8 receitas de banha de porco para preparos mais saborosos

Escrito por                          

Você sabia que a banha de porco pode ser utilizada para substituir óleo e manteiga na cozinha? Feita com a gordura do animal, esse ingrediente é muito prático de fazer e possui alguns benefícios para a saúde se for utilizado com moderação. Por isso, veja a seguir receitas de banha de porco muito simples para usar nos seus próximos preparos.

1. Banha de porco feita com pancetta

Buscando uma receita simples de banha de porco? Nesse passo a passo basta você cozinhar a pancetta, dourá-la bem e depois separar o líquido da panela em um potinho. Quando esfriar, a banha estará na consistência pastosa para ser usada no preparo que você quiser.

2. Banha de porco feita com pancetta temperada

Diferente da receita anterior, enquanto você estiver dourando a pancetta na panela, aqui você vai utilizar alguns temperos para dar mais sabor à carne e à gordura. Dessa forma, depois de separar o líquido da carne, você pode fazer algum prato com a pancetta e guardar a banha de porco no pote.

3. Banha de porco feita com barriga de porco e água

Utilizando a peça inteira da barriga de porco, além de ensinar uma receita de banha, esse vídeo te ensina a cortar as partes necessárias para o preparo. Fora isso, o segredinho aqui é colocar um pouco de água na panela para evitar que a gordura queime.

4. Banha de porco feita com toucinho sem pele

De forma bem detalhada e cheia de dicas, esse passo a passo mostra como fazer a banha de porco no fogo a lenha, também ensinando a cortar a peça inteira da barriga. Uma ótima opção para quem quer aproveitar tanto a banha quanto a carne e a pele do porco.

5. Banha de porco feita com toucinho com pele

Diferente das receitas anteriores, a banha aqui é feita sem retirar a pele da barriga. Sem temperar, nem acrescentar nenhum outro ingrediente, você pode utilizar essa carne crocante para fazer outro prato e guardar o líquido para ter a banha pronta sempre que precisar.

6. Banha de porco feita com toucinho na panela de pressão

Se você gosta de cozinhar com a panela de pressão, essa receita foi feita para você! Basta acrescentar a barriga de porco na panela com um pouco de óleo, fechar e esperar fritar. Mas tenha cuidado, é muito importante que você retire a borracha da tampa para evitar que ela pegue pressão e exploda.

7. Banha de porco feita com toucinho e água

Em apenas dois minutos esse passo a passo te ensina a fazer uma receita de banha de porco muito simples e prática de fazer. Aqui, mais uma vez, a água entra no preparo para evitar que a gordura queime e a banha fique com um gosto amargo quando pronta.

8. Banha de porco feita com a gordura

Querendo uma grande quantidade de banha para utilizar nos seus preparos? Aqui você vai separar bem a gordura da carne para levar ao fogo e soltar bastante líquido, que será armazenado virando aquela banha pastosa. Mais uma opção deliciosa para dar mais sabor aos seus pratos.

É bem simples e fácil preparar o seu próprio pote de banha de porco. Então que tal agora utilizá-la no preparo de outros pratos? Confira também receitas de costelinha de porco frita para dar ainda mais sabor a carne.

PARA VOCÊ