7 receitas de banana caramelada para quem ama essa fruta

A banana é facilmente encontrada durante todas as estações do ano, de norte a sul do Brasil. Além disso, seu preço cabe nos mais variados bolsos, o que faz com que esse alimento apareça com grande frequência na casa de muitos brasileiros.

Publicidade

Para inovar no sabor dessa fruta tão comum, não é preciso ter muito tempo ou criatividade na cozinha. Basta fazer uma combinação com açúcar que o resultado é um docinho incrível que pode cair muito bem como sobremesa ou como um lanche prático.

Se você quer conhecer deliciosas maneiras de preparar uma banana caramelada em casa, basta conferir a lista abaixo:

1. Banana caramelada no forno

Para preparar essa receita, é preciso picar algumas bananas e colocá-las em um refratário que possa ir ao forno junto com açúcar, manteiga e canela. O passo a passo é super rapidinho, mas o tempo de espera é de aproximadamente 1 hora. Porém, o resultado é tão gostoso, que depois que o seu doce estiver pronto, você nem vai lembrar que passou esse tempo esperando, então, que tal testar essa opção na sua casa?

Publicidade

2. Banana caramelada funcional

Se você está procurando por uma opção mais saudável para o seu dia, essa receita pode ser a ideal. Aqui, a banana prata é combinada com óleo de coco, açúcar de coco, açúcar demerara ou mascavo e coco ralado. Como essa versão é feita em uma frigideira, seu tempo na cozinha será bem curtinho e o resultado será incrível, pode apostar!

3. Banana caramelada com licor

Se você tem dificuldade em preparar um caramelo caseiro, deve conferir essa receita, pois, aqui, você pode checar todas as dicas para um resultado de sucesso. Além disso, você também aprende o momento ideal de colocar suas bananas na calda. O legal é que essa sobremesa fica pronta em apenas 5 minutos, então, é ótima para quem tem pressa.

4. Banana caramelada simples

Foto: iStock


Que tal conferir uma receita que conta com fotos de todas as etapas do preparo da banana caramelada? Essa é uma ótima pedida para quem não tem muita experiência na cozinha ou quer ter certeza que o resultado dará certo. O passo a passo é simples, mas uma ajudinha extra nunca é demais, não é mesmo?

Publicidade

5. Banana caramelada com sorvete

Essa é uma receita que não foge muito do que as outras opções apresentam, porém, aqui, a sugestão é servir essa sobremesa acompanhada de sorvete. Assim, você consegue um doce um pouco mais incrementado e que pode fazer o maior sucesso na sua mesa.

6. Banana caramelada cremosa

Foto: iStock


Essa é uma receita um pouco diferente das opções anteriores e isso acontece, porque o creme de leite também entra em cena. O resultado é uma banana caramelada com um toque cremoso incrível. Além disso, o sabor não é tão adocicado, então, para quem não é muito fã de doces, essa pode ser a dica ideal para testar em casa.

7. Banana caramelada com bastante açúcar

Essa é uma receita que leva uma grande quantidade de açúcar, o que faz com que o caramelo seja abundante no prato. É uma ótima pedida para as formiguinhas de plantão ou para quem está procurando por uma sobremesa bem cremosa!

A banana caramelada pode ser feita no forno ou em uma panela ao fogo. Além disso, você pode escolher entre versões que levam apenas açúcar ou que são incrementadas com água ou creme de leite. Se você adora essa fruta, que tal conhecer algumas receitas de bolo ou de torta de banana para testar em casa?