33 receitas com biscoito de Maizena para criar sobremesas fáceis e incríveis

Escrito por                          

Não restam dúvidas de que a bolacha de Maizena é um item coringa para se ter na despensa. Seja para consumir com um café preto no meio da tarde, para dar uma enganada no estômago entre as refeições ou transformá-la em sobremesas surpreendentes.

Criatividade certamente é a palavra de ordem para o preparo de sobremesas de todo tipo e, quando esse é um dos ingredientes, fica muito fácil harmonizar sabores e texturas. Felizmente, a praticidade vem no pacote e, com os biscoitos comprados prontos, tem-se massa, camadas de pavês e recheios de doces.

Como se sabor e praticidade não bastassem, a bolacha de Maizena também é acessível: pode ser encontrada em qualquer mercado ou padaria e a preços módicos ou, ainda, ser feita em casa sem grandes dificuldades.

Biscoito de Maizena simples

Foto: iStock

Uma das maiores vantagens das receitas com bolacha de Maizena é que essas são compradas prontas, mas se você não abre mão dos biscoitinhos na hora do café, pode ser que curta se aventurar na cozinha para fazer os seus próprios!

1. Biscoito amanteigado: perfeita para quem adora aquela sensação de biscoito derretendo na boca, esta receita é super fácil de ser feita, pois só necessita que seus ingredientes (quase todos em quantidades iguais) sejam misturados. A massa é modelada conforme você preferir e já pode ir direto para o forno.

2. Biscoito de maizena: embora a base desta receita seja a Maizena, as bolachas ficam bem doces, pois aqui a açúcar é substituída pelo leite condensado. A dica para acertar o ponto da massa é prestar atenção ao momento em que ela passa a descolar dos seus dedos e não gruda mais no fundo do recipiente.

Biscoitos e sequilhos com Maizena

Foto: Reprodução/ICKFD

Para variar o biscoito de Maizena, também é possível prepará-lo com outros ingredientes, que servem como saborizadores da massa ou recheios especiais – e deliciosos!

3. Casadinho de goiabada: esta receita é para uma massa simples, mas cheia de graça, que conta com raspas de limão e extrato de baunilha. A suavidade da bolacha feita à base de Maizena e farinha de trigo é quebrada pelo recheio brasileiríssimo de goiabada!

4. Sequilho de goiabada: como o próprio nome denuncia, o sequilho é um biscoito de massa seca. O diferencial desta receita fica por conta do pedaço de goiabada cascão, que é fincado no topo da massa e, no forno, ganha uma textura mais macia, quase como derretida.

5. Biscoito de parmesão: engana-se quem pensa que bolacha de Maizena é somente doce – ou até mesmo neutra. Aqui, a açúcar dá lugar ao queijo parmesão ralado, o que resulta em um biscoito de textura amanteigada com um leve sabor salgado. Ótimo para driblar aquela vontade de comer pão de queijo!

6. Biscoito de cebola: outra prova de que biscoitos feitos de Maizena também ficam deliciosos em versões salgadas é esta receita, cuja saborização é feita com creme de cebola em pó. A parte mais trabalhosa do preparo é adicionar farinha de trigo aos poucos, até que a massa fique consistente para ser moldada.

7. Biscoito de maracujá: dizem que quem cozinha a própria comida tem maiores chances de se alimentar com boa qualidade e isso faz muito sentido, principalmente quando pensado em relação a receitas como esta! A bolacha doce também pode ser feita em casa com praticidade. Neste caso, o principal ingrediente utilizado para dar sabor ao biscoito de Maizena foi o suco de maracujá natural.

8. Biscoito de chocolate: se você também acha que chocolate pouco é bobagem, certamente vai se apaixonar por esta receita. Este biscoito é feito quase como um brigadeiro: um pouco de manteiga, uma lata de leite condensado e achocolatado em pó; a Maizena entra para transformá-lo em massa, sendo acrescentada aos poucos até dar ponto, que não pode ser muito duro. Também é muito fácil de fazer um recheio delicioso: é só derreter chocolate!

9. Biscoito de chocolate com leite condensado: se em sua forma simples e pura a bolacha de Maizena com leite condensado já é maravilhosa, imagina com uma camada de chocolate! Esta receita ensina a fazer a cobertura com chocolate derretido depois que o biscoito já estiver assado e frio: basta banhá-lo e aguardar endurecer.

10. Sequilhos de leite condensado: feito para derreter na boca, este sequilho leva apenas uma gema, meia lata de leite condensado, manteiga e, claro, Maizena. É só misturar os ingredientes e adicionar o amido de milho aos poucos, até obter uma massa lisa e que não esfarele. Para terminar com muita praticidade, o tempo de forno também é curto: apenas 15 minutos são suficientes!

11. Biscoito de canela: simples, mas capaz de causar um “quentinho no coração”, esta receita tem um toque de baunilha e de canela que faz desse biscoito um quitute muito especial para ser servido em um café da tarde. Este modo de preparo é um pouco diferente, pois ao invés de se adicionar farinha de trigo ou Maizena para dar ponto à massa, adiciona-se leite à mistura de ingredientes secos.

12. Sequilho de coco: outra ideia para quebrar um pouco da simplicidade do biscoito de Maizena tradicional é adicionar um pouco de coco ralado à receita. Aqui, em uma primeira etapa, a massa vira uma espécie de farofa, mas é só continuar amassando-a até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.

Tortas com bolacha de Maizena

Foto: Reprodução/Prato Fundo

13. Base para tortas: para uma base de torta bem delicada, uma dica é peneirar a farinha de bolachas trituradas, assim os pedaços maiores são descartados e a massa fica mais lisa. Nesta receita há uma orientação importante: na hora de enformá-la, lembre-se de fazer uma camada generosa nas laterais para que a massa não quebre.

14.Massa de torta com bolacha de Maizena: se ainda restam dúvidas sobre a versatilidade da bolacha de Maizena, seu uso como ingrediente principal para massa de torta está aqui para provar que tudo depende da sua criatividade! A massa é feita com as bolachas trituradas misturadas com manteiga, como uma farofa grossa, que é disposta na forma e assada.

15. Torta de palha italiana: também é possível utilizar a bolacha de Maizena como camada para a sua torta. Esta receita é feita para agradar aos chocólatras: brigadeiro entremeado com biscoitos, formando uma palha italiana em tamanho gigante é uma coisa que não tem como dar errado!

16. Cheesecake de cereja: um belo exemplo de como a massa de biscoito de Maizena pode ser aproveitada em diversas sobremesas é a cheesecake. Nesta receita, a sugestão é preparar um creme clássico de cream e cobri-lo com uma generosa camada de calda caseira de cerejas.

17. Cheesecake de Nutella: se você é uma pessoa apaixonada por Nutella e também não abriria mão de uma deliciosa cheesecake, unir as duas experiências é a melhor solução possível! Sobre uma base de biscoitos de Maizena triturados, esta receita ensina como preparar um doce de cream cheese perfeito, cremoso e muito saboroso com creme de avelã tanto no recheio quanto na cobertura.

18. Torta de bolacha: sobremesa perfeita para um domingo de calor e feita com muita praticidade, esta torta fica cremosa e bem molhadinha. Os biscoitos de Maizena são mergulhados no soro de creme de leite e utilizados como camadas para um creme de açúcar e gemas, a finalização é uma cobertura de leite condensado cozido. Quanto mais gelada, mais saborosa fica esta torta!

19. Torta de biscoito com chocolate: a base desta torta é feita com uma deliciosa mistura de bolachas de Maizena trituradas com brigadeiro mole. Em seguida, adiciona-se uma camada de creme branco feito com creme de leite sem soro, claras em neve e açúcar. O resultado é uma torta suave, com crocância e cremosidade na medida certa!

20. Torta de leite Ninho com Nutella: inspirada na cheesecake, esta torta de massa de biscoito de Maizena tem uma cobertura que promete conquistar corações: uma camada de Nutella é envolvida por uma mousse feita de gelatina incolor e leite Ninho, que baita combinação!

21. Torta de ganache: talvez esta seja a torta mais fácil do mundo! Como em um ganache comum, aqui é só misturar a barra de chocolate derretido a uma lata de creme de leite; em uma forma com fundo removível, coloque as bolachas de Maizena trituradas e as envolva com a ganache. Depois, basta levar a torta ao congelador e, quando estiver bem firme, removê-la da forma!

22. Torta trufada de chocolate branco e limão: elaborada, mas nem tanto assim… A massa desta torta é feita apenas de camadas de biscoitos de Maizena inteiros, que dão crocância à uma ganache de chocolate branco com suco de limão. Trata-se, portanto, de uma sobremesa com várias nuances de sabor e uma mistura de texturas incrível!

Sobremesas com bolacha Maizena

Foto: Reprodução/Aqui na Cozinha

23. Palha italiana: se há uma unanimidade na gastronomia brasileira, essa deve ser o brigadeiro. E se há alguma coisa melhor do que brigadeiro, só pode ser brigadeiro com bolacha! Embora haja uma nacionalidade estrangeira em seu nome, a palha italiana é um doce brasileiro, criado no sul do país com inspiração na culinária italiana. Depois de preparar um brigadeiro comum, adicione pedaços de bolacha de Maizena e, se desejar cortá-la em pedaços, espalhe a mistura em um recipiente untado com manteiga e espere esfriar.

24. Palha italiana de doce de leite: uma variação muito interessante da palha italiana é substituir o brigadeiro por doce de leite. Cozinha-se uma lata de leite condensado na panela de pressão, depois, em uma panela comum, mistura-se o doce cozido com uma segunda lata de leite condensado cru e os biscoitos de Maizena são quebrados e acrescentados. Quando os ingredientes estiverem todos bem incorporados, a receita deve ser transferida para uma forma untada e, para cortar a palha italiana em pedaços, é só aguardar que esfrie!

25. Palha italiana vegana: seja por opção ou por restrições relacionadas à saúde, se você não consome leite de vaca e seus derivados, também pode se deliciar com uma palha italiana. Para tanto, esta receita vegana é uma excelente alternativa, pois o brigadeiro é feito com leite de amendoim ou de amêndoas e o cacau puro substitui o achocolatado em pó. A bolacha a ser utilizada é a tradicional, de Maizena!

26. Fudge: parecido com a palha italiana, o fudge é uma sobremesa um pouco mais elaborada. Os biscoitos de Maizena quebrados são a parte crocante de uma mistura que não tem como dar errado: chocolate derretido com leite condensado e creme de avelã. É de dar água na boca!

27. Pavê de brigadeiro: pavê já é uma sobremesa clássica dos finais de ano e das reuniões de família. Com um pouco de criatividade, é possível inovar e transformá-la em receitas únicas e muito saborosas, como neste caso: o brigadeiro clássico é intercalado com biscoitos de Maizena inteiros, que dão sustentação ao doce, e um creme branco de leite condensado, gemas e o próprio amido de milho.

28. Alfajor de doce de leite: há pontos em que a rivalidade entre Brasil e Argentina cai por terra, e o alfajor certamente é um deles! Para esta receita não se utiliza o biscoito de Maizena pronto, mas faz-se uma massa à base de amido de milho e farinha de trigo que fica com uma textura intermediária: não é nem um bolinho nem uma bolacha. A mistura deve ficar lisa e desgrudando da mão para ser cortada em discos que serão levados ao forno. Com os bolinhos/biscoitos já um pouco frios, é só recheá-los!

29. Pavê de amendoim: um tipo de pavê bem tradicional é o de amendoim. Esta montagem é um pouco diferente, pois a primeira camada é de um creme feito de açúcar, manteiga e essência de amendoim. As bolachas de Maizena inteiras formam camadas, mas não são as únicas responsáveis pela crocância, já que a cobertura da sobremesa é feita de amendoins torrados e triturados.

30. Pavê de Galak: esta receita é para quem é formiga! O chocolate branco é derretido, formando um creme com creme de leite e iogurte natural, bem cremoso e leve. A montagem é feita com camadas de biscoito de Maizena molhados no leite e do creme de chocolate branco. Para servir, decore com raspas de chocolate branco e deixe gelar por bastante tempo!

31. Bolo de vinho do Porto: esta receita é a finesse em forma de bolo! Embora não conte com o biscoito em si, na massa há a presença da Maizena, que é misturada à farinha de trigo e ao fermento. O primeiro passo é bater as gemas com açúcar e manteiga, depois os ingredientes secos são adicionados delicadamente à mistura e envolvidos pelas claras em neve e o vinho.

32. Pavê simples de bolacha Maizena com chocolate: talvez esta seja a receita mais clássica de pavê de bolacha. Aqui, os biscoitos inteiros são umedecidos no leite e intercalados com um creme de baunilha bem suave. A cobertura é de ganache simples: chocolate derretido com creme de leite!

33. Pavê de morango: mais simples do que essa receita, impossível! Para este pavê, prepara-se um creme à base de leite de coco que é levado ao congelador e, depois de 30 minutos, batido com suco em pó ou gelatina de morango. Basta dispor esta mistura pronta entre camadas de bolacha de Maizena molhada no leite e servir o pavê bem gelado!

Se você optar por fazer seus próprios biscoitos, é importante se lembrar de seguir a receita à risca para não ter nenhum tipo de surpresa desagradável. Por outro lado, para as demais sugestões, seus toques especiais são sempre bem-vindos, seja para adaptar o prato ao seu gosto ou aos ingredientes que você já tem em casa.

Outra dica importante é sempre ter cuidado com o forno: bolachinhas assam demasiadamente rápido! No mais, vale o lembrete: tenha sempre um pacote de bolachas de Maizena em casa, bem como ter mais opções de receitas de tortas sempre à mão!

PARA VOCÊ