58 receitas de beterraba para refeições ainda mais coloridas

Além do sabor, uma coisa em especial chama a atenção na beterraba: a cor. Vibrante e surpreendente, a tonalidade roxa é capaz de combinar com os mais diferentes pratos e ingredientes.

Por ser rica em açúcar, este vegetal possui um gosto levemente adocicado. Isso permite sua utilização em receitas salgadas ou doces, sendo acompanhada por folhas, queijos, frutas, carnes e massas. Além disso, suas folhas também podem ser usadas das formas mais variadas.

Confira a seleção com deliciosas receitas e aproveite!

Saladas de beterraba

Receitas de beterraba

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

1. Salada de beterraba com champignon: essa salada, apesar do aspecto sofisticado, é feita com ingredientes bem simples. Primeiro, as beterrabas são cozidas, ainda com casca. Depois, são temperadas com azeite, sal e pimenta. Além dela, a salada é montada com folhas de rúcula, cogumelos dourados na frigideira, nozes picadas e torradas com uma mistura de cream cheese e gorgonzola.

2. Salada de beterraba assada: para quem não gosta das formas tradicionais de servir beterraba, essa é uma ótima opção. As beterrabas são cortadas em cubinhos, espalhadas sobre uma assadeira e temperadas com sal, orégano, gengibre e azeite. Após assar por cerca de 30 minutos, coloque em uma vasilha com cebolinha, cebola roxa, alho e tomilho. A salada pode ser servida quente ou fria.

Publicidade

3. Salada de beterraba assada com nozes e queijo de cabra: em uma combinação incrível de sabores, o contraste do doce da beterraba com a acidez do queijo de cabra fica delicioso. A beterraba é assada com casca até ficar bem macia. Então, é cortada em cubos e servida com alface, pecãs, queijo de cabra, molho dijon e mel.

4. Salada de beterraba com laranja: com a beterraba já cozida, no ponto al dente, corte em cubos e coloque em uma saladeira. Com isso, são adicionados cebolinha picada, limão e azeite. Depois, coloque os cubos de laranja e a cebola roxa. A dica é não misturar a salada, para que a laranja não manche de roxo.

5. Salada de lentilha, beterraba assada e queijo: essa salada mistura diversos ingredientes que vão criar uma explosão de sabores no seu prato. A montagem é bem simples: primeiro, as lentilhas cozidas e, depois, a beterraba assada e o queijo feta. Por fim, é acrescentado o azeite de hortelã e a pimenta-do-reino.

6. Salada de repolho com beterraba: essa receita pode ser servida como salada ou como acompanhamento para sanduíches. Primeiro, faça uma marinada com vinagre, azeite, açúcar e sal. Em uma tigela, coloque o repolho, a beterraba descascada e o alho e regue com o líquido da marinada.

7. Salada de folhas de beterraba e ervas: essa receita segue a ideia de montar um prato apenas com folhas, brotos e ervas. A folha de beterraba é utilizada para ajudar a compor o restante da salada, junto com o coentro, a salsinha, o hortelã e brotos variados. O tempero é feito com azeite, sal, pimenta-do-reino e suco de limão siciliano.

Publicidade

8. Salada de beterraba e grão de bico: a beterraba picada, com casca, é assada com alho e alecrim até ficar bem macia. Em uma travessa, ela é colocada junto com o grão de bico, o picles, a cebola, o coentro e a cebola. Para temperar, sal, azeite, suco de limão e pimenta.

9. Salada de beterraba, rúcula e queijo de cabra: com a cara do verão, essa salada tem ingredientes bem refrescantes e coloridos. A beterraba é enrolada no papel alumínio e colocada para assar. Depois de assada e cortada em cubos, é colocada em uma tigela com rúcula, queijo de cabra e sementes de girassol torradas. No tempero, um molho feito com cebola, vinagre, sal, pimenta-do-reino e azeite.

10. Salada de beterraba com molho agridoce: a beterraba é cozida em uma frigideira com água e um pouco de sal até ficar macia. Quando o cozimento terminar, retire os pedaços e mantenha o líquido que sobrar na frigideira. Com ele, faça um molho e adicione vinagre e açúcar mascavo. Então, volte a beterraba para a panela, e acrescente cebola e casca de laranja. Sirva em uma tigela com azeite e cebolinha verde.

Publicidade

11. Salada de beterraba, cenoura e rabanete: o diferencial dessa salada está em utilizar todos os ingredientes crus para deixá-la ainda mais nutritiva. A cenoura e o rabanete são consumidos com a casca, enquanto a da beterraba é retirada. Os vegetais são picados e temperados com sal, limão siciliano, azeite, salsinha, cebolinha e pimenta-do-reino.

Bebidas de beterraba

Receitas de beterraba

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

12. Suco de beterraba, maçã e cenoura: esse suco é bem prático e rápido de fazer. Todos os ingredientes são descascados e batidos no liquidificador com água – entre eles, a maçã, a beterraba, a cenoura e o gengibre. Depois, coe com uma peneira bem fina. Como todos os elementos já são naturalmente doces, não é preciso utilizar nada para adoçar.

13. Suco funcional de beterraba, melancia e chia: esse suco reúne vários nutrientes através de seus componentes. Coloque a melancia, a beterraba crua, a chia e a água no liquidificador e bata bem. O ideal é não adoçar e não coar, para manter os benefícios de todas as fibras.

14. Suco de beterraba, laranja e gengibre: para essa receita, comece espremendo as laranjas. Então, leve o suco para o liquidificador e acrescente a beterraba, o gengibre e a salsinha. Bata bem e sirva imediatamente. Não coloque açúcar ou adoçante para manter o suco totalmente natural.

Publicidade

15. Suco de laranja, beterraba e couve: bem fácil de fazer, essa receita consiste em bater no liquidificador todos os ingredientes. A combinação de suco de laranja, água, beterraba, ameixa e couve forma uma mistura deliciosa e surpreendente.

16. Suco de abacaxi com beterraba: que tal uma combinação supergostosa e ainda saudável? No liquidificador, coloque o abacaxi, a beterraba e água bem gelada. Bata até ficar bem homogêneo. Entre os benefícios estão as fibras do abacaxi e a fonte de ferro da beterraba.

17. Suco de talo de beterraba com laranja e cenoura: o primeiro passo é descascar a laranja, retirar as sementes e cortá-la em pedaços. Depois, coloque-a no liquidificador junto com os talos de beterraba, a cenoura, as tâmaras, o ramo de salsinha, o gengibre e a água. Os ingredientes, naturalmente doces, resultam em um sabor incrível.

18. Vitamina de banana com beterraba: para essa vitamina, os damascos e as sementes de chia e gergelim devem ser hidratados antes do preparo. Então, são batidos no liquidificador com banana, beterraba e a aveia. A quantidade de água pode variar de acordo com a consistência que desejar.

19. Suco de água de coco com beterraba: nada pode ser mais rápido e fácil do que esse suco. Ele combina apenas dois ingredientes: beterraba e água de coco. Bata no liquidificador até a mistura ficar bem homogênea. O resultado é uma bebida suave e refrescante.

Sopas e cremes de beterraba

Receitas de beterraba

Foto: Reprodução / Sunday slices

20. Homus de beterraba: os ingredientes para essa receita são bem simples. Entre eles, estão a beterraba, o azeite, o limão, o alho e o tahine, também conhecido como pasta de gergelim. É só misturar tudo e servir em um pote. O homus pode ser utilizado em sanduíches ou molhos diversos.

21. Sopa de beterraba: a sopa pode ser uma excelente opção para servir a beterraba. O refogado inicial é feito, além dela, com cebola, batata e alho. Depois, bata a mistura no liquidificador até obter um creme uniforme. Na hora de servir, você pode decorar com creme de soja ou leite de coco.

22. Creme de beterraba com batata: em uma panela de pressão, coloque a batata e a beterraba picadas para cozinhar. Depois, bata os pedaços no liquidificador até formar um creme homogêneo. A finalização é feita com uma mistura de creme de leite gelado e sal.

23. Sopa de beterraba com tomate: para essa sopa, cozinhe as beterrabas com água e sal até ficarem bem macias. Elas são acrescentadas no refogado de cebola, alho-poró e tomate. A mistura é colocada de volta na água para cozinhar ainda mais. Você pode decorar com um fio de azeite e cebolinha verde picada.

Publicidade

24. Sopa fria de beterraba com tofu: além de saboroso e cheio de nutrientes, essa sopa fria é superfácil de fazer. Confira agora mesmo ter essa delícia em casa!

25. Creme de beterraba com coalhada seca: as beterrabas são assadas e, depois, triturados no liquidificador e servidas com coalhada. A sopa pode ser consumida tanto quente quanto fria.

26. Consomê de beterraba com ricota: nessa versão de consomê, o prato é feito com alho-poró, beterraba, abóbora e salsão. Depois de refogados, os ingredientes são triturados até virar um creme. Para completar, são acrescentadas bolinhas de ricota temperadas.

Pratos salgados de beterraba

Receitas de beterraba

Foto: Reprodução / Gastrolândia

27. Salmão grelhado com purê de beterraba: os filés de salmão são temperados com sal e pimenta e, depois, grelhados. Junto com o peixe, é servido um purê de beterraba e batata com sementes de cardamomo. Para finalizar, use a salsa criola, feita com cebola roxa, alcaparra, azeitona preta, pimenta dedo-de-moça, azeite, sal e suco de limão siciliano.

28. Risoto de beterraba: os ingredientes dessa receita formam uma combinação perfeita. A beterraba é usada em forma de suco para incorporar o caldo do risoto. O queijo parmesão, queijo de cabra e as amêndoas torradas dão o toque final para o prato. A principal dica é utilizar o suco com o ingrediente cru para manter a cor viva.

29. Arroz de beterraba: a beterraba cozida é batida no liquidificador até formar um creme, que, depois, é coado. Então, essa mistura é adicionada no arroz enquanto ele ainda está cozinhando. Acrescente, também, o caldo do cozimento da beterraba para dar ainda mais sabor. Depois, basta terminar o cozimento e servir quente.

30. Risoto de beterraba com brie e nozes: o tempero do arroz é dado por cebola, alho, tomilho, sal e pimenta. Os pedaços de beterraba são colocados durante o cozimento, junto com o vinho e o caldo de legumes. Para finalizar, coloque o queijo e as nozes na panela até o risoto ficar bem cremoso.

31. Polvo com risoto de beterraba: depois de finalizar o preparo do risoto, são acrescentados o purê de beterraba, o queijo mascarpone, o parmesão e a manteiga. Como acompanhamento, é servido um delicioso polvo, que deve ser cozido e dourado na frigideira.

32. Peixe em crosta de ervas com legumes e purê de beterraba: o peixe utilizado nessa receita deve ser do tipo branco. Depois de selado na frigideira, ele é envolvido pela crosta, feita de cebola, salsinha, pistache, azeite, sal e castanha-do-Pará. Ele é servido com o purê de beterraba e tomilho e legumes salteados.

33. Refogado de talos de beterraba com quinoa: ao invés de serem jogados fora, os talos da beterraba podem ser usados para fazer esse delicioso refogado. Eles são cortados e temperados com sal, pimenta, um fio de óleo e suco de limão. Durante o preparo, na panela, são adicionados a cebola, o alho-poró, a salsa e a cebolinha. No final, acrescente a quinta e sirva com salsinha fresca.

34. Cuscuz com beterraba, laranja e cenoura: para quem busca um prato gostoso e refrescante, esse é o ideal. O cuscuz é temperado com azeite e sal e regado com suco de laranja aquecido. Depois são adicionadas a beterraba, a cenoura e a salsinha. A finalização é feita pelo gergelim tostado.

Massas com beterraba

Receitas de beterraba

Foto: Reprodução / Gastrolândia

35. Nhoque de beterraba ao molho de queijo: o primeiro passo é misturar a beterraba assada e a ricota em um processador até formar uma massa homogênea. Então, leve ao fogo baixo até a massa secar e misture a fécula de batata, a farinha de pão, o parmesão, os ovos e a gema. Depois de modelada em bolinhas e fervida, a massa recebe o molho de leite, parmesão e requeijão.

36. Nhoque de beterraba ao pesto de brócolis: para o nhoque, primeiro, deve ser preparado um purê com beterraba e alho refogado. Depois, misture a farinha de trigo aos poucos até não grudar mais nas mãos. Quando a massa já estiver fervida, corte em pequenas bolinhas, coloque-a em uma travessa com o pesto de brócolis e leve ao forno por cerca de 10 minutos. Na hora de servir, decore com amêndoas laminadas.

37. Panqueca de beterraba: a massa da panqueca começa a ser feita batendo, no liquidificador, os ovos, a água, a linhaça, o óleo e a beterraba. Depois de obter um creme bem liso, acrescente farinha de trigo, amido de milho e sal. Com isso, despeje a massa em uma frigideira untada e deixe dourar dos dois lados. Você pode rechear com os ingredientes que preferir.

38. Macarrão com molho de beterraba: enquanto o macarrão cozinha, o preparo do molho é feito com alho, alho-poró e cebola dourados em uma frigideira com óleo. Os tomates são adicionados e refogados até formar um molho consistente. Logo em seguida, coloque a beterraba cozida e a páprica defumada. Para servir, decore com cebolinha verde picada.

39. Falsa lasanha de beterraba e cottage: primeiro, faça o creme de cottage, pistache, azeite, pimenta e sal. A montagem da lasanha é bem simples e segue a ordem: fatia de beterraba cozida e creme de cottage. Depois de repetir as camadas até o topo da travessa, finalize com algumas folhas verdes por cima e regue com suco de limão, azeite, pimenta e sal.

40. Talharim de beterraba: o talharim é feito com uma mistura de ovo, água, azeite, farinha de trigo, beterraba em pó e sal. Depois de misturar todos os ingredientes, passe a massa pelo cilindro e corte em tirinhas. Você pode consumir o macarrão na hora ou deixá-lo secar até embalar.

41. Macarrão com pesto de beterraba: o macarrão segue o preparo básico de cozimento. Para o pesto, são processados, primeiramente, nozes, alho, suco de limão, azeite, sal e pimenta-do-reino. Depois, adicione as beterrabas, cozidas ou gratinadas, até virar uma massa bem homogênea. Misture o molho à massa e finalize com cebolinha picada.

Acompanhamentos de beterraba

Receitas de beterraba

Foto: Reprodução / Veganana

42. Pesto de beterraba com nozes: nessa receita, a beterraba é utilizada crua, apenas processada. Ela é adicionada à mistura de nozes, alho, suco de limão, azeite, sal e pimenta-do-reino. Você pode servir como acompanhamento para bolachas, torradas ou legumes frescos.

43. Farofa de beterraba: essa farofa é uma ótima opção para inovar com mais cor e nutrientes. A beterraba é descascada e ralada e, depois, refogada com alho e óleo em uma panela. Quando estiver bem seca, coloque a farinha de mandioca aos poucos até ficar bem crocante.

44. Farofa de beterraba, cenoura e soja: em uma panela, refogue alho, cebola, grãos de soja cozidos e pimentão picado até ficarem levemente dourados. Tempere com sal, curry e páprica picante. Após isso, adicione a beterraba e cenoura raladas. Coloque a farinha biju aos poucos e, em seguida, o cheiro-verde picado.

45. Purê de beterraba com inhame: após cozinhar os dois vegetais, amasse bem o inhame e misture com a beterraba já batida no liquidificador. Acrescente o creme vegetal e os temperos a gosto. Você pode adicionar leite, caso queira o seu purê ainda mais cremoso.

46. Molho de beterraba e cenoura: esse molho fica uma delícia e pode ser usado como acompanhamento para diversas massas. A cenoura e a beterraba são refogadas na água com cebola, alho e azeite. O tempero é dado por orégano, louro, vinagre, shoyu e manjericão. Bata a mistura no liquidificador até formar um molho encorpado e acrescente o sal e a noz-moscada.

47. Purê de beterraba e batata doce: primeiro, descasque a beterraba, corte em pedaços pequenos e cozinhe. Adicione na panela a batata doce e deixe cozinhar até amolecer bem. Então, amasse com um garfo e acrescente o óleo de coco, o vinagre balsâmico, o sal e a pimenta-do-reino.

Lanches e aperitivos de beterraba

Receitas de beterraba

Foto: Reprodução / Pimenta no reino

48. Carpaccio de beterraba com pesto de coentro: esse carpaccio pode ser servido tanto como prato principal quanto como uma entrada leve. As beterrabas são assadas e, depois, cortadas em fatias bem finas. Elas são servidas com um delicioso pesto feito com alho, castanhas, azeite e coentro.

49. Hambúrguer de feijão branco e beterraba: o feijão já cozido é amassado com um garfo e incorporado à mistura de alho, cebola, beterraba crua ralada, cheiro-verde, azeite e sal. Adicione o amido de milho até a massa ficar no ponto de modelar. Já no formato de hambúrguer, são levados ao freezer e, depois, dourados em uma frigideira.

50. Chips de beterraba e batata doce: esses chips são uma alternativa incrível aos salgadinhos fritos e cheios de gordura. Fatie rodelas bem finas de batata doce e beterraba e seque com um papel toalha. Em uma assadeira, coloque um fio de azeite e as rodelas. Asse por aproximadamente 10 minutos e sirva com sal e pimenta-do-reino.

51. Chips de folha de beterraba: as folhas de beterraba podem ter um outro destino com esses deliciosos chips. Lave bem as folhas e depois seque com um papel toalha. Coloque-as em uma assadeira com um fio de azeite, sem amontoar uma na outra. Leve ao forno até ficarem bem crocantes e sirva com sal.

52. Torta de beterraba: em uma frigideira, são refogados a cebola, a beterraba e o alho, temperados com sal e folhas de sálvia. Então, são batidos no liquidificador até virarem uma pasta e, depois, recebem os ovos e a nata. A pasta é disposta em uma forma com massa folhada. Depois de assada, a torta recebe minicebolas e minibeterrabas para decorar.

53. Beterraba em conserva: que tal fazer uma conserva para ter sempre que quiser na sua geladeira? Para isso, cozinhe a beterraba até ficar bem macia. Depois, fatie e coloque em um pote de vidro. Por cima, é adicionada uma mistura de vinagre, açúcar, água, sal e pimenta. A conserva dura até 8 semanas se o pote se mantiver bem fechado.

Receitas doces de beterraba

Receitas de beterraba

Foto: Reprodução / Dani Noce

54. Bolo de beterraba: além de ter um resultado incrível, esse bolo é superfácil de fazer. No liquidificador, bata a beterraba picada, o óleo, os ovos e o açúcar. Depois, misture a farinha de trigo, o sal e o fermento peneirados. Leve ao forno por cerca de 1 hora e aproveite!

55. Naked cake red velvet: o xarope é feito batendo a beterraba no liquidificador com água e levando-a ao fogo até reduzir. A massa do bolo leva, além desse extrato, manteiga, açúcar, leite talhado, farinha de trigo, cacau em pó, fermento e essência de baunilha. No recheio, um creme bem fofo de cream cheese, manteiga e açúcar de confeiteiro.

56. Muffin de beterraba funcional: a massa do bolo é feita com claras em neve, gemas, açúcar mascavo, beterraba, óleo de coco, leite de soja, farinha de arroz, farinha de linhaça e fermento. Depois de assada em forminhas de muffins, você pode decorar com frutas vermelhas ou com ganache.

57. Bolo de chocolate e beterraba: esse bolo é a prova de que esses dois ingredientes combinam muito bem. Na batedeira, são batidos os ovos, o açúcar, o chocolate derretido, o purê de beterraba, o óleo e a baunilha. Depois, são misturados com a farinha de trigo, o bicarbonato e o sal. Quando assado, o bolo é coberto por uma mistura de achocolatado em pó, leite e manteiga.

58. Bolo de cenoura com beterraba: entre os ingredientes estão cenoura, beterraba, fermento, óleo, ovo, açúcar e farinha de trigo. Os líquidos e os vegetais são batidos no liquidificador e, depois, misturados à farinha e ao fermento. O resultado é um bolo superfofinho e gostoso.

O cardápio das suas refeições pode ficar ainda mais bonito e saudável com a beterraba. Abuse desse ingrediente para inovar, de ocasiões simples às mais especiais, com beleza, sabor e sem desperdiçar nada.