27 receitas de batata gratinada irresistíveis para sua próxima refeição

Escrito por                          

Rica em carboidratos, a batata é uma ótima fonte de energia. Seu consumo é muito comum em todo o mundo e pode fazer parte do cardápio das mais diversas maneiras, frita, cozida, assada, enfim, opções é que não faltam quando falamos desse alimento, não é mesmo? Sem contar o sabor que conquista os mais variados paladares.

A batata gratinada é uma ótima pedida de acompanhamento ou até mesmo prato principal para as suas refeições. Tudo depende dos ingredientes que você escolhe para incrementar o gostinho do legume. Algumas versões são simples e levam apenas um creme, enquanto outras são feitas com legumes, embutidos e outras carnes.

Se você quer conhecer algumas opções que podem ser feitas no conforto da sua casa, basta conferir a lista abaixo que conta com as melhores receitas.

Batata gratinada simples

Foto: Reprodução / Na minha panela

1. Batata gratinada com alho: nessa receita, você confere dois jeitos de preparar seu prato, mas o começo do processo é igual: fatias de batatas são colocadas em um refratário com manteiga e depois são cobertas com um creme de requeijão, creme de leite, alho e mussarela. Até aí é tudo igual, mas, na segunda opção, a dica é acrescentar alguns temperos extras e ainda algumas azeitonas picadas.

2. Batata gratinada fácil: essa é uma receita que tem uma lista de ingredientes menor do que a anterior, mas que não deixa de ser gostosa. Aqui a mussarela é deixada de lado e o creme é um pouco mais simples. O toque especial de sabor fica por conta do alecrim.

3. Batata gratinada cremosa: uma receita que combina dois queijos para o creme que acompanha as fatias de batata: ricota e parmesão. O resultado é um prato com uma textura que pode deixar qualquer um com água na boca.

4. Batata gratinada com cebola: já nessa receita, as fatias de batatas não ganham um creme como nas opções anteriores. Mesmo assim é uma opção muito saborosa para a sua próxima refeição, já que os temperos escolhidos deixam um gostinho sensacional, são eles: alho-poró, cebola roxa, alecrim, pimenta preta, salsinha e alho.

5. Batata gratinada com alecrim: essa é outra opção bem cremosa, mas que leva um bom toque de alecrim e noz moscada para um tempero bem aromático. O modo de preparo não é nada complicado, mas você pode obter uma refeição super saborosa para dividir com as pessoas que mais gosta, que tal?

6. Batata alfredo gratinada: o molho alfredo é simples de ser feito e tem como ingrediente principal o creme de leite. Pode ser a opção ideal para quem quer um prato com um gostinho diferente, mas que possa agradar os mais variados paladares.

7. Batata doce gratinada: a batata doce também pode render um prato gratinado bem saboroso, sabia disso? A lista de ingredientes para essa receita não é extensa e o modo de preparo não é nada complicado. Por isso, é ideal para aqueles dias que a pressa é grande.

8. Batata gratinada com amêndoas: a maioria das receitas anteriores usa o creme de leite para dar um toque especial ao prato, mas já pensou em substituir esse ingredientes pelo leite de amêndoas? Se você gosta do sabor dessa oleaginosa, pode apostar nessa opção, que a chance de sucesso é bem grande, viu?

Batata gratinada vegetariana

Foto: Reprodução / Panelaterapia

9. Batata gratinada aos três queijos: já pensou em preparar um creme que leva gorgonzola, mussarela e parmesão para servir de acompanhamento das suas batatas? Essa é uma opção com um passo a passo muito simples, mas que com certeza pode surpreender pelo sabor incrível que tem. Se você gosta de queijos, não deixe de experimentar.

10. Batata gratinada com creme e alho-poró: já aqui o creme que é feito para acompanhar as batatas tem um toque de queijo parmesão e alho-poró. A combinação desses ingredientes dá um toque marcante irresistível ao prato.

11. Batata gratinada com milho: se você quer dar um toque extra ao prato, o uso do milho pode ser uma ótima pedida, pois esse é um ingrediente que agrada muita gente, não vai te dar quase nenhum trabalho extra e ainda tem um baixo custo.

12. Batata gratinada com funghi: se você acha que acrescentar apenas um molho ou temperos ao seu legume pode soar sem graça, que tal usar cogumelos para incrementar o gostinho? O funghi tem um sabor bem marcante e, por isso, combina muito bem com o prato.

13. Batata gratinada com creme de açafrão: o açafrão é outro ingrediente com sabor marcante que pode ser usado para incrementar o sabor do seu prato e sem muito trabalho extra. Aqui o queijo parmesão ralado também entra em cena para dar um toque crocante para sua refeição.

14. Batata gratinada com cogumelos: já aqui o shiitake é combinado com vinho branco para incrementar o sabor das suas batatas. O resultado é um prato incrível que pode até ser servido como principal. Que tal servir acompanhado de uma salada de folhas verdes?

15. Batata gratinada com aspargos: se você gosta de misturar legumes, que tal usar aspargos no preparo do seu prato? Essa é uma daquelas receitas bem práticas, por isso, mesmo que você esteja com pressa, vale a pena testar em casa e se deliciar com cada mordida.

Batata gratinada com embutidos

Foto: Reprodução / Na minha panela

16. Batata gratinada com pastrami: se você está procurando um receita que usa pouquíssimos ingredientes e tem um preparo pra lá de prático pode ter acabado de encontrar a opção ideal. Como aqui não é feito um molho, o processo é bem simples e rápido.

17. Batata gratinada com presunto: combinar as suas batatas com molho branco, presunto e queijo também pode ser uma boa escolha para seu próximo almoço ou jantar. O trabalho não é nada grande, mas o gostinho é muito bom, então, que tal testar?

18. Batata gratinada com bacon: e já pensou em combinar batata com bacon? Esses são dois ingredientes que possuem muitos fãs, por isso, o resultado de sucesso está praticamente garantido com essa escolha. Então, se você for receber visitas em casa e estiver com dúvidas, que tal testar essa opção?

19. Batata gratinada calabresa e brócolis: essa é uma ótima opção para uma refeição cheia de sabor, já que a combinação de batata com calabresa e bacon fica sensacional. Se você gosta desses ingredientes, não deixe de provar essa receita.

20. Batata gratinada com salame: já essa é uma receita que combina o sabor marcante do salame com a batata e ainda ganha um toque bem cremoso: um molho super simples de ser preparado, mas que fará toda a diferença no resultado final do seu prato.

21. Batata gratinada com bacon incrementada: aqui a batata com bacon não fica só nisso, essa receita também leva um creme, azeitonas e dois tipos de queijo: pode ser mussarela e parmesão. Se você gosta de um sabor marcante, não deixe de experimentar.

22. Batata gratinada com bacon e alcaparras: a batata gratinada com bacon e alcaparras fica com um sabor bem marcante, por isso, é preciso saber se esse é realmente o resultado que você espera. Se sim, aproveite o delicioso sabor do prato.

Batata gratinada com carnes

Foto: Reprodução / Panelaterapia

23. Batata gratinada com mignon e calabresa: essa é uma receita que tem uma lista de ingredientes bem curtinha, mas que fica tão gostosa, que até pode ser servida como prato principal, sabia? Que tal preparar apenas uma salada para servir como acompanhamento?

24. Batata gratinada com bacalhau: o bacalhau é um peixe com sabor marcante, por isso, combina muito bem com o toque suave da batata. Aqui o preparo não é muito complicado e você ainda pode se deliciar com uma refeição deliciosa.

25. Batata gratinada com frango: essa é mais uma opção de um gratinado de batata bem encorpado, que pode ser servido muito bem como prato principal. O preparo não é dos mais complicados, mas também não é muito rápido, já que é preciso cozinhar e desfiar o frango antes da montagem.

26. Batata gratinada com peixe: essa é uma receita que sugere que você use seu peixe favorito para o preparo do prato. Aqui, uma grande quantidade de queijo é usada para uma casquinha crocante e para lá de saborosa.

27. Batata gratinada com salmão: já aqui o salmão em cubos é combinados com fatias de batata e bastante queijo. É um prato que tem um sabor único e que pode agradar os mais variados paladares, já que o peixe escolhido faz bastante sucesso.

A batata gratinada pode ser uma ótima opção para sua próxima refeição, não é mesmo? Se você quer servir o prato como acompanhamento, que tal conferir algumas receitas com carne moída ou de peito de frango aqui.

PARA VOCÊ