35 receitas de biscoitos caseiros que vão te fazer abandonar os industrializados

Escrito por    

Fazer biscoitos em casa é um processo gostoso e divertido. Bem fáceis de serem feitos, eles costumam ter como base tanto receitas doces quanto receitas salgadas. Entre os doces, os principais ingredientes são o chocolate e a canela, enquanto nos salgados, um dos principais elementos é o queijo.

Perfeitos para aqueles momentos em que a fome bate entre as refeições, eles podem ser feitos com ou sem recheio. Além disso, são excelentes opções de receitas para as crianças colocarem a mão na massa.

Por todos esses motivos, você precisa conferir esta seleção de 35 receitas deliciosas e simples de fazer!

Continua após o anúncio

Biscoitos salgados

Receitas de biscoitos

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

1. Biscoito de polvilho vegano: esse biscoito é um ótimo snack para alérgicos e intolerantes, já que, além de vegano, não tem glúten e nem lactose. Para dar ainda mais sabor, são usados gergelim preto e manjericão seco. A cúrcuma em pó serve para dar um tom amarelado aos biscoitos.

2. Biscoito de polvilho assado: essa versão de biscoito é feita inteira na forma, ao invés de em porções individuais. Os ingredientes são batidos no liquidificador até ficarem homogêneos e levados ao forno até a massa ficar bem dourada.

3. Biscoito de polvilho e queijo: biscoitinhos de polvilho com queijo podem ser uma combinação perfeita. Os biscoitos usam dois tipos de queijo, o prato e o parmesão, e ficam supercrocantes. Você também pode abusar da criatividade e usar os temperos que mais gosta.

4. Biscoito integral: para manter o integral da receita, esses biscoitos levam farinha de trigo integral, farelo de aveia e gergelim preto. Antes de levar para assar, você pode, ainda, salpicar um pouco de flor de sal para deixar grãos salgados por cima.

5. Biscoito de cebola: os biscoitinhos de cebola são o aperitivo ideal para uma reunião com os amigos. O bom da receita é que ela leva poucos ingredientes: farinha de trigo, creme de cebola, manteiga sem sal, gema e orégano.

6. Biscoito de azeite: para quem adora comidas apimentadas, esse biscoito é uma ótima opção. Além do azeite, o biscoito contém páprica, pimenta-do-reino e um mix de outras pimentas. A massa é aberta com uma espessura bem fina e levada ao forno por apenas 7 minutos.

Continua após o anúncio

7. Biscoito de quinoa: a quinoa é um ingrediente que pode ser usado para diversas receitas. Nesse biscoito, ela é triturada e misturada com ovo, água, sal e ervas secas. O resultado é um aperitivo bem crocante!

8. Biscoito de queijo: esses biscoitos de queijo, além de deliciosos, são superpráticos. Na receita, são utilizados os queijos parmesão e cheddar. A pimenta de cayenne também acrescenta sabor e um leve apimentado.

9. Biscoito de arroz: essa receita é uma ótima alternativa, saudável e sem glúten, aos biscoitos industrializados. O segredo está no arroz multigrãos utilizado, feito com os tipos integral, preto e vermelho. A receita leva também gergelim, claras em neve e sal.

Biscoitos doces simples

Receitas de biscoitos

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

10. Biscoito de fubá: perfeito para intolerantes, esse biscoito não leva leite e nem ovo. A farinha de trigo também é substituída pela farinha de aveia, para ficar ainda mais nutritivo. Os biscoitos saem do forno ainda úmidos e macios, mas logo depois de esfriar ficam bem crocantes.

11. Biscoito de maizena: o amido de milho, a manteiga, as gemas e o açúcar são misturados até formar uma massa bem homogênea. Depois de modelar as bolinhas, elas são assadas por cerca de 15 minutos até começarem a dourar na parte debaixo.

12. Biscoito amanteigado: para um biscoito que derrete na boca, essa receita é a opção perfeita, já que leva apenas manteiga, açúcar, farinha de trigo e sal. Além de bem fácil de preparar, os biscoitos ficam doces na medida certa.

13. Biscoito de gengibre: o chamado “gingerbread” é uma das receitas mais tradicionais da culinária americana. O toque especial e aromático é dado pelas especiarias, como o gengibre, a noz moscada e a canela, e o sabor é incrementado pelo melaço e pelo rum.

14. Biscoito de limão: essa receita une o adocicado dos biscoitos com o azedinho do limão siciliano. O aroma de baunilha traz um sabor todo especial. Caso queira, você também pode decorar os biscoitos com glacê real.

15. Biscoito de pistache: o pistache para esse biscoito deve se triturado de modo que ainda fique com alguns pedaços maiores. Eles são incorporados primeiro à mistura de manteiga e açúcar, e depois ao restante dos ingredientes. Para decorar, utilize morangos picados e creme de chantily.

Continua após o anúncio

                   

16. Biscoito de canela: esse biscoito é perfeito para quem não gosta de receitas muito doces ou enjoativas. Além da canela, ele leva especiarias como calabresa, cravo e gengibre, todos em pó. As raspas de laranja e limão siciliano dão um toque de sabor e acidez.

17. Biscoito de amêndoa: deliciosos, esses biscoitos são semelhantes ao “amaretti”, típicos italianos. A receita usa pasta de amêndoa, que é feita com a amêndoa, açúcar de confeiteiro, clara, extrato de baunilha e essência de amêndoa. Ela é misturada ao restante dos ingredientes em um processador. O biscoito deve ficar no forno até estar bem dourado.

18. Biscoito de coco: esse biscoitinho de coco é superfino e delicado. Manteiga, açúcar, farinha de trigo, amido de milho e coco ralado são misturados formando uma massa homogênea. Depois, as bolinhas são modeladas, amassadas com um garfo e assadas.

19. Biscoito de doce de leite: além de saborosos, os biscoitos de doce de leite ficam crocantes até 10 dias depois de preparados. O açúcar mascavo e o melado dão o sabor adocicado da receita. Você pode usar os cortadores do formato que preferir e decorar com açúcar colorido ou granulados.

20. Biscoito de leite condensado: o preparo desse biscoito é bem simples e leva apenas 3 ingredientes: leite condensado, manteiga e amido de milho. O leite condensado é colocado em uma vasilha junto com a manteiga. O amido de milho é acrescentado aos poucos até a massa soltar da mão. Depois, é só enrolar e levar ao forno até dourar.

Biscoitos doces com chocolate

Receitas de biscoitos

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bó

21. Biscoito integral de banana, aveia, nozes e chocolate: não sabe o que fazer com aquelas bananas na fruteira? Esse biscoito é uma excelente solução. Além da fruta, a receita também leva aveia em flocos, chocolate amargo e nozes. Eles devem ser assados até ficarem em um tom mais escuro.

22. Biscoito de chocolate recheado com creme de baunilha: esta é uma versão caseira do tradicional biscoito Oreo, mas muito mais saborosa. A massa do biscoito é feita com cacau em pó, enquanto o recheio leva manteiga, açúcar de confeiteiro e extrato de baunilha.

23. Biscoito integral recheado com chocolate: esse biscoito integral é combinado com um recheio de chocolate para ficar ainda mais saboroso. A massa é feita com farinha de trigo integral, gema, açúcar mascavo e leite. O chocolate é derretido até ficar bem cremoso para finalizar o recheio.

24. Biscoito de chocolate e baunilha: o diferencial desse biscoito está na sua montagem. A massa de chocolate é intercalada com a de baunilha, formando um “caracol”. Para a massa de chocolate, basta acrescentar cacau em pó e Nutella aos ingredientes.

25. Biscoito amanteigado de chocolate: para esse biscoito, basta seguir a receita básica dos amanteigados. Ele leva farinha de trigo, açúcar e manteiga. Para dar coloração e sabor, é acrescentado o chocolate em pó. Depois de misturar todos os ingredientes, basta modelar a massa e levá-la para assar.

26. Biscoito integral de chocolate e canela: o sabor especial desses biscoitos está no uso de chocolate, canela, extrato de baunilha e conhaque. Além de gostosos, eles também ficam bem crocantes. Quando frios, devem ser passados em uma mistura de canela e açúcar.

27. Biscoito capuccino: esse biscoito segue a linha “meio amargo”, já que leva pouco açúcar na receita. O toque de capuccino é dado pelo café solúvel, chocolate em pó e canela. Por não levar fermento, o biscoito fica com a textura bem crocante.

Biscoitos doces variados

Receitas de biscoitos

Foto: Reprodução / The cookie shop

28. Biscoito de leite ninho recheado com nutella: esses biscoitos podem ser considerados uma versão melhorada da bolacha Passatempo. A massa é feita com leite ninho e leva cream cheese e extrato de baunilha. No recheio, uma porção bem generosa de Nutella!

29. Biscoito de aveia com banana e mel: a combinação de aveia, banana e mel é uma daquelas que não tem como dar errado. A receita leva fermento, o que faz com que o biscoito fique mais fofo e menos crocante. Eles devem ser assados por cerca de 15 minutos, até ficarem bem dourados.

30. Biscoito integral de laranja e especiarias: para esse biscoito, são utilizados ingredientes como canela, cravo e casca de laranja. A dica é não bater a massa em excesso, para não desenvolver o glúten e ficar bem crocante. Ela também pode ficar na geladeira por uma semana e no congelador até três meses.

31. Biscoito casadinho: o casadinho, geralmente feito com doce de leite, é feito, nessa versão, com goiabada. Ela é fervida com água até ficar bem cremosa para ser utilizada no recheio. A massa contém, ainda, raspas de limão siciliano, que dá um contraste especial no sabor.

32. Biscoito de gengibre, laranja e canela: o primeiro passo para preparar esses biscoitos é misturar a farinha, o fermento, a canela e o gengibre. Depois, acrescente a manteiga, o açúcar, a raspa de laranja e o ovo. Os biscoitos podem ser servidos com café ou chá ou embrulhados para presente.

33. Biscoito com glacê: aqueles biscoitos lindos e decorados podem se tornar realidade com essa receita. A decoração é feita com glacê real, que tem como base clara de ovo, açúcar de confeiteiro e suco de limão.

34. Biscoito de amendoim recheado com doce de banana: além de fácil, esse biscoito é saboroso e vai te surpreender. A massa é feita apenas com farelo de aveia, clara e amendoim. O recheio de pasta de banana complementa o sabor.

35. Biscoito de milho e erva doce: para fazer esse biscoito basta misturar todos os ingredientes, incluindo o fubá e a erva doce. Com a massa homogênea, modele cada biscoito individualmente, fazendo bolinhas e, depois, esmagando com o garfo.

Agora não tem mais desculpas para não preparar aquele lanche da tarde especial para seus amigos ou familiares. É só combinar a sua receita preferida com um delicioso chá ou café fresquinhos. Confira também deliciosas receitas de biscoitos de maizena, biscoitos amanteigados e biscoitos de polvilho!