12 receitas de bauru de forno para matar a fome com praticidade

Escrito por    

Conhecido em todo o território nacional, o bauru foi batizado em homenagem à cidade paulistana em que foi criado, no final da década de 1930. Originalmente, o lanche era feito de pão francês, rosbife, tomate, picles e um combo de queijos derretidos; contudo, com o passar dos anos, a receita foi sendo modificada e, hoje em dia, ganha inúmeros ingredientes diferentes.

Continua após o anúncio

Curiosamente, quando se fala em bauru, é comum que se pense em um sanduíche feito de mussarela, presunto e tomate. Talvez por conta dessa montagem ter se tornado a mais conhecida, há muito orgulho e tradição em torno do bauru verdadeiro, especialmente no restaurante Ponto Chic, o responsável pela criação da iguaria.

Entretanto, o fácil acesso aos ingredientes da versão mais popular do lanche certamente propicia suas adaptações. Por ser tão querido e versátil, o bauru é uma aposta segura para servir a visitas e fazer refeições rápidas, pouco trabalhosas e gostosas!

Bauru clássico

1. Bauru assado com molho branco

Foto: Reprodução / Dupla Gourmet

O pão de forma tradicional é a base desta receita. Levado ao forno com presunto, queijo prato e mussarela, este bauru vai agradar principalmente àqueles que adoram uma comida bem cremosa, pois leva também camadas de molho branco, o que dá um toque mais elaborado a um prato que é simples, mas delicioso!

2. Misto-quente no forno

Foto: Reprodução / Aromas e Sabores

Aqui, utiliza-se o pão de forma sem casca e, além do presunto e da mussarela, há ainda um creme à base de sopa de cebola que serve como cobertura. Também é possível substituir o recheio clássico por outros frios, como o peito de peru ou salaminho.

3. Bauru de forno com recheio cremoso

Foto: iStock

Este bauru de forno conta com dois grandes diferenciais: o uso de cheiro verde, que o deixa mais colorido e com um gostinho a mais e com um molho feito de claras em neve. A mistura de ovos, leite e queijo parmesão forma uma nova camada, saborosa e macia, sobre o sanduíche.

Continua após o anúncio

4. Bauru assado com molho de queijo

Foto: Reprodução / Lab Culinário

Outra possibilidade é a de montar um bauru comum em uma forma untada: pão de forma, mussarela, presunto, tomate e mais uma camada de pão. Para ser levado ao forno, o lanche pode ganhar uma dose extra de queijo da sua preferência!

Bauru com massa de torta

5. Torta tipo bauru

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

Tendo como foco o recheio de queijo, presunto e tomates, é possível deixar a inovação para a massa do bauru. Nesta receita, o primeiro preparo a ser feito é de uma massa de liquidificador bem simples, mas que fica com uma textura aerada e fofinha.

6. Bauru com massa de liquidificador

Foto: Reprodução / Fotografando à Mesa

Quem não come presunto também pode se deliciar com um bauru de forno! Nesta receita, o recheio de parmesão, mussarela, tomate e azeitona é incorporado à massa de liquidificador durante o assamento. A textura é aquela de queijo derretido que dá água na boca!

7. Sanduíche de forno saudável

Foto: Reprodução / Casa, coisas e sabores

Já que uma das maiores graças do bauru é a sua versatilidade, esta receita vem carregada de sugestões de recheios criativos e saudáveis para variar o lanche, como espinafre, cenoura e queijo Minas, por exemplo. A massa caseira é um pouco trabalhosa, mas o resultado compensa tudo. A dica para acertar o ponto é só parar de sovar quando a massa estiver lisa, macia e soltando da mão.

8. Bauru enroladinho

Continua após o anúncio

Foto: iStock

Esta versão do bauru deve agradar sobretudo às crianças, pois sua aparência remete à de um salgado de padaria. Com uma massa sovada, prepara-se pequenos rocamboles, para tanto é necessário que a massa já esteja bem descansada e firme.

Outros sanduíches de forno

9. Sanduíche gratinado de frango

Foto: Reprodução / Panelaterapia

As sobras de um frango assado podem ser reaproveitadas em um lanche saboroso também! Camadas de pão de forma recheadas de frango desfiado e queijo dão origem a um belo sanduíche: basta montá-lo em um uma forma, polvilhar queijo parmesão e levá-lo ao forno para gratinar.

10. Lanche com carne seca e cheddar

Foto: Reprodução / Quitutes da Andrea

Inspirada no escondidinho, esta receita tem como recheio do bauru a carne seca desfiada e queijo cheddar. A montagem é feita com pão de forma sem casca, a carne, o queijo, requeijão e um delicioso molho branco, transformando o lanche em uma criativa torta cremosa! Outra ideia é servi-la acompanhada de uma salada caprichada.

11. Sanduíche especial de mortadela

Foto: Reprodução / Sal de Flor

Este bauru recupera outro clássico da culinária brasileira: o sanduíche de mortadela! A primeira etapa da preparação é refogar a mortadela com cebola e tomate, depois o recheio é posto em um pão sovado e a finalização é feita com uma mistura de maionese, mostarda e queijo. O lanche vai ao forno para gratinar, o que garante que o queijo fique derretido no ponto certo.

12. Torta de hambúrguer

Foto: Reprodução / Sal de Flor

Praticidade é a palavra-chave deste bauru de forno. Uma massa simples é batida no liquidificador e o recheio utilizado é queijo, tomate, cebola e hambúrgueres crus, que podem ser caseiros ou industrializados.

O bauru de forno é uma receita fácil e rápida, que pode ser adaptada de acordo com os ingredientes que você tem em casa ou conforme o seu paladar mandar. Com um pacote de pão de forma, um molho bem feito e frios, você já pode fazer um lanche saboroso e até agradar às suas visitas.

Se na sua cidade o bauru mais conhecido é aquele com presunto e queijo, que tal retornar às raízes e prepará-lo, por exemplo, com rosbife, tomates e picles? O único segredo é vigiar o forno para não deixar seu lanche queimar!

PARA VOCÊ