frescas como manjericão, sálvia ou orégano.

Arroz cremoso com carne, frango ou peixe

Foto: Reprodução / Panelaterapia

14. Arroz cremoso com frango e champignon: apesar de não ser feita com arroz arbóreo ou carnaroli, essa receita de arroz pode ser considerada um delicioso risoto, pois fica extremamente cremosa e deliciosa. Aqui, ele é incrementado com filés de frango temperados, champignons e orégano.

15. Arroz cremoso com carne seca: que tal uma incrível combinação de arroz cremoso com carne seca? Para preparar esta delícia, tenha em mãos os seguintes ingredientes: arroz agulhinha, manteiga, queijo parmesão, azeite de oliva, agrião, salsinha, cebolinha e sal. Além disso, adicione também um poderoso caldo de legumes para a receita ficar ainda melhor.

16. Arroz de forno cremoso com atum: essa receita de arroz de forno cremoso fica muito saborosa e, se você preferir, pode ser feita com frango desfiado no lugar do atum. Você vai precisar de azeite, cebola, alho, ervilhas frescas, requeijão cremoso, cenoura, sal e queijo mussarela. Coloque o arroz em um refratário, cubra com o queijo e leve ao forno até gratinar.

17. Arroz cremoso com carne e ovos cozidos: simples de preparar e perfeito para um almoço com os amigos, esse é um arroz cremoso com carne e ovos cozidos super gostoso e também rico em proteínas. Entre os ingredientes utilizados na receita, estão cebolas, caldo de carne, molho de tomate, creme de leite e salsinha.

18. Arroz cremoso com bacalhau: esse é um arroz cremoso super saboroso e bem fácil de preparar. Basta juntar as sobras de arroz com alguns ingredientes, levar a combinação ao forno por alguns minutos e servir quentinho acompanhado de uma salada bem refrescante e nutritiva.

19. Arroz de forno com frango: bastante completa em termos nutricionais, gostosa e simples de fazer, essa receita de arroz de forno com frango pode se tornar a queridinha da sua família. Se você não é muito chegada em frango, pode substituir por tofu defumado ou ervilha, milho, cenoura, pimentão, entre outras opções igualmente deliciosas.

Arroz cremoso com legumes, verduras e frutas

Foto: Reprodução / Veganana

20. Arroz cremoso com cenoura ralada: confira o passo a passo de como fazer um delicioso arroz cremoso vegano, que resulta em um prato saboroso, saudável e perfeito para um almoço caprichado aos finais de semana. A receita rende três porções, é fácil de preparar e leva cerca de 30 minutos para ficar pronta.

21. Arroz cremoso com aspargos: precisa de um acompanhamento bem saboroso para acompanhar uma boa picanha de forno? Aposte nesse arroz cremoso com aspargos, que leva entre seus ingredientes cenoura, cebola, alho, caldo de legumes, água e creme de leite. Se preferir, você pode trocar os aspargos por palmito ou champignon.

22. Arroz cremoso de verduras e cogumelos: fácil de fazer e super nutritivo, esse arroz cremoso é uma ótima opção de refeição leve e a prova de que uma comida sem carne pode também ser deliciosa. Ao final, bata bem o creme de leite até ficar com textura de chantilly bem firme. Adicione no arroz, misture com cuidado e sirva.

23. Arroz cremoso de limão: existe melhor combinação para um filé grelhado do que um poderoso arroz cremoso de limão? O resultado fica bem parecido com o de um risoto e o azedinho da fruta com acidez na medida certa deixa o prato ainda mais especial. A receita rende duas porções bem generosas.

24. Arroz cremoso de couve flor: apesar de parecer arroz e ter uma textura e aparência semelhantes ao arroz, essa é uma deliciosa receita vegana feita com couve flor e castanhas de caju, que é crudívora, saudável e muito simples de preparar. Você pode servir totalmente frio ou então esquentar um pouquinho.

25. Arroz cremoso com cenoura e passas: aposte nessa incrível receita de arroz cremoso com cenoura e passas para ter em mãos um acompanhamento delicioso, que serve perfeitamente com carnes variadas. Depois de misturar os ingredientes ao arroz, vá adicionando colheradas de requeijão até que fique na consistência desejada.

26. Arroz cremoso com couve flor e abobrinha: esse arroz cremoso é uma ótima dica para reaproveitar o arroz que você já fez e estava na sua geladeira prestes a ir para o lixo. A receita é vegana, não contém glúten, serve em média duas pessoas e conta com ingredientes como couve flor (responsável pela cremosidade do prato), abobrinha, salsinha e ervilhas.

Receitas saborosas com arroz cremoso

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

27. Pimentão recheado com arroz cremoso: se a ideia é impressionar os convidados e arrasar em um jantar em casa, aprenda a preparar esse delicioso pimentão recheado com arroz cremoso. Tenha em mãos os seguintes ingredientes: sal, azeite, pimenta do reino, creme de leite, requeijão, queijo parmesão, milho e mostarda.

28. Camarão ao champagne com arroz de amêndoas: procurando uma receita inovadora para uma ocasião especial? Aposte nesses irresistíveis camarões flambados com champagne acompanhados de um arroz cremoso feito com amêndoas e parmesão. Tenha certeza de que todos vão se apaixonar!

29. Pescada ao molho de camarão com arroz cremoso de limão: existe coisa melhor do que uma saborosa pescada incrementada com molho de camarão e acompanhada de um cremoso arroz de limão? Para prepará-lo, você vai precisar de creme de leite, queijo ralado, sal, suco de limão e raspas de meio limão.

30. Peixe crocante com arroz cremoso: essa é uma receita perfeita para você preparar em casa rapidamente quando estiver sem tempo de dedicar à cozinha, porém que apesar de simples não deixa de ser maravilhosa. Entre os ingredientes do arroz, estão margarina, cebola, camarões, sal, salsa picada e creme de leite fresco.

Além do arroz cremoso ser uma receita super prática de preparar, você ainda não terá nenhum trabalho e nem precisará ir às compras no supermercado, já que bastam poucos ingredientes para você fazer em casa uma refeição poderosa. Pode ter certeza que dessa vez não sobrará nada no prato!

Ana Beatriz Cardo

publicado em 10/03/2017

Comentários

Em alta