10 receitas de arroz branco soltinho para quem quer arrasar na cozinha

Escrito por Leo Oliveira

O arroz é um dos grãos mais consumidos no mundo, especialmente no Brasil. Mas prepará-lo é sempre um grande desafio. Muitas vezes acrescentamos água em excesso, exageremos no sal ou tempero, esquecemos do óleo ou até mesmo de lavá-lo.

Por isso, essa lista conta com dez receitas simples e práticas que vão te ajudar a dominar o preparo do arroz e deixar todo mundo com inveja. São dicas infalíveis que podem fazer toda a diferença! Confira:

1. Arroz branco soltinho em cinco dicas

Foto: Reprodução / Monta Encanta

Esta receita deliciosa de arroz branco reúne cinco dicas infalíveis para você não errar no preparo deste prato. É importante lavar o arroz, mas isso depende muito da qualidade do grão. Refogue sempre e utilize água quente no preparo (de preferência antes dela começar a ferver). Para acelerar o cozimento, você pode tampar a panela, mas não é obrigatório.

2. Arroz branco soltinho com azeite

Foto: Reprodução / Monta Encanta

O azeite é sempre uma boa opção para quem procura um arroz soltinho com mais sabor. Nesta receita, por exemplo, você ainda acrescentará cebola, alho e sal. Substitua os temperos descritos por outros de sua preferência, se quiser. O importante é esquentar a água antes de colocar os grãos na panela.

3. Arroz branco soltinho de micro-ondas

O micro-ondas é um grande aliado na cozinha, principalmente se você gosta de receitas mais rápidas e práticas. Para preparar este arroz, você deve utilizar um recipiente próprio para micro-ondas, lavar o arroz e acrescentar a quantidade de água necessária para que ele cozinhe. Fique atento ao tempo de cozimento indicado no seu aparelho.

4. Arroz branco soltinho com alho

Foto: Reprodução / Cozinha Legal

Com um tempo de preparo de trinta minutos, este arroz branco soltinho leva duas colheres de óleo, três dentes de alho amassados e quatro xícaras de água e sal. O rendimento é de quatro porções mas você pode acrescentar mais arroz caso seja necessário. Não se esqueça de fritar o alho antes misturar com o arroz.

5. Arroz branco soltinho rápido e delicioso

Seguindo as mesmas dicas das receitas anteriores, lave o arroz antes de prepará-lo. Não é obrigatório, mas é importante lembrar que ao lavar você retira todo o excesso de amido do grão deixando-o ainda mais saboroso e, claro, soltinho. Acrescente alho, cebola, sal e outros condimentos de sua preferência. Sirva em um recipiente de vidro com uma folhinha de louro.

6. Arroz branco soltinho e bem temperado

Uma receita diferente, mas que segue as mesmas regrinhas dos pratos anteriores. Nela, você poderá acrescentar quaisquer temperos ou condimentos de sua preferência. Milho, manjericão, coentro, orégano, salsinha, pedacinhos de bacon… Use a criatividade e prepare um arroz branco soltinho cheio de sabor.

7. Arroz branco soltinho com cebolinha

Foto: Reprodução / Monta Encanta

Um arroz bem temperado faz toda a diferença e é por isso que para preparar esta receita você vai utilizar arroz branco, cebolinha fresca, manteiga, pimenta-do-reino, sal rosa e uma pitadinha de ajinomoto. Este último ingrediente é opcional.

8. Arroz branco soltinho na panela de pressão

Foto: Reprodução / Aromas e Sabores

Fazer qualquer prato na panela de pressão é sempre um grande desafio, mas com esta receita você vai se surpreender e perceber como é fácil preparar um arroz soltinho e bem saboroso. Utilize: arroz agulhinha cru, três xícaras e meia de água, dois dentes de alho amassados, óleo e sal a gosto.

9. Arroz branco soltinho fácil

Uma receita diferente das demais e que quebra a regra da utilização de duas xícaras de água para uma de arroz. Aqui, você vai temperar apenas com sal – é mais prático e serve como acompanhamento para qualquer refeição. Mas se preferir, utilize também cebola, alho e outros condimentos. A escolha é sua!

10. Arroz branco soltinho com cardamomo

Este arroz é simples e pode ser feito por qualquer pessoa. Nesta receita, você não precisa lavá-lo, mas é importante refogá-lo bem antes de adicionar a água. Lembre-se: ela precisa estar bem quente, isso acelera o processo de cozimento. Acrescente cardamomo para deixar o prato ainda mais delicioso.

Com todas estas dicas e opções, você com certeza vai arrasar na cozinha e preparar um arroz branco soltinho com excelência. Está liberado acrescentar os condimentos e especiarias de sua preferência – quanto mais temperado melhor ele fica. Atente-se principalmente ao cozimento e a quantidade de água, isso faz uma grande diferença e pode sim influenciar o resultado final!

PARA VOCÊ