12 receitas de berinjela gratinada que aliam praticidade e saúde

Por                                
Em 15.02.20

Diz a lenda que a berinjela gratinada agrada até aqueles que torcem o nariz pra esse vegetal tão rico e versátil. E essas receitas aqui em baixo vão provar que isso é verdade. Confira!

Publicidade

1. Berinjela gratinada com carne moída

As berinjelas usadas nessa receita são cortadas em rodelas de espessura média para que não desmanchem no refratário. Você deve intercalar camadas de molho de tomate, berinjela e carne moída refogada. Finalize com bastante mussarela ralada e aproveite!

2. Berinjela gratinada com molho branco

Essa receita é bem parecida com a aqui de cima, mas a diferença fica por conta de um molho branco bem cremoso. Intercale camadas de berinjela, carne moída e esse molho pra lá de especial. Não tem como ficar ruim, não é mesmo?

Publicidade

3. Berinjela recheada gratinada com catupiry

Catupiry é aquele ingrediente que deixa qualquer receita mais gostosa. Essas berinjelas são cortadas em formato de barquinhas e recheadas com carne moída, catupiry e mussarela. Leve ao forno para gratinar e está pronto!

4. Berinjela gratinada com legumes

Publicidade

Essa receita é supercompleta e leva ingredientes diferenciados, como por exemplo o tempero lemon pepper e cogumelos. Vai receber alguém especial para almoçar ou jantar aí na sua casa? Prepare esse prato e surpreenda.

5. Lasanha de berinjela gratinada

Adora lasanha mas não quer exagerar nas calorias? Então você está no lugar certo! Além de ser menos calórica, ela também é vegetariana. O preparo é rapidinho e fica uma delícia. Vale a pena testar hoje mesmo!

6. Berinjela gratinada recheada

Corte as berinjelas em formato de barquinhas para fazer essa receita. O recheio fica por conta de uma carne moída bem refogadinha junto com a polpa da berinjela. Salpique queijo por cima e leve ao forno para gratinar. Deu água na boca, né?

7. Berinjela à parmegiana gratinada

Parmegiana de berinjela? Já pensou nessa possibilidade? Pois é, fica uma delícia! Corte as berinjelas no sentido do comprimento e use-as no lugar da carne na receita do bife à parmegiana.

8. Berinjela gratinada com purê de batata

O purê de batata usado aqui vai deixar sua receita toda especial. Além dele, o preparo ainda leva carne moída, presunto e mussarela. Essa combinação deliciosa vai para o forno e, agora, é só segurar a ansiedade para devorar!

Publicidade

9. Torre de berinjela gratinada

A apresentação dessa receita é bem diferente e até parece complicada de preparar, mas não se engane: é muito mais fácil do que você imagina. Intercale camadas de berinjela, tomate, queijo e deixe no forno até gratinar.

10. Berinjela gratinada fit

Receita fit? Sim, temos! Esse preparo leva um creme de ricota para rechear que fica incrivelmente delicioso. Sem mistérios, mas cheio de sabor, esse prato vai te salvar naquele dia que você estiver a fim de comer alguma coisa bem gostosa.

11. Berinjela gratinada vegetariana

Muitas das receitas dessa lista levam a carne moída ou o presunto como recheio, mas você pode preparar uma berinjela gratinada sem carne e, ainda assim, saborear um prato maravilhoso. Confira no vídeo o passo a passo para fazer esse gratinado vegetariano que vai agradar até o maior fã de carne.

12. Berinjela gratinada vegana

É claro que não deixaríamos os veganos de fora dessa lista! O queijo que vai por cima desse preparo é feito de batata e acredite: o efeito do gratinado fica muito parecido. Prepare essa receita e surpreenda-se, pode confiar!

Todas elas são muito fáceis, né? Passe no mercado e já compre o que está faltando para preparar a sua preferida. Veja também receitas de arroz temperado para acompanhar e também estas opções de bolo de caneca fit para a sobremesa.

Publicidade