10 receitas de batata à portuguesa para uma refeição completa incrível

Por                                
Em 04.03.20

A batata à portuguesa é um prato muito delicioso e versátil. A cara do almoço de domingo, ela é feita, basicamente, de batatas, ovos e azeitona. E por ser bem versátil, pode receber outros ingredientes e molhos, que ajudam a deixar tudo ainda mais cremoso e com uma textura mais interessante. Ficou com vontade de experimentar? Então, escolha a sua preferida:

Publicidade

1. Batata à portuguesa simples

Sempre bom ter uma receita curinga e bem simples anotadinha para preparar a qualquer hora do dia, certo? E nada melhor do que um prato que leva ingredientes que, com certeza, você tem aí na sua casa! Para deixar tudo bem puxa-puxa capriche no queijo. A textura fica simplesmente incrível!

2. Batata gratinada à portuguesa

Aqui, você aprende o passo a passo certinho de como fazer a versão clássica de batata gratinada à portuguesa. E para o prato ser só sucesso, o ponto do molho branco precisa estar perfeito. Então, invista nessa etapa, ok? Depois, é só montar e levar para assar até tudo ficar bem douradinho!

Publicidade

3. Batata à portuguesa com tomates

Vai reunir alguns amigos em casa para jogar conversa fora no final de semana? Então, que tal servir um prato apetitoso e bem fácil de preparar? Com um toque delicioso de noz-moscada, essa refeição completa serve até cinco pessoas e deixa todo mundo supersatisfeito.

4. Batata à portuguesa cremosa ao forno

Publicidade

A lista de ingredientes é grande e pode assustar, mas acredite: essa opção fica pronta rapidinho e você não vai ter trabalho algum na cozinha. O molho branco precisa estar cremoso e lisinho, então mexa bem na hora que estiver cozinhando – de preferência com o auxílio de um fouet.

5. Batata à portuguesa com parmesão

Ingrediente simples e muito fácil de encontrar em todos os mercados, o queijo parmesão deixa qualquer receita com uma textura e um sabor superdiferentes. E se você gosta dessa delícia, não deixe de experimentar essa receita maravilhosa de batata à portuguesa!

6. Batata à portuguesa vegana

iStock

Extremamente democrática, essa versão pode ser apreciada por todo mundo, já que aqui nenhum ingrediente de origem animal é usado. Anote aí o que você vai precisar: batatas, cebola, tomate, azeitonas, azeite e um pouquinho de sal. A decoração deve ser linda, então sirva em uma travessa bem bonita!

7. Batata à portuguesa com molho branco

Se você está à procura de uma opção cremosa e com um sabor muito marcante, a dica é investir nessa receita. Aqui, um delicioso molho branco é preparado e ajuda a deixar tudo ainda mais saboroso. Outra dica legal é dar uma caramelizada nas cebolas, ao invés de usá-las cruas.

8. Batata à portuguesa com noz-moscada e orégano

Temperinhos são essenciais para qualquer prato salgado, não é mesmo? E nessa versão, uma combinação muito gostosa de noz-moscada e orégano é usada, garantindo um sabor intenso e delicioso às suas batatas. Aproveite essa delícia e divida com a família ou amigos!

9. Batata à portuguesa com salsa

Publicidade

Um verdinho sempre dá uma cor e um sabor especial para as receitas! E quem gosta de salsa vai se apaixonar por essa batata à portuguesa. Com aquele gostinho nostálgico de comida de mãe, essa delícia vai fazer um carinho no seu estômago de tão perfeita que fica.

10. Batata à portuguesa com cebola caramelizada

Para fechar essa lista de receitas incríveis com chave de ouro, nada melhor do que uma versão mais gourmet. Com um toque simples, mas que faz toda a diferença no resultado final, essa opção é preparada com uma deliciosa cebola caramelizada no sal e na pimenta-do-reino.

Batata nunca é demais! Delicioso, esse tubérculo pode ser feito das mais diversas formas. E para os apaixonados por essa delícia, a dica é dar uma olhadinha nessas receitas de batata corada, batata canoa e batata ao murro.