10 receitas de berinjela empanada para uma vida mais fit

Escrito por    

A berinjela é um dos vegetais mais versáteis e práticos – podendo ser preparada assada, frita, cozida… Mas o melhor de tudo é que é um alimento pouco calórico, livre de gorduras e rico em vitaminas.

Continua após o anúncio

Se você procura um preparo prático, saudável e saboroso, a berinjela empanada é o prato perfeito! Essa lista conta com receitas que utilizam aveia, bolacha de água e sal e, até mesmo, farinha de coco para envolver o vegetal e deixar tudo ainda mais saboroso.

Para evitar a fritura, muitos dos preparos são feitos no forno – e o resultado é uma berinjela crocante que pode ser saboreada sem culpa! Confira!

1. Berinjela empanada fit simples

Foto: Reprodução / Sunday Slices

Nesta receita, a berinjela é empanada com farinha de aveia e de linhaça, que trazem um sabor leve e delicioso ao prato. Além de ser muito simples de preparar, a receita substitui os ovos, utilizados para empanar, por água – uma ótima opção para veganos, por exemplo. Além de saborosa, essa receita é muito saudável e nutritiva!

2. Berinjela empanada assada

Foto: Reprodução / Pimenta no reino

Se você gosta de empanar os alimentos do jeito clássico – com farinha de trigo e ovo batido -, mas também não quer sair da dieta, essa receita é perfeita! Substitua a farinha de rosca por bolachas de água e sal trituradas e faça o preparo comum. Depois, é só colocar as rodelas de berinjela em uma assadeira e levar ao forno.

3. Berinjela empanada com ervas

Continua após o anúncio

Esta receita é para quem adora temperos e faz questão de adicionar ervas aromáticas em tudo! Além de empanar a berinjela no modo tradicional, com farinha de trigo, de rosca e ovo batido, também são adicionadas folhas de manjericão, orégano e um pouco de queijo parmesão! Por ser assada, essa berinjela pode ser saboreada até mesmo por quem está de dieta.

4. Berinjela empanada com especiarias

Foto: Reprodução / Pitadinha

Muitas dietas restringem o consumo de farinha de trigo – por isso, você pode substituí-la por farelo de aveia e obter um resultado semelhante! Nesta receita, também são adicionados colorau, açafrão e farinha de arroz, para deixar tudo ainda mais saboroso e apetitoso.

5. Berinjela empanada com bolacha

Para deixar o prato mais crocante, esta receita usa bolacha de água e sal triturada para empanar as rodelas de berinjela! Além de ser uma opção menos calórica para a farinha de rosca, o sabor e a praticidade dos biscoitos vão deixar o prato ainda mais incrível. Depois de assadas, as berinjelas ficam muito apetitosas e saborosas!

6. Berinjela empanada com farinha de coco

Nesta receita, as farinhas de trigo e de rosca são substituídas pelas de coco e amêndoa, deixando o prato mais saudável e nutritivo. O preparo também leva pimenta-do-reino, alho em pó e queijo parmesão ralado. Além de ser muito prática de preparar, essa berinjela vai te deixar com água na boca!

Continua após o anúncio

Berinjela empanada e frita

Foto: iStock

7. Berinjela empanada tradicional: esta receita ensina a preparar a berinjela empanada da forma mais clássica possível: frita, com farinha de trigo e de rosca. Não tem como errar, esse prato vai te conquistar pela facilidade e pelo sabor! Perfeito para servir de petiscos ou como acompanhamento de uma refeição.

8. Berinjela empanada com queijo brie e tomate: se você quer unir a crocância do empanado à cremosidade do queijo, esta receita é perfeita! Além de ser preparada da maneira tradicional, essa berinjela empanada leva queijo brie e tomate catalão, que deixam tudo ainda mais saboroso. Vai ser impossível resistir!

9. Berinjela empanada vegana: em vez de ovo, usado para molhar as rodelas de berinjela na hora de empanar, esta receita usa água e bicarbonato de sódio para deixar o prato mais cremoso sem usar ingredientes derivados de animais. Depois, é só fritar tudo e servir – a sugestão é acompanhar o prato com um delicioso molho de sua preferência!

10. Berinjela empanada e com purê de batatas: esta receita ensina a preparar um verdadeiro prato, com acompanhamentos e guarnições para a berinjela empanada. Aprenda a preparar o vegetal em fatias maiores, em vez das comuns rodelas, que podem ser servidas com um delicioso purê de batatas e um saboroso molho de tomate! É de dar água na boca.

Se você adora o sabor da berinjela e pretende saboreá-la sem sair da dieta, experimente preparar essas receitas de salada de berinjela, lasanha de berinjela low carb ou de berinjela recheada!

PARA VOCÊ