10 receitas de baba ganoush para tornar cada momento mais especial

Apesar do nome difícil, o baba ganoush é, basicamente, uma pastinha feita com berinjela e tahine – creme preparado com sementes de gergelim. Originário da culinária árabe, ele é uma opção incrível para acompanhar pães, saladas, massas e receitas salgadas variadas.

Publicidade

O seu sabor é único e marcante e tem um toque levemente defumado, o que acontece porque a berinjela é assada ou tostada logo no primeiro passo. Além de muito saboroso, o baba ganoush é um acompanhamento superleve e que te ajuda a ter refeições mais equilibradas.

Confira 10 receitas impecáveis de baba ganoush e incorpore esse prato típico ao seu menu.

1. Baba ganoush tradicional

Essa receita reproduz as versões mais originais desse prato e utiliza todos os ingredientes-chave. Para prepará-la, você vai precisar de berinjela, azeite de oliva, pasta de gergelim, suco de limão e alho. Tempere com sal, pimenta-do-reino e outros condimentos de sua preferência.

Publicidade

2. Baba ganoush apimentado

Se você gosta de pratos com um sabor mais acentuado e marcante, tem tudo para amar essa opção. O segredo está na hora de temperar a berinjela – para isso, utilize flor de sal, pimenta síria e suco de limão. A receita também leva páprica, tahini, azeite de oliva e mais pimenta.

3. Baba ganoush com jiló

Publicidade

Essa receita é tão gostosa que vai conquistar até mesmo quem não morre de amores por jiló! Para o passo a passo, você vai precisar de limão, azeite, mel, pasta de gergelim e pimenta calabresa. Para os mais ousados, vale a pena também dar um toque especial com hortelã.

4. Baba ganoush com maçã

Aqui está outra sugestão incrível para incrementar ainda mais o seu baba ganoush. Confira o passo a passo e aprenda a preparar uma maçã caramelizada – você só vai precisar de maçã fuji, rapadura (ou açúcar) e manteiga. Experimente e tenha uma experiência gastronômica singular.

5. Baba ganoush com maionese

Esse passo a passo veio para facilitar a sua vida na hora de colocar a mão na massa! A maionese, aqui, é utilizada para substituir o tahine, tornando o prato bem mais acessível e fácil de fazer. Para o preparo, tenha em mãos também o limão, o alho, o sal, a berinjela e a pimenta.

6. Baba ganoush com gergelim

O primeiro passo para preparar essa opção é assar a berinjela. Em seguida, retire a polpa e leve para o liquidificador, acrescentando suco de limão, tahine, semente de gergelim e alho. Bata até obter uma consistência bem homogênea, tempere, leve para gelar e aproveite!

7. Baba ganoush com alho brunoise

Essa receita te ensina a preparar a berinjela de uma maneira bem diferente: utilizando a boca do fogão para tostá-la. Feito isso, o próximo passo é retirar a casca do legume e cortá-lo em cubinhos. Junte os demais ingredientes e misture bastante, até formar uma pasta, e voilà!

Publicidade

8. Baba ganoush com azeite de oliva

Berinjela, alho, tahine, sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva são os ingredientes necessários para preparar essa versão maravilhosa. Confira o passo a passo e fique por dentro de todas as dicas para preparar esse prato com perfeição e aproveitar todo o sabor que ele tem a oferecer.

9. Baba ganoush com cominho

Acrescentar condimentos é uma maneira superprática de incrementar a sua receita e deixá-la mais interessante. Aqui, o cominho ganha esse papel e dá uma cara nova ao prato – sem carregar demais. Você também vai precisar de berinjela, tahine, alho, azeite, limão e pimenta.

10. Salada de baba ganoush

Ao contrário das receitas anteriores, essa versão conta com a adição de outros sabores, como o do tomate e o do pimentão. A berinjela continua tendo papel de destaque e o preparo ainda é bem simples, portanto, não há motivos para deixar de experimentar essa maravilha!

Incrivelmente saboroso e muito prático, o baba ganoush é um acompanhamento que pode ser servido nas mais diversas ocasiões. Agora que você já sabe como preparar versões incríveis desse prato, é só escolher a sua preferida e mostrar o seu talento na cozinha!