9 receitas de arroz sírio que vão fazer você se sentir na Ásia

Escrito por Mariana Bianchini

A gastronomia é uma parte extremamente relevante da cultura de um povo e na Síria não é diferente. A culinária dessa região é conhecida por evitar ingredientes processados e com muita química, sendo assim considerada quase artesanal. As receitas sírias são resultado de influências mediterrâneas, europeias e orientais e levam muitas especiarias e temperos típicos em seus preparos.

O arroz sírio é um dos pratos mais populares desse país, sua receita tradicional é feita com aletria, aquele macarrão que conhecemos como cabelinho de anjo, mas existem outras variações.

Confira 9 receitas de arroz sírio para experimentar. Algumas diferem apenas em um ou outro passo do preparo, mas vale a pena testar receitas variadas para descobrir qual mais te agrada.

1. Arroz sírio simples e muito gostoso

Foto: Reprodução / Receiteria

A primeira receita da lista é uma receita especial do Receiteria! Para prepará-la, você vai precisar de apenas cinco ingredientes: arroz, macarrão cabelinho de anjo, manteiga, água e sal. O preparo é superfácil e o resultado final é delicioso!

2. Arroz cozido junto com o macarrão

Foto: Reprodução / Aqui Na Cozinha

Essa é uma receitinha bem tradicional, você vai quebrar com as mãos o macarrão e vai deixá-lo dourar em uma panela com óleo, depois, deve acrescentar alho espremido ou amassado. Quando o macarrão e o alho estiverem fritinhos, acrescente o arroz, junte água quente e sal e espere secar. Pronto, agora é só servir bem quentinho!

3. Arroz pronto misturado com macarrão

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

A maior diferença dessa receita, quando comparada a anterior, é que, aqui, você vai cozinhar o arroz como normalmente faz e só vai misturá-lo com o macarrão e com os outros ingredientes depois que ele estiver pronto. A vantagem é que você pode aproveitar o arroz que sobrou de uma outra refeição e renová-lo.

4. Arroz sírio bem soltinho

É hora de aprender a fazer um arroz mega soltinho e saboroso! O vinagre é um dos ingredientes que deve ser adicionado ao arroz para que ele não grude. Além disso, uma outra dica importante é colocar a água quente aos poucos. Quando o arroz começar a amolecer, tampe a panela e espere a água secar por completo.

5. Arroz sírio simples

A dica dessa receita, diferente das outras, é refogar o macarrão cabelinho de anjo junto com o dente de alho. Algumas pessoas preferem dar uma fritadinha no macarrão antes de adicionar o alho, então você pode descobrir qual é a receita que mais te agrada testando as duas opções.

6. Arroz sírio com manteiga

Para fritar o macarrão, você vai usar, nessa receita, manteiga misturada com um pouquinho de óleo. A manteiga é responsável por trazer ainda mais sabor ao prato e o óleo não deixa o restante dos ingredientes queimar.

7. Arroz sírio especial

Foto: Reprodução / Figos
& Funghis

Se você é do tipo de pessoa que não se importa em testar receitas mais complexas, encontrou uma opção bem saborosa para testar em casa. Aqui, você vai usar diferentes temperos no preparo do arroz com macarrão e, no final, vai misturar 150 gramas de grãos de bico, já cozidos e temperados, ao prato.

8. Arroz com carvão, amêndoas e frango

Foto: Reprodução / Dupla Gourmet

Agora, se você está procurando outro tipo de arroz sírio, diferente da receita tradicional que mistura arroz e macarrão, vai conhecer duas receitas interessantes. A primeira vai precisar de dois pedacinhos de carvão para dar um sabor diferente ao arroz, que deve ser finalizado com amêndoas e frango desfiado.

9. Arroz com lentilha

Foto: Reprodução / Blog do Bom Gosto

A segunda receita tem a lentilha dividindo os holofotes com o arroz. Você pode comprar a lentilha já cozida, em conserva, não precisa do legume natural não. Você também vai colocar cebolas fritas em cima do arroz, tanto para decorar quanto para incrementar o sabor.

O Oriente Médio possui tradições culinárias muito diferentes das que estamos acostumados, mas suas receitas são tão saborosas quanto as brasileiras. Por isso, vale a pena conhecer também, além do arroz sírio, receitas de kibe cru e receitas de tabule para incorporar ainda mais essa culinária em seu dia a dia.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS