20 receitas de batata-doce assada que vão incrementar o seu menu

Escrito por Mariana Sanches

A batata-doce assada é uma receita coringa para quem quer uma refeição diferente, saborosa, nutritiva e saudável. Queridinha dos praticantes de academia, a batata-doce tem um baixo índice glicêmico e é muito saborosa.

Existem diversas formas de preparar a batata-doce: assada, cozida, frita e até mesmo em receitas doces, como o brownie! Ela é extremamente versátil e pode fazer a substituição de outros carboidratos.

Se você quer preparar um prato diferente então confira essa lista de 19 receitas de batata-doce assada!

batata-doce simples

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

1. Chips de batata-doce assados com páprica: o toque especial dessa receita está na páprica doce, que além de dar um sabor diferente e único para o chips de batata-doce ainda deixa a receita com uma linda coloração. Uma dica para deixar as batatas mais crocantes é fatiar as rodelas bem fininhas!

2. Chips de batata-doce simples: com apenas quatro ingredientes, você pode fazer um petisco gostoso e muito crocante. O chips de batata-doce é perfeito para servir junto com outros pratos e dá um sabor a mais para as suas refeições. Vale a pena testar em casa.

3. batata-doce assada simples: para preparar essa receita, você vai precisar de três batatas médias, azeite, sal e alecrim para dar um gostinho a mais. O preparo consiste em descascar as batatas, cortar e temperar. Depois, é só levar para o forno até elas estarem douradinhas. Está pronto!

4. batata-doce assada, crocante e macia: essa receita mistura dois ingredientes que são uma delícia – batata-doce a cenoura! O preparo é simples: basta descascar, lavar, cortar da forma que preferir, temperar e levar ao forno por uma hora e meia. O resultado são batatas e cenouras crocantes e saborosas.

5. batata-doce rústica assada com casca: o segredo dessa receita está no tempero que leva alho e alecrim desidratado. Saborosos, os dois ingredientes combinam perfeitamente com a batata-doce que fica suculenta e muito douradinha. Vale a pena experimentar!

6. Salada de batata-doce assada com gengibre: que tal inovar nas suas saladas? Essa receita é uma ótima opção para quem quer uma salada diferente e muito gostosa. Os ingredientes são batata-doce, cúrcuma, alho, óleo, gengibre, pimenta-do-reino, orégano, azeite e limão.

7. Rodelas de batata-doce com gorgonzola: essa receita é perfeita para acompanhar carnes e é muito simples de fazer! Ela leva apenas dois ingredientes – batata-doce e gorgonzola. Basta descascar as batatas, cortar em rodelas e levar para cozinhar em uma panela com água. Quando estiverem macias, tire do fogo e leve para assar com queijo por cima!

8. batata-doce assada em palitos: essa receita vai bem com qualquer prato e é mais saudável por ser assada e não frita. A dica é temperar com as ervas de sua preferência e, quando estiverem prontas, espremer um pouco de limão por cima para dar um sabor ainda mais gostoso.

9. batata-doce recheada: ótima para servir como prato principal, essa receita de batata-doce fica muito bonita e deliciosa. O recheio é feito com cebola, cebolinha, farinha panko ou farinha de rosca, óleo, sal, pimenta e folhas de alecrim. Muito gostosa!

10. batata-doce snack fitness: quem segue uma dieta mais fitness vai amar essa receita. Os snacks de batata-doce levam poucos ingredientes e são superfáceis de fazer. Eles ficam macios, saborosos e são ótimos para comer depois dos exercícios físicos.

batata-doce assada agridoce

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

11. batata-doce assada agridoce com cenoura: esse receita é simples e fácil de preparar, mas transforma a cenoura e a batata-doce em um prato delicioso e sofisticado. Ele pode ser servido como acompanhante ou como refeição principal. Experimente!

12. batata-doce assada com figo: o toque mais do que especial dessa receita está no figo, uma fruta de sabor único e muitas vezes usada em pratos agridoces. Outro ingrediente que dá um gostinho a mais é o queijo de cabra fresco. Diferente e deliciosa, essa receita vai te surpreender.

13. batata-doce assada e recheada com amêndoas, laranja e brie: os adeptos a receitas gourmet vão amar esse prato. A combinação de batata-doce, amêndoas, laranja e queijo brie causa uma explosão de sabores incríveis e que você vai amar. Esse prato pode ser servido como principal e vai surpreender todo mundo.

14. batata-doce assada com laranja e gengibre: a dupla laranja e gengibre é comumente usada em receitas agridoces. Aqui, esses dois ingredientes combinam com a batata-doce e o resultado são fatias deliciosas com um tempero especial. Aproveite!

15. batata-doce assada com vinagrete de mango chutney: quer fazer uma batata-doce um pouco mais elaborada? Essa receita ensina o passo a passo para preparar uma receita com diferentes temperos, entre eles curry, gengibre, cominho, coentro e claro, vinagre balsâmico e mango chutney.

batata-doce assada com ervas

Foto: Reprodução / Blog Vegana

16. Salada de batata-doce assada com ervas: o segredo desta salada de batata-doce está no incrível mix de ervas que leva salsinha, hortelã, cebolinha, tomilho e pimenta-do-reino. O preparo é simples – basta descascar as batatas, cortar em rodelas e levar para descansar em água fria por dez minutos. Depois, é só temperar e levar ao forno até ficarem douradinhas.

17. batata-doce assada com alecrim e alho: não tem como ser mais prática! Essa receita leva apenas quatro ingredientes: batatas doce, dentes de alho, alecrim e azeite. E não precisa nem ao menos tirar as cascas das batatas, basta cortá-las em palitos, temperar e levar ao forno até que fiquem douradinhas.

18. batata-doce assada com alecrim em palitos: essa receita tem um toque especial de páprica em pó e gengibre ralado. Outra dica é usar o óleo de coco ao invés do óleo normal, pois, além de ser mais saudável, ele tem um sabor mais marcante e que deixa as batatas deliciosas.

19. Batata assada com queijo e ervas: os amantes de queijo vão amar essa receita de batata-doce. Aqui, o queijo gorgonzola é usado para rechear a batata. O prato também leva iogurte grego, que deixa a batata mais molhadinha e suculenta. Vale a pena testar!

20. Batata-doce assada com coentro e açúcar mascavo: o diferencial dessa receita está no açúcar mascavo, que deixa a batata com um sabor muito diferente e gostoso. Outros temperos que ajudam a harmonizar a receita são o coentro e a pimenta-da-Jamaica. Ao tirar as batatas do forno, observe se estão douradas por fora e macias por dentro.

Essas receitas mostram os diferentes preparos que se pode fazer com a batata-doce assada. Na maioria delas, o segredo está no tempero. Experimente e adicione-as nos seus pratos do dia a dia!

PARA VOCÊ