12 receitas de batata-doce roxa que são ricas em cor e sabor

Escrito por    
Em 17.06.20

A batata-doce roxa é um poderoso antioxidante e é considerada um alimento muito saboroso e bastante nutritivo. Também é rica em fibras e vitaminas, então, você já tem motivos de sobra para inclui-la na sua dieta. Confira receitas deliciosas para preparar:

Continua após o anúncio

1. Chips de batata-doce roxa

Receita fácil de preparar e muito saborosa. Para fazê-la separe: batata-doce roxa, azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino para temperar. O truque para fazer chips bem crocantes é cortar a batata em fatias bem fininhas e, depois de temperadas, levar para assar ao forno preaquecido a 180ºC.

2. Hambúrguer de batata-doce roxa

Para quem segue uma dieta vegana ou vegetariana, esta variação de hambúrguer promete surpreender com muito sabor. Tudo que você precisa é preparar um purê com as batatas e misturar com quinoa. Tempere, molde os hambúrgueres e leve para a frigideira.

3. Nhoque de batata-doce roxa com gorgonzola

Parece uma mistura estranha, porém, você não vai se arrepender de tentar essa receita. Depois de cozinhar a batata, basta amassar, acrescentar farinha de trigo e um ovo. Amasse até que a massa fique consistente e seja possível moldar os nhoques. O molho é feito com queijo gorgonzola e vai dar aquele gostinho especial.

4. Peixe com crosta de castanha e purê de batata-doce roxa

O purê de batatas desta receita é o acompanhamento perfeito para o peixe, que será preparado com castanhas. Para fazê-lo, cozinhe as batatas, amasse grosseiramente, retorne para a panela com um pouco de manteiga e coloque um pouco de sal.

5. Filé ao vinho com batata-doce roxa

Mais uma sugestão para quem deseja esse alimento como acompanhamento. Primeiro, você vai aprender a preparar um delicioso filé mignon. Em seguida, corte a batata em fatias, tempere e coloque um pouco de manteiga por cima. Tanto a carne quanto a batata-doce são cozidas no sous-vide.

Continua após o anúncio

6. Papinha de batata-doce roxa com brócolis

Quem tem um bebê com mais de dez meses em casa e quer variar um pouco a alimentação precisa fazer esta receita. Descasque e cozinhe a batata, leve para o processador para fazer o purê. Enquanto isso cozinhe o brócolis, que irá decorar e finalizar a papinha.

7. Sopa de batata-doce roxa

Dias mais gelados pedem uma sopa cremosa, que você pode preparar tranquilamente seguindo essa receita. Além da batata, você vai precisar de alho-poró, dentes de alho, louro, manjericão, creme de ricota ou creme de leite, sal e azeite.

8. Pão de “beijo”

Pão de beijo? O que seria isso? Nada mais, nada menos que um pão feito com batata-doce roxa! Seu preparo é bem simples de fazer e só requer que você misture o purê de batata com polvilho, azeite de oliva, sal e pimenta. Quando a massa engrossar, faça bolinhas e leve ao forno para assar.

9. Pão de batata-doce roxa

Para quem é fã de pão caseiro, esta receita vai permitir que você experimente algo diferente. Além da batata, você também vai precisar de farinha de trigo, fermento natural, água, sal e fermento biológico seco. O preparo é muito semelhante a uma massa de pão tradicional, porém, a batata é a grande estrela!

10. Doce de batata-doce roxa

Uma opção saudável para você que não quer sair da dieta, mas não abre mão de algo docinho de vez em quando. Depois de cozinhar a batata, amasse, para fazer um purê. Misture com açúcar refinado, até que a batata solte toda a água. Bata no liquidificador e leve ao fogo. Adicione gelatina sem sabor e mexa até desgrudar da panela.

Continua após o anúncio

11. Muffin de batata-doce roxa com gengibre e cranberries

Uma segunda opção de doce com um toque saudável. A massa do muffin é feita com batata amassada, que é batida com ovo, água, azeite, farinha integral, açúcar mascavo, canela, bicarbonato de sódio e gengibre em pó. As cranberries secas entram como recheio do muffin.

12. Brownie de batata-doce roxa

Mais uma opção de doce, essa é uma receita fit sem glúten e sem lactose. Para prepará-la você vai precisar de um purê de batata, que será misturado com farinha de amêndoas, óleo de coco, ovo, mel, extrato de baunilha e cacau em pó 100%.

Você imaginava que a batata-doce roxa fosse tão versátil? Deu para perceber que você pode usá-la nos mais diversos preparos. E se você ama doces e quer experimentar novas receitas com o sabor desse ingrediente, dê uma olhada nessas receitas de brigadeiro de batata-doce!

PARA VOCÊ