16 receitas de batata rústica tão gostosas que você vai comer ajoelhado

Escrito por Vanessa Herrmann

Batata frita pode ser assada, cozida, em purê… ela fica bem de todos os jeitos, não é mesmo? Esse alimento superprático pode ser utilizado em uma grande quantidade de pratos e pode ser preparado de inúmeras formas e é difícil encontrar alguém que resista ao seu sabor.

Pensando nisso, essa lista conta com diversas opções de batata rústica, uma das várias possibilidades de fazer esse legume, para você testar em casa. Além disso, você pode servir acompanhado de molhos bem gostosos para incrementar seu sabor.

Então, que tal conferir a lista abaixo e preparar essas delícias em casa?

Receitas de batatas rústicas variadas

Foto: Reprodução / tempero alternativo

1. Batata rústica com alecrim: para testar essa receita em casa, você precisa cozinhar as batatas por 5 minutos, colocar para escorrer e esperar que esfriem antes de ir ao forno – é esse processo que faz com que a casquinha fique extremamente crocante. Ah, e o tempero é bem basiquinho, já que fica por conta apenas de azeite, sal e alecrim.

2. Batata rústica frita: o segredo para essa batata ficar deliciosa é que ela deve ser cozida antes de ser frita. Esse processo faz com que ela fique macia por dentro e crocante por fora. Outro truque importante é dar um choque no legume em água congelada. Seguindo todas as dicas desta receita, com certeza, você terá um prato muito saboroso para saborear!

3. Batata rústica temperada: essa é uma receita de batata rústica que vai ao forno, mas, antes disso, ela precisa ficar de molho por 5 minutinhos em água gelada. Depois, basta colocar o legume em uma assadeira, regar com azeite e com os temperos sugeridos.

4. Batata doce rústica: para quem quer fugir da batata inglesa, a versão doce do legume pode ser uma excelente escolha. Aqui, as batatas são cozidas e assadas. Já o tempero fica por conta de uma combinação de sal, azeite, alecrim e alho sem casca.

5. Batata rústica na cerveja: se você adora usar cerveja no preparo dos seus pratos, essa receita de batata rústica pode ser uma excelente escolha para você testar em casa. Aqui, o legume fica de molho na bebida por 30 minutos e, depois, é temperado e levado ao forno para assar.

6. Batata rústica express: essa é uma receita extremamente prática e rápida, ideal para quem está com pressa de comer um petisco delicioso. Aqui, o legume, temperado com azeite, sal e alecrim, é levado ao forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 15 minutos, já que o segredo da rapidez é a temperatura do forno. Além disso, a batata asterix é usada porque ela fica mais crocante do que a inglesa.

7. Batata doce rústica simples: a sugestão dessa receita é levar a batata doce cortada ao forno em uma forma untada com manteiga. Ela deve ficar lá até ficar douradinha. Se você quiser, pode acrescentar temperos de sua preferência.

Receitas de batatas rústicas apimentadas

Foto: Reprodução / cozinha travessa

8. Batata rústica com ervas frescas: essa é outra receita em que as batatas são cozidas e depois levadas ao forno para assar. O tempero fica por conta de alecrim, tomilho, orégano, azeite de oliva, alho com casca, sal e pimenta-do-reino.

9. Batata rústica com pimenta e alecrim: nessa receita, você aprende a fazer uma deliciosa porção de batata rústica que é temperada com pimenta do reino, alecrim fresco, pimenta calabresa, páprica picante e azeite de oliva. O resultado é um petisco bem apimentado com um interior macio e uma casquinha crocante.

10. Batata rústica picante com alecrim: essa é outra opção de receita que é feita com a batata asterix. Aqui, o legume é temperado com azeite, sal grosso, alecrim e pimenta. Depois disso, ela deve ficar no forno por aproximadamente 40 minutos, mas, de vez em quando, você deve dar uma viradinha para que todos os lados fiquem crocantes.

11. Batata rústica apimentada: essa é outra opção em que as batatas não precisam ser cozidas, já que depois de temperadas vão direito ao forno. Aqui, o gostinho fica por conta de pimentas calabresa e do reino, azeite, orégano e sal. O tempo no forno é de aproximadamente 30 minutos.

12. Batata rústica com queijo: se você gosta de uma batata bem brilhante, vai amar essa receita, isso porque, aqui, o legume é coberto por manteiga e azeite! Além disso, o tempero fica por conta de uma combinação de alho, sal, pimenta, alecrim e queijo parmesão.

13. Batata asterix rústica: nessa receita, as batatas são cortadas e cozidas por aproximadamente 10 minutos. Depois de secas, elas são fritas e, para finalizar, basta acrescentar os temperos! Após seguir todos esses passos, seu petisco estará prontinho para consumo.

14. Batata rústica picante: essa é uma receita bem prática, em que as batatas são cortadas, temperadas e levadas ao forno. Como o resultado final é bem picante, a sugestão é servir o petisco acompanhado de um molho de creme de ricota (que pode ser substituído por iogurte natural), sal, azeite e limão.

15. Batata doce rústica com alho: essa é uma receita em que dois tipos diferentes de batata doce são usadas – a rosadinha e a roxa. Aqui, o legume é temperado com alho inteiro, alecrim, sal, azeite e pimenta. Depois disso, basta levar o petisco ao forno e esperar até que ele fique bem douradinho e crocante.

16. Batata rústica com sálvia: nessa receita, as batatas são temperadas com sálvia, sal, pimenta, páprica, limão e azeite. Depois de passar os temperos pelo legume, basta levar ao forno e, depois, se deliciar com o resultado final.

A batata rústica é uma ótima pedida para acompanhar suas refeições ou até mesmo para ser servida como petisco – o que importa mesmo é se deliciar com o gostinho desse prato. Ah, e se você não resiste ao sabor deste legume, que tal conferir algumas receitas de batata assada que também ficam divinas?

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS