10 receitas de baba de moça, um doce típico da culinária brasileira

Escrito por                          

A baba de moça é um creme típico da gastronomia brasileira que é usado como recheio e cobertura dos mais diferentes tipos de doces, desde bolos, tortas e outros que vierem à sua imaginação.

Normalmente, ele é preparado com três ingredientes bases: as gemas de ovo, o leite de coco e a calda de açúcar. É relativamente fácil de ser preparado, ainda mais se você tiver uma mão boa para a confeitaria.

A baba de moça é um doce muito tradicional, que foi criado na época do império e até hoje se mantém forte nas mesas brasileiras e também em lojas especializadas em confeitaria.

Veja abaixo algumas receitas deliciosas feitas com esse maravilhoso doce e aprenda a fazer uma deliciosa baba de moça em sua casa.

Receitas de baba de moça

1. Baba de moça tradicional

Agora é hora de você aprender a fazer a baba de moça tradicional, que se usa como recheio e cobertura de diversas sobremesas. Você vai precisar de gemas de ovo, açúcar, leite condensado, leite de coco e amido de milho. Uma receita bem simples, mas muito apetitosa. Ideal para fazer nos melhores momentos da sua vida.

2. Baba de moça vegana

Se você é vegano e não consome nada de origem animal, a sua chance de comer uma deliciosa baba de moça está exatamente nessa receita. Você vai aprender a fazer o doce e depois pode utilizá-lo para rechear diversas sobremesas.

3. Pudim de claras com baba de moça

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

Se você adora um bom pudim, essa receita foi feita para você. Isso porque ela é simples de ser feita e muito gostosa. Um prato sensacional para servir aos seus convidados. Você vai precisar usar apenas o açúcar, ovos, raspas de limão, água e leite de coco. São três preparos diferentes, mas todos são bem fáceis de aprender.

4. Torta de nozes com baba de moça

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Uma receita bem gostosa que leva alguns processos diferentes antes de ficar pronta. Primeiro, você vai fazer a massa com gemas de ovos, açúcar, nozes trituradas e clara de ovo e depois vem o recheio que usa a açúcar, ovos, essência de baunilha e água. Fica bem molhadinho, textura maravilhosa e um sabor sem igual de tão bom.

5. Rocambole de chocolate com baba de moça

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Outra receita de sobremesa para você apresentar em um almoço especial com sua família, amigos e quem mais quiser convidar, aniversário, ou outro evento da sua preferência. Você vai usar ingredientes como a clara pasteurizada, açúcar refinado, chocolate em pó, água, açúcar refinado, ovos e baunilha.

6. Bolo de nozes com baba de moça

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

Um bolo bem gostoso, mas um pouco complexo de ser feito. É preciso que você siga corretamente o passo a passo indicado pelo site para que tudo saia da melhor forma possível. Primeiro vem a massa e, depois, os recheios que levam leite de coco, leite condensado e nozes.

7. Bolo de laranja com baba de moça

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Agora é hora de você aprender a fazer um bolo super delicioso para você preparar para um lanche da tarde especial com sua família e amigos. Vai precisar apenas de farinha de trigo, fermento em pó, amido de milho, gemas de ovos, óleo, suco de laranja, água, raspas de laranja, claras em neve e açúcar.

8. Bolo de castanhas com baba de moça

Foto: Reprodução / O Diário sem Lactose

Receita muito apetitosa para quem ama castanhas, mas que também exige cuidados, já que precisa de vários preparos diferentes para ficar pronta. Você vai fazer a massa com nozes moídas, canela em pó e creme vegetal. O recheio vai com leite de coco, cravo e canela e a cobertura é feita com açúcar e baunilha.

9. Bolo de tapioca com baba de moça

Foto: Reprodução / Cozinha a Dois

Uma receita muito gostosa e simples de ser feita, preparada por uma chef super reconhecida quando o assunto é confeitaria. Você vai preparar esse delicioso bolo com leite de coco, açúcar, água, manteiga, gemas de ovo e raspas de tangerina para finalizar. Fica bem gostoso, você vai adorar, pode confiar.

10. Bolo de canela com baba de moça

Foto: Reprodução / Gourmandise

Para os amantes de canela, essa é uma receita bem especial que vai ganhar o coração de todos eles. Isso porque o bolo é feito com essa iguaria simplesmente maravilhosa. Para fazer essa delícia, você vai precisar de pão de ló de canela, ovos batidos, açúcar, farinha de trigo, amido de milho, fermento químico e canela em pó. Fica muito bom!

A baba de moça é uma das variadas sobremesas e doces que são tradicionais na culinária brasileira. Além dela, você pode aprender a fazer outros vários pratos bem especiais. É o caso do pudim de leite, por exemplo, que fica super gostoso em um lanche, depois do almoço, ou até mesmo no café da manhã ou outra ocasião especial.

PARA VOCÊ