24 receitas de batata frita que vão te fazer sorrir de orelha a orelha

Escrito por Giovanna Pedrosa

A batata frita é um daqueles pratos impossíveis de dizer não. Crocante por fora e macia por dentro, o seu sabor é incomparável. Não é a toa que ela é uma das receitas mais consumidas no mundo todo!

Seu preparo, formato e visual podem variar bastante. Ela pode ser mais sequinha, como a batata chips, ou mais cremosa, como a batata souté. Mais douradinha ou mais básica, rústica ou em formatos diferentes… Tem opção para todos os gostos!

Confira uma seleção de receitas de batata frita que vão fazer o seu dia muito mais feliz:

Receitas simples de batata frita

Foto: Reprodução / Mohamad Hindi

1. Batata frita básica: esse prato é o clássico dos clássicos! A velha e boa batata frita em sua versão mais simples. O segredo é deixar a batata cozinhar antes, para que fique macia por dentro. A receita também ensina a congelar as batatas sem perder o sabor.

2. Batata frita crocante e sequinha: se você gosta da batata frita mais sequinha, essa opção é para você! O passo a passo conta com diversos truques para conseguir batatas ainda mais crocantes e deliciosas. O preparo leva apenas alguns minutos e é tão simples quanto o da versão tradicional.

3. Batata frita no azeite: o diferencial dessa versão fica por conta do azeite, que dá um novo sabor ao prato e ainda é bem mais saudável que o óleo comum. Para acompanhar, sirva com mostarda e outros molhos de sua preferência.

4. Batata palha frita: aprenda a fazer uma deliciosa batata palha caseira para acompanhar aquele strogonoff de domingo. Uma dica legal é utilizar uma panela funda, para que o óleo não suba. O resultado final é uma batata palha muito mais saborosa que a industrializada, além de bem mais econômica!

5. Batata chips simples: a batata chips também é outra opção deliciosa de batata frita. Ideal para servir como lanchinho da tarde ou acompanhamento, o preparo é bem simples. O principal cuidado deve ser na hora de cortar as batatas: as rodelas devem ser bem fininhas, para garantir a crocância.

6. Batata chips bem temperada: a batata chips ganha uma nova cara com essa combinação de temperos especiais. Essa opção ainda é feita no microondas, o que facilita bastante. Se você não tem muita intimidade com a cozinha, aposte nessa versão.

7. Batata souté: aprenda a fazer essa receita de batata frita souté que é digna de um chef de cozinha. Você vai precisar apenas de batata, óleo, manteiga, alecrim e temperos a gosto. Sirva com um filé e surpreenda seus convidados!

8. Batata smile: essa receita é perfeita para agradar a criançada, mas a família toda com certeza vai amar. Você vai precisar de batata, farinha de trigo, farinha de rosca, maisena, ovo, pimenta do reino e óleo. O formato do rosto é feito com utensílios que todo mundo tem em casa, então, não há desculpas para não tentar!

9. Batata frita em espiral: nessa receita, a batata frita ganha um formato diferente. O passo a passo explica como acertar o formato de espiral e manter a consistência da batata. Você pode optar por servir com ou sem o palito, fica incrível dos dois jeitos!

10. Batata frita no microondas: aprenda a fazer essa versão de batata frita que dispensa o uso de óleo e é feita no micro-ondas. Além de bem mais rápido e prático, esse prato tem a quantidade de calorias reduzidas. Se você está tentando evitar frituras, invista nessa opção e se delicie sem culpa!

11. Batata frita na panela de pressão: para batatas mais macias e molinhas por dentro, escolha essa versão feita na panela de pressão. O preparo consiste em cortar a batata em gomos, acrescentar os ingredientes na panela até pegar pressão, esperar alguns minutos e voltar ao fogo para dourar.

12. Batata frita tipo McDonalds: que tal reproduzir na sua casa essa receita que faz sucesso no mundo todo? Ela é feita com batata, açúcar, glucose de milho, água, óleo e sal. O processo de fritura é a parte essencial da receita, mas é bem simples. Economize e ainda surpreenda seus amigos com essa batata, que é muito parecida com a do McDonalds!

Receitas incrementadas de batata frita

Foto: Reprodução / Sanduba insano

13. Batata frita com cheddar e bacon: essa batata já é um clássico dos barzinhos e restaurantes. Para fazer essa delícia na sua casa, basta fritar o bacon, dissolver o cheddar e fritar as batatas. Veja o passo a passo completo e tire suas dúvidas. O melhor de tudo é que a batata não fica murcha!

14. Batata frita decorada: essa receita é muito boa para ocasiões especiais, como aniversários e festas em geral. Ela pede um pouco de habilidade manual para fazer o formato das batatas, mas nada complicado demais. Lembre-se de cortar as fatias da batata bem fininhas e você vai tirar o preparo de letra!

15. Batata frita empanada: essa versão de batata frita é para quem está querendo sair um pouco da zona de conforto. Entre os ingredientes, estão a páprica picante, o açúcar mascavo, a pimenta-do-reino, ovos e leite. As batatas devem ficar por cinco minutos imersas no óleo para que alcancem o ponto ideal. Depois de empanadas, é só aproveitar!

16. Batatas “ao murro”: essa receita ensina a fazer um prato típico de Portugal que faz qualquer um se apaixonar. Como o nome já diz, as batatas devem ser ligeiramente amassadas antes de irem ao fogo. O resultado é delicioso e muito bonito também. Sirva com queijos e molhos de sua preferência.

17. Batatas “bravas”: aqui está outra opção de culinária estrangeira para sair do comum. Essas batatas, que fazem muito sucesso na Espanha, acompanham um delicioso molho de tomate bem temperado. Finalize com raspas de limão para um toque especial.

18. Batata rústica tradicional: ótima pedida para acompanhar as refeições, a batata rústica vem ganhando espaço no coração dos brasileiros. Nesse passo a passo, você vai aprender a versão mais tradicional, temperada com sal e pimenta. É de comer rezando!

19. Batata rústica com páprica: aqui, as batatas devem ser cozidas por 10 minutinhos antes de serem fritas. Isso garante que o interior fique macio e a casquinha fique crocante! Capriche nos temperos e tenha um petisco de sabor marcante e único.

20. Batata rústica picante: outra versão deliciosa de batata frita rústica é essa, que leva alecrim, canela em pó, sal, pimenta calabresa e páprica picante. O preparo é muito simples, não tem segredos. Se você é fã de comidas mais apimentadas, vai amar o resultado dessa receita.

21. Batata estufada: a dica principal dessa receita é levar a batata para fritar em duas temperaturas diferentes. Esse processo faz com que a batata fique ainda mais crocante. Siga o passo a passo e tenha um resultado de restaurante cinco estrelas.

22. Batata doce crocante: a batata doce também fica uma delícia em versões fritas. Para fazer essa receita, você só precisa descascar as batatas em formato de palitinhos e fritar. Uma dica para saber quando elas estão prontas é pela cor das batatas: quando mudar de cor está pronto para ser servido.

23. Batata doce com alho: aqui está mais uma versão de batata doce frita para você testar na sua casa e ampliar o seu cardápio. Corte as batatas em rodelas altas e leve ao fogo. O segredo está no cozimento, que deve ser feito aos poucos. Para saber o ponto perfeito, espete um garfo e veja se as batatas estão macias. O resultado final é divino!

24. Batata chips doce: nessa receita, você vai aprender a fazer um chips de batata doce bem levinho e muito gostoso. O preparo é simples, rápido e prático. Uma dica importante é secar bem as batatas antes levar ao fogo, para que elas fiquem bem crocantes.

A batata frita é sempre um acerto! Agora que você já sabe como preparar esse prato de diferentes maneiras, é só escolher a receita que mais te agrada e se deliciar. Aproveite e confira também uma seleção de receitas de batata assada para ampliar cada vez mais o seu cardápio!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS