24 receitas de bisteca de boi e de porco que vão encher sua cozinha de sabor caseiro

Escrito por Felipe Autran

Uma carne nobre com vários nomes e que pode vir de vários animais diferentes. Assim é a bisteca, também conhecida como chuleta ou carré, que pode ser bovina, suína ou ovina, embora as duas primeiras sejam mais comuns em todo o Brasil.

Uma de suas características mais marcantes é a presença do osso, que facilita a identificação da peça, até mesmo por quem não entende muito de carne.

Como acontece com várias carnes, a bisteca pode funcionar tanto grelhada na manteiga para um almoço rápido ou em uma receita mais elaborada, temperada com ingredientes diferentes e adocicados, como maçã, sidra e mel.

Confira algumas das receitas que podem ser feitas de bistecas suínas e bovinas.

Receitas de bisteca de boi

Foto: Reprodução / Menu Criativo

1. Bisteca com mostarda: feito com uma frigideira antiaderente, esse corte pode ser grelhado sem a necessidade de óleo. Espalhe bem a mostarda e duas colheres de alho amassado em todas as partes da carne enquanto deixa a frigideira no fogo quente. Depois de temperadas, grelhe até deixar os dois lados bem dourados.

2. Bisteca grelhada: esse é um dos modos mais fáceis de preparar a bisteca, sem exigir ingredientes mais elaborados. Tempere com sal, pimenta-do-reino, açúcar mascavo e manteiga e sele os dois lados na chapa. Para cozinhar completamente, deixe a carne em pé, com o osso para baixo, por 10 minutos. Sirva com molho chimichurri!

3. Bisteca assada na cerveja: de início, as bistecas são temperadas com sal e pimenta a gosto. Coloque os pedaços em uma assadeira e regue tudo com meia lata de cerveja clara. Elas devem ficar no forno por 40 minutos, sendo viradas na metade desse tempo.

4. Bisteca no forno com maionese de alho: tá aí uma boa dica para quando você também estiver com preguiça de ligar a churrasqueira. A bisteca bovina pode ser feita no forno, temperada com azeite e acompanhada de batatas. Quando ela já estiver cozida, passe a maionese de alho e deixe no forno por mais 15 minutos para dourar.

5. Bisteca assada com geleia de pimenta: essa receita agridoce dá um sabor diferente e todo especial à carne. Tempere as peças com sal e espalhe bem a mistura de geleia com cominho. Asse em fogo médio por cerca de 25 minutos, lembrando de virar as carnes para não queimar.

6. Bisteca com cebola flambada: essa é feita para quem não dispensa uma combinação clássica de carne bovina com cebola, mas quer experimentar outra coisa além do tradicional bife acebolado. As bistecas são grelhadas na frigideira e as cebolas devem ser flambadas com conhaque. Muito cuidado com o fogo na hora de fazer esse último passo.

7. Bisteca com batatas e shimeji: batatas e cogumelos combinam bem com vários tipos de carne e com a bisteca não seria diferente. Nessa receita, quase todos os ingredientes passam pela frigideira, onde as batatas cozidas e o shimeji vão ganhar sabor para acompanhar a carne temperada na manteiga.

Receitas de bisteca de porco simples

Foto: Reprodução / Sabor Sonoro

8. Bisteca e legumes grelhados: nada como uma receita fácil de preparar, mas com aquela carinha de prato de restaurante. Grelhe a bisteca em uma frigideira com um fio de azeite e aproveite a mesma frigideira para grelhar os legumes, que incluem azeitona-preta, vagem, cebola, tomate-cereja e feijão-branco.

9. Bisteca suína básica: tem dias em que tudo o que você quer é preparar um almoço rápido com um acompanhamento simples. Essa bisteca é ótima para essas ocasiões, sendo temperada apenas com sal e pimenta e, depois, grelhada com óleo ou azeite. Arroz branco ou purê de batatas caem bem para acompanhar!

10. Bisteca suína frita: hoje não é dia de economizar na fritura. Tempere a bisteca com sal, pimenta e suco de limão e espalhe bem os dentes de alho por toda a carne. A bisteca precisa descansar por 30 minutos para pegar o sabor dos temperos, mas, depois disso, é só fritar no óleo.

11. Bisteca na panela de pressão: também existem os dias em que você está com vontade de comer uma bisteca, mas não quer ter o trabalho de fritar e precisar limpar toda a cozinha depois. Isso pode ser resolvido fazendo a carne em uma panela de pressão. Depois de temperadas, leve as peças para a panela e acrescente água e colorau.

12. Bisteca ao forno com suco de laranja: mais uma opção de bisteca sem fritura e com um tempero diferente. O preparo não é difícil, mas exige tempo, pois a bisteca precisa passar a noite em um recipiente com o suco de laranja. No dia seguinte, leve as peças e o tempero ao forno por aproximadamente uma hora.

13. Bisteca com crosta temperada: as peças de carne ficam com um visual muito bacana quando preparadas seguindo essa receita, que ainda leva milho e cozido e manteiga de ervas como acompanhamentos. Essa casquinha deliciosa é formada empanando as bistecas em uma mistura seca de queijo, orégano, páprica e alecrim.

14. Bisteca com repolho-roxo e purê: se você já preparou uma bisteca de porco antes, essa receita não tem muito segredo, os acompanhamentos é que vão dar a cara do prato. O repolho-roxo é cortado em fatias finas e temperado com sal, pimenta e suco de limão, enquanto o purê leva, além das batatas, ovo, queijo parmesão e uma colher de mostarda.

15. Virado à paulista: pode não aparecer no nome, mas a bisteca de porco é parte essencial desse famoso prato da culinária paulista. É uma refeição bem completa, com feijão refogado com bacon, linguiça, ovos e torresmo. Escolha certa para quem adora o sabor da carne suína!

Receitas de bisteca de porco especiais

Foto: Reprodução / cozinha dal bo

16. Bisteca com tapenade de alcaparras e nozes: o tapenade é uma espécie de patê típico da região da França, feito com alcaparras, azeitonas e nozes trituradas. Esse ingrediente dá um toque bem profissional ao prato sem necessariamente torná-lo mais difícil, já que o preparo da carne continua sendo feito em uma frigideira grande com um fio de óleo.

17. Bisteca com feijão-branco e tomates: mais um caso em que o destaque do prato é mesmo o acompanhamento. Nesse caso, as bistecas estão juntas de um delicioso feijão-branco e vão para a panela com tomates-cereja, folhas-de-louro, sal e pimenta. O segredo é não deixar esse feijão com muito caldo, colocando pouca água durante o processo.

18. Bisteca com maçã na sidra: originalmente feita no forno, essa receita foi adaptada para poder ser preparada em uma panela grande. As bistecas, já temperadas e seladas, vão para a panela com as maçãs e um copo de sidra. Deixe a panela tampada no fogo por 30 minutos e aproveite o sabor adocicado desse prato.

19. Bisteca adocicada com batatas: essa é outra opção de bisteca com um sabor mais adocicado que certamente vai chamar a atenção de quem comer. A carne é temperada, assada no forno e coberta com um molho de açúcar, vinagre e mostarda. Sirva um prato de batatas gratinadas para acompanhar!

20. Bistecas ao mel: essa receita pode demorar um pouco até ficar pronta, mas o resultado compensa a espera. Deixe as bistecas marinando em uma mistura de mel, molho de soja, chá de gengibre e azeite por duas horas. Depois, basta aquecer a frigideira e grelhar as peças normalmente.

21. Bisteca rápida com mostarda e mel: o que diferencia essa receita das outras é o fato da carne ser temperada quando já está na frigideira. Coloque as peças e vá pincelando os lados que já estiverem dourados com o molho de mostarda e mel. Para finalizar, é só virar novamente para esquentar os lados que já estiverem banhados no molho.

22. Bisteca ao molho de limão siciliano: um prato bem elaborado que precisa ser planejado com antecedência, já que as bistecas ficarão marinando por quatro horas depois de temperadas. Enquanto elas vão forno, prepare o molho de limão siciliano, fervido com as cascas da fruta e uma colher de açúcar.

23. Bisteca com maçãs douradas: a combinação de bistecas com maçã é o ponto forte dessa receita. A carne deve marinar em uma mistura de suco de limão, ervas, sal e páprica picante antes de ir para a frigideira. O mesmo utensílio pode ser utilizado para dourar as maçãs.

24. Bisteca com ratatouille: o delicioso prato francês feito com berinjela é um bom acompanhamento para a bisteca suína, principalmente se for temperado com mel e suco de limão, como é o caso aqui. Os legumes devem ficar dourados e devem ser cozidos no próprio vapor antes de serem levados à mesa.

Existem várias maneiras de preparar bisteca, com opções garantidas para todos os gostos. Confira também outras opções apenas de bisteca de porco ou de bisteca de cordeiro, quando o corte é normalmente chamado de carré.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS