12 receitas de arroz vermelho direto do sertão para a sua mesa

Escrito por                          

O arroz vermelho, também conhecido como arroz do sertão, é uma ótima variação do grão tão comum na mesa dos brasileiros. Ele tem origem asiática, mas foi trazido para o Brasil pelos portugueses. Indo além das curiosidades, ele é integral, ou seja, conta com mais ingredientes que a versão branca.

Para sair da rotina e comer de maneira mais saudável, incluir esse grão nas suas refeições pode ser uma ótima alternativa. Ele pode ser feito de maneira simples ou até mesmo mais incrementado. Confira as opções abaixo e escolha a sua receita favorita:

1. Arroz vermelho básico

O segredo dessa receita é caprichar no tempero. Para isso, a sugestão é usar sal, pimenta, limão, cebola, salsa, alecrim, cebolinha e alho. Dessa maneira, seu prato ficará com um gostinho único e sua cozinha toda perfumada. Para melhorar ainda mais, o passo a passo é extremamente simples. Vale a pena experimentar em casa.

2. Arroz vermelho com cúrcuma e gengibre

Essa é outra receita simples e pode ser ideal para quem gosta de um prato com especiarias. Para testá-la em casa, você vai precisar apenas de arroz vermelho, tempero pronto caseiro – que você pode conferir como fazer -, água, azeite, sal e pimenta-do-reino, cúrcuma e gengibre em pó. Mesmo sendo uma opção prática, o resultado é bem gostoso.

3. Arroz vermelho com tomate

Que tal fazer um arroz com uma textura mais molhadinha? Para obter esse resultado, o tomate é um ótimo aliado. Sem contar que ele ainda ajuda a dar um gostinho extra ao prato, não é mesmo? Essa receita é a prova que você não precisa ter muito trabalho para conseguir um gostinho diferente para o seu arroz vermelho.

4. Arroz vermelho na panela de pressão

Panela de pressão é sinônimo de praticidade. Além disso, seu uso também é ótimo para quem quem pouco tempo para passar na cozinha. Se combinar arroz vermelho com ovos mexidos, fica demais não é mesmo? Um prato que é simples, mas cheio de personalidade para a sua refeição.

5. Arroz vermelho com alcachofra e creme de ricota

Diferente das opções anteriores, essa é uma receita em que o arroz vermelho conta com uma textura bem cremosa. Isso acontece devido ao uso do creme de ricota no seu preparo. Para finalizar o prato com chave de ouro, corações de alcachofra também entram em cena. Essa é uma opção ideal para quando você quer surpreender com um prato que não dá muito trabalho para ser feito.

6. Arroz vermelho à moda coreana

Esse arroz vermelho à moda coreana é bem no estilo mexidão, com aquilo que você tem dando de bobeira na sua geladeira. Carnes, legumes, cogumelos e ovos ajudam a formar o prato. Além disso, ingredientes comuns na culinária oriental como shoyu e gergelim também fazem parte do prato. Confira a lista de ingredientes e o passo a passo completos.

7. Arroz vermelho com castanha-do-pará e amêndoas

Dar um toque crocante ao arroz também é uma boa pedida para sair da rotina de maneira simples. Para atingir esse objetivo, a sugestão dessa receita é usar castanha-do-pará e amêndoas. Outra coisa interessante é que essa receita combina o arroz vermelho com o branco para o preparo do prato.

8. Arroz vermelho com lula e cogumelos

Uma refeição com um toque mais sofisticado não precisa ser difícil de ser feita. Essa receita é a prova disso. A dica é usar ingredientes como a lula e os cogumelos. Além disso, a sugestão é preparar um molho de folhas verdes para ser servido como acompanhamento.

9. Arroz vermelho com cogumelo, ervilha torta e castanha-do-pará

Para testar essa receita em casa, você vai precisar de arroz vermelho, ervilhas tortas, cogumelo paris, castanha-do-pará, pimenta dedo-de-moça, cebolinha, sal e pimenta-do-reino. Mesmo com uma lista de ingredientes curtinha e um passo a passo simples, o resultado final pode te surpreender positivamente.

10. Baião de dois de arroz vermelho

Como você já viu, o arroz vermelho também é conhecido como arroz do sertão. Então, que tal preparar o baião de dois com esse ingrediente? Aqui, a dica é combinar o grão com feijão-verde, carne-seca, linguiça calabresa, toucinho defumado, queijo coalho, manteiga de garrafa e temperos.

11. Arroz de bacalhau

Aqui, a sugestão é combinar o arroz vermelho com o branco para o preparo do prato. Além disso, uma boa quantidade de bacalhau cozido no azeite e desfiado entra em cena. Isso faz com que essa seja uma ótima receita para ser acompanhada apenas por uma salada de folhas verdes.

12. Salada de pipoca de arroz vermelho

Para fechar a lista, uma receita que foge bastante do comum. Aqui, o arroz é frito. Depois, combinado com aspargos, tomates-cereja, azeite e sal. Além disso, ele é servido com um molho feito com limão, azeite, leite, óleo de girassol, ervas e sal. O resultado é bem leve e ao mesmo tempo refrescante. Experimente.

Integral e nutritivo, o arroz vermelho é uma boa escolha para substituir o arroz branco. Se você quer sair da rotina, não deixe de experimentar pelo menos uma das receitas dessa lista. Para deixar seu dia ainda mais saudável, que tal conhecer algumas receitas de saladas também?

PARA VOCÊ