10 receitas de batata souté que vão te fazer saltar de alegria

Escrito por                          

A batata souté, ou sauté, é uma forma diferente de preparar esse vegetal tão presente nas mesas brasileiras. Ela recebe esse nome porque deve ser cozinhada em uma pequena quantidade de gordura, sem deixar grudar, saltando no fogo. Na prática, a batata é combinada com alguns temperos, como o alecrim, e leva um fio de azeite por cima antes de ser servida.

Esse prato pode ser feito como aperitivo ou servida como acompanhamento em pratos diversos, como carnes vermelhas e brancas, por exemplo.

As receitas de batata souté são fáceis e rápidas de preparar. Confira algumas opções e aprenda pratos completos que usam a batata souté como acompanhamento.

1. Batata souté com alecrim:

Foto: Reprodução / Oslaine Artes

As receitas desse tipo de batata são bem simples, porque o preparo é o mesmo para todas, o que difere, na verdade, são os ingredientes que você vai usar para temperar o seu prato. No caso dessa, por exemplo, o alecrim tem o papel de trazer um sabor diferenciado.

2. Batata souté com salsinha:

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Caso você prefira um sabor mais suave e presente ao mesmo tempo, o uso da salsinha é uma excelente opção. Se quiser aumenta as possibilidades, pode completar com cebolinha. É uma aposta segura e deliciosa para preparar essa batata, é difícil não gostar!

3. Batata souté na manteiga:

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Nada melhor do que misturar todo o sabor da batata com a capacidade da manteiga de deixar os pratos mais cremosos, suculentos e apetitosos. Essa receita vai te ensinar a fazer isso com perfeição. A manteiga, se bem utilizada, pode trazer experiências gastronômicas de primeira qualidade, pode acreditar.

4. Batata souté com queijo ralado:

Foto: Reprodução / Pâmela Brandão

Mais uma maneira de incrementar sabor sua receita de batata é adicionando elementos de finalização, como ocorre nesse prato delicioso com queijo ralado. Ele pode parecer a opção mais simples, mas realmente combina muito bem com o vegetal e vai agradar!

5. Batata bolinha souté:

Foto: Reprodução / Sem Medida

Normalmente esse estilo de batata é feito com a batata inglesa, a mais comum, cortada em formato de lua e temperada. A dica desse prato é inovar um pouco ao usar a batata bolinha, que dá um aspecto diferente e é tão saborosa quanto a outra. Vale muito a pena experimentar.

6. Filé ao molho de mostarda e batata souté:

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Claro que não poderia faltar nesta lista opções para você poder comer junto com sua maravilhosa batata. Essa, por exemplo, é talvez a mais tradicional entre todas, já que a mistura do filé de boi com batata é algo bem comum. Para melhorar, você vai incrementar o prato com um molho de mostarda sensacional.

7. Batata souté com carne seca acebolada:

Foto: Reprodução / Quitutes da Andréa

A carne seca é uma possibilidade combinação certeira com esse tipo de batata! Aqui, ela é servida com cebola, muito bem temperada e com bastante sabor. Com certeza a sua família vai adorar comer esse prato em um final de semana!

8. Arroz com carne seca e batata souté:

Foto: Reprodução / Andrea Quitutes

Como você já viu, a carne seca é uma excelente possibilidade de combinação com a batata. Agora, você vai aprender a fazê-la de uma forma diferente, em conjunto com um arroz bem saboroso. Um encontro que vai surpreender!

9. Costela suína com batata souté:

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Se você gosta mais de carne de porco ou quer combinar a batata com uma carne diferente, essa é a possibilidade perfeita. Você vai fazer uma maravilhosa costela suína super bem temperada, marinada e assada até ficar no ponto de derreter na boca. Depois disso, é só preparar a batata e correr para experimentar.

10. Bacalhau ao molho de pimenta com batata souté:

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Para os fãs de peixes e frutos do mar, o bacalhau é uma excelente opção para fazer junto com a batata souté. Essa combinação é deliciosa e fica ainda melhor com o pimenta que você vai aprender a fazer. É uma ótima opção para um jantar especial.

A batata souté é uma das milhares de formas usadas para preparar esse vegetal. A batata é um dos vegetais mais consumidos no país e em boa parte do mundo e o que não faltam são opções para fazer dele um verdadeiro destaque em seus pratos. Veja também como preparar um delicioso nhoque de batata e se torne um especialista no uso de batatas na cozinha!

PARA VOCÊ