28 receitas de bacalhau no forno que vão te deixar aos pés desse peixe

Escrito por                          

O bacalhau é um alimento nutritivo e que é utilizado de diversos jeitos na culinária brasileira. O peixe é rico em proteínas e vitaminas, além de possuir um alto teor de ômega 3. Um dos preparos do bacalhau é no forno.

O peixe no forno é uma forma prática e gostosa de servi-lo. Os acompanhamentos clássicos dessa maneira de preparar o bacalhau são os legumes e os molhos. É um preparo delicioso e que vai te deixar salivando.

Confira uma seleção de receitas de bacalhau no forno para fazer sucesso com a família:

Receitas de bacalhau no forno com batata

Foto: Reprodução / COZINHA VIBRANTE

1. Bacalhau com batatas ao murro, brócolis e ovos cozidos: essa receita reúne o bacalhau com batata, ovo, brócolis, cebola rox e alho. As batatas são cozidas e amassadas com a palma da mão, o peixe é selado e os ingredientes são todos combinados no forno. O tempero é feito com azeite, sal, pimenta do reino e alecrim.

2. Bacalhau ao forno com batatas ao murro e arroz de brócolis: essa receita traz lombos de bacalhau temperados com azeite e alecrim. O peixe é levado ao forno por quinze minutos. Os acompanhamentos do prato são um arroz preparado com brócolis, alho, azeite e batatas amassadas ao murro. É uma opção de refeição completa que é deliciosa e prática!

3. Bacalhau ao forno com pimentão amarelo e batata bolinha: essa é uma receita bem aromática de bacalhau ao forno. O peixe é dessalgado um dia antes e misturado em um refratário com cebola, pimentão amarelo, azeite, dentes de alho, azeitonas pretas e batatas. O preparo é temperado com azeite e pimenta-do-reino, coberto com papel alumínio e levado para assar por cinquenta minutos.

4. Lombo de bacalhau ao forno com batata e castanha-de-cajú: o diferencial dessa receita é o tempero utilizado no peixe, feito de azeite, dentes de alho e castanha-de-cajú. O bacalhau é combinado com as batatas em um refratário e o preparo é coberto por papel alumínio. O tempo de forno é de aproximadamente trinta minutos e a sugestão é servir com arroz branco e vinho!

5. Bacalhau de forno com azeitona, batata e pimentão: essa é uma receita prática de bacalhau no forno. O peixe é colocado em um refratário com cebola, batata, pimentão, tomate e azeitona. O tempero utilizado é feito com azeite e um toque de limão. O preparo é assado por vinte minutos e a decoração do prato fica por conta do ovo cozido!

6. Bacalhau ao forno com batatas e leite de amêndoas: essa receita combina o sabor do bacalhau com cenouras, batatas assadas no sal grosso e leite de amêndoas. Para temperar deve-se usar azeite, pimenta-do-reino, ervas e sal a gosto. O prato é decorado com lâminas de amêndoa e o resultado é de deixar qualquer um com água na boca!

7. Bacalhau com batatas e ovos cozidos: esse bacalhau é preparado com batatas e cebola. A montagem do preparo é feita em uma forma intercalando azeite, batatas, o peixe e cebola. A finalização fica por conta do queijo parmesão ralado, das azeitonas e dos ovos cozidos. É uma opção prática e que precisa entrar para o seu menu!

8. Bacalhau confitado: essa é uma receita gostosa e que conta com uma textura marcante. O bacalhau, aqui, é mergulhado no azeite e levado ao forno por cerca de uma hora. Para servir, deve-se adicionar alho frito, batata, tomate-cereja, pimentão, azeitona e cebola.

9. Bacalhau com legumes ao forno: essa versão de bacalhau no forno conta com uma combinação irresistível de legumes. O peixe é combinado com batatas, chuchu, cenoura, pimentão vermelho, cebola e brócolis. O tempero é feito com ervas, azeite e pimenta-do-reino. O prato é decorado com ovos de codorna e azeitonas pretas. É uma opção nutritiva e que vai fazer sucesso na sua mesa!

10. Bacalhau ao forno com ervas e batata: aqui, o bacalhau de forno é preparado em um refratário com batatas, tomates-cereja, cebola, azeitonas, tomilho, salsinha, creme de leite fresco e azeite. O prato é regado com caldo de legumes e levado para assar coberto por papel alumínio.

11. Lombo de bacalhau ao forno com batata doce: essa receita traz os lombos de bacalhau temperados com uma mistura de dentes de alho, sal, pimenta, azeite e ervas frescas picadas. O peixe é combinado com batata doce picada em rodelas, cebola e minitomates. O preparo é levado ao forno e a sugestão é servir com arroz branco e castanhas.

Receitas de bacalhau no forno com molhos e cremes

Foto: Reprodução / NA MINHA PANELA

12. Bacalhau cremoso: essa é uma receita de bacalhau no forno que conta com uma textura cremosa irresistível. O peixe é dessalgado e misturado com batatas cozidas, cebola e azeite. O creme utilizado para compor o prato é feito com requeijão, creme de leite, alho amassado, noz moscada e queijo parmesão. A finalização é feita com azeitonas.

13. Bacalhau crocante com molho branco: essa receita traz o bacalhau selado e preparado no forno com azeite e ramos de alecrim. O peixe é assado e coberto pelo molho branco feito de manteiga, leite, farinha de trigo, noz-moscada, orégano e parmesão ralado. É uma versão gostosa e que vai te conquistar pelo sabor inconfundível!

14. Bacalhau em lascas com creme de mandioca e maçã verde: o preparo dessa bacalhau é feito com alho laminado, alho-poró, maçã verde, gengibre picado, azeite e sal. O peixe é assado com todos os ingredientes por vinte minutos e servido com um creme. O creme leva mandioca, espinafre, batata doce, leite, água, azeite, leite de coco, coentro, sal e pimenta-do-reino.

15. Bacalhau com natas: esse é um preparo clássico de bacalhau no forno. O peixe é cozido, picado em lascas e combinado em uma frigideira com azeite, alho, cebola, alho-poró, batatas cozidas al dente e creme de leite fresco. A mistura é colocada em um refratário, salpicada com farinha de trigo e levada ao forno para gratinar.

16. Gratinado de bacalhau com grão de bico: essa é uma receita leve e gostosa de bacalhau com grão de bico. Uma massa é feita com grão de bico processado, caldo de legumes, azeite, cebola e o peixe desfiado. O creme usado para compor o prato leva creme de ricota, parmesão ralado, cebola, alho e salsa desidratadas. A montagem é feita colocando a massa primeiro e cobrindo com o creme. O preparo é levado para gratinar e vai te surpreender pelo sabor marcante!

17. Bacalhau gratinado: o bacalhau dessa receita é cozido e combinado em um refratário com azeite, rodelas de batata e creme de leite temperado com sal. Uma mistura, feita de gemas, claras, noz-moscada e queijo ralado, cobre o prato, que é levado para assar no forno por trinta minutos. É uma opção gostosa e que vai deixar seus convidados com água na boca!

18. Bacalhau espiritual: esse preparo tradicional de bacalhau no forno é delicioso. O peixe é aferventado e combinano com um creme feito com manteiga, farinha, leite, sal, pimenta, noz-moscada, creme fresco, cenoura, azeite, cebola, alho e pão demolhado em leite. O prato é levado para gratinar e, então, está pronto.

Receitas de bacalhau no forno variadas

Foto: Reprodução / GASTROLÂNDIA

19. Bacalhau à espanhola: essa receita traz o bacalhau pré-cozido com folhas de louro e alho. O peixe é assado acompanhado por grão de bico, batata, cenoura, cebola, orégano e molho de tomate. A finalização do prato é feita com alho frito, azeitonas, pimentão e ovos. Para servir, a sugestão é complementar com um arroz branco.

20. Bacalhau fresco ao forno com tomate e alho: essa é uma receita prática e saborosa de bacalhau ao forno. O preparo é feito cobrindo o fundo de um refratário com azeite e adicionando o peixe, o tomate, a cebola, as azeitonas e o alho. O tempero fica por conta do sal e da pimenta-do-reino. O prato é coberto por papel alumínio e assado por uma média de quarenta minutos.

21. Bacalhau com cebolas caramelizadas: essa receita traz um bacalhau assado com rodelas de batata cozidas e temperado com azeite, sal e pimenta. O peixe é servido com cebolas caramelizadas com azeite, que dão uma textura irresistível ao prato. É uma versão gostosa e de preparo fácil!

22. Bacalhau ao forno com arroz negro: o bacalhau dessa receita é dessalgado na água fria por três dias. O peixe é colocado em um refratário acompanhado por azeite, vinho branco, pimenta calabresa, lemon pepper, alho, cebola e folhas de louro. O preparo é coberto com papel alumínio, assado e salpicado com ovos cozidos e salsa fresca. A sugestão é servir com arroz negro, legumes e salada.

23. Lascas de bacalhau ao forno: essa receita traz lascas de bacalhau acompanhadas por batatas, pimentões e cebola. O preparo é feito em um refratário e o tempero leva azeite, sal e pimenta-do-reino. Azeitonas pretas são colocadas por cima e o prato é assado por cerca de uma hora. A sugestão servir acompanhado de um arroz branco.

24. Bacalhau ao azeite com pimentões: essa receita traz um bacalhau marinado com azeite, ervas e alho. A textura que resulta desse processo é inconfundível e deixa o peixe mais tenro. O bacalhau é levado ao forno com pimentão picado, alho, cebola, batata cozida, azeite, ervas e azeitona. É uma versão fácil, aromática e que conta com sabores harmônicos!

25. Bacalhau à Gomes de Sá: aqui, o bacalhau é preparado de uma forma clássica portuguesa. O peixe em postas é dessalgado, regado com leite e levado ao micro-ondas para cozinhar. As batatas são cozidas, fatiadas e temperadas com manteiga, azeite, cebola, sal e pimenta. O bacalhau é combinado com o legume e deve-se adicionar ao preparo dentes de alho, azeite, pimenta e ervas secas. Depois de assado, o prato é finalizado com ovos e alcaparras e a sugestão é servir com arroz e salada.

26. Bacalhau com espinafre e pimenta dedo-de-moça: essas postas de bacalhaus são preparadas no forno com batatas, pimentão, tomate, cebola, espinafre e grão de bico. Um diferencial do prato é o uso das pimentas dedo-de-moça e branca. A finalização é feita com salsa e alcaparras. Uma sugestão é servir com arroz branco.

27. Bacalhau de cebolada de forno: esse é um preparo português de bacalhau que combina o peixe com cebola, alho picado, pimentão grelhado, tomate concentrado e azeitonas pretas. O tempero é feito com louro, pimenta preta, azeite e sal. Para acompanhar, pode-se servir o prato com uma salada de alface, rúcula e tomate.

28. Bacalhau empanado de forno: o bacalhau dessa receita é deixado de molho no leite com uma folha de louro, depois, é temperado com alho e pimenta, passado no ovo e empanado em uma mistura de farinha de rosca, endro e coentro. Ao levar o bacalhau ao forno, deve-se regar o peixe com leite e azeite. A crosta deve ficar dourada, já que esse é um preparo crocante e delicioso!

Essas receitas mostram como é possível variar no preparo de bacalhau no forno. As formas de fazer o peixe e os acompanhamentos utilizados são diversos e funcionam de forma prática. O sabor dos pratos é harmônico e delicioso. Experimente e adicione esses preparos ao seu cardápio culinário!

PARA VOCÊ