7 receitas de bife à cavalo para um almoço reforçado

Escrito por Felipe Autran

Você pode até não reconhecer o nome, mas é bem difícil viver no Brasil e nunca ter visto um bife à cavalo no restaurante na hora do almoço. Esse prato consiste em uma carne cortada em bifes com ovos em cima. Uma criação simples, mas que não pode faltar no repertório de quem cozinha!

O nome é exatamente pela aparência dos ovos, que acabam lembrando uma sela de montaria em cima do pedaço de carne. Normalmente, esse prato é acompanhado por arroz, salada ou batatas fritas.

Veja abaixo algumas receitas de bife à cavalo e dicas do que servir como acompanhamento para preparar um almoço supercompleto!

1. Bife a cavalo simples

Fonte: Reprodução / Na Cozinha da Poly

Fazer um almoço caseiro dificilmente será mais simples do que isso. Nessa receita, quatro bifes grandes e quatro ovos são suficientes para saciar a família inteira! Prepare os bifes e os ovos separadamente, só colocando um por cima do outro na hora de servir. Acompanhe com uma porção caprichada de arroz.

2. Bife a cavalo com legumes grelhados

Foto: Reprodução / Cozinha a Dois

Uma grande qualidade do bife à cavalo é que ele combina bem com praticamente qualquer acompanhamento. Legumes grelhados são uma excelente escolha, por exemplo! Você pode incluir tomate, pimentões, abobrinhas e cebola. Tempere tudo e passe na frigideira por alguns minutos para grelhar.

3. Bife a cavalo com legumes salteados

Foto: Reprodução / Quitutes da Andréa

Também não tem como errar acompanhando o bife à cavalo com uma porção de legumes salteados. Cozinhe batata-doce, cenoura e chuchu até ficarem macios, deixe esfriar e corte em pedaços. Depois, é só juntar com alecrim, tomilho e salsinha na frigideira até que eles fiquem bem dourados.

4. Bife ancho a cavalo

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

O bife ancho é bem famoso na Argentina e também pode ser encontrado por aí com o nome de entrecôte, especialmente nos restaurantes de culinária francesa. Ele é retirado da costela do boi e tem uma consistência bem macia. Além do ovo, essa receita sugere servir a carne acompanhada de cebolas caramelizadas.

5. Bife a cavalo com salada e batata frita

Por serem acompanhamentos tradicionalíssimos do bife à cavalo, é difícil desagradar alguém quando você escolhe salada com batata frita para servir junto com a carne. Nada muito elaborado, apenas alface, tomate e cebola já dão conta do recado. Uma porção de arroz branco completa esse almoço bem reforçado!

6. Bife a cavalo na churrasqueira

Quer dar uma variada e aproveitar o seu final de semana para preparar alguma coisa na churrasqueira? Essa receita continua sendo tão simples quanto qualquer outra, mas vai ter o sabor diferenciado de algo feito na grelha. Você vai precisar de frigideira somente para fritar o ovo! Sirva acompanhado de uma salada.

7. Bife monstro a cavalo com tequila

Essa receita é para os dias em que só um prato bem grande sacia sua fome. Nesse caso, o bife é grelhado na tequila com fatias de queijo mussarela e presunto por cima. Depois de preparar o ovo e cobrir as carnes, complete com o toque final: pedacinhos de bacon por cima de tudo.

Não é por acaso que o bife à cavalo é uma pedida quase certa para o almoço de muita gente. Experimente preparar em casa e dê uma olhada também em outras receitas ideais para o almoço, como essas de carne assada ou frango assado!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS