13 receitas de bobó de camarão para trazer o sabor do nordeste para sua casa

O bobó de camarão tem origem africana e chegou no Brasil no século XVII. Até hoje é muito consumido na Bahia, mas também pode ser encontrado em outros estados. Inicialmente era feito com inhame, porém, por aqui a mandioca entrou em cena. Os outros ingredientes básicos para o preparo, além do fruto do mar, são leite de coco, azeite de dendê e diversos temperos. A textura é bem cremosa, já que é leva um purê da raiz.

Com um sabor marcante, o bobó é bem versátil, já que pode ser servido quente, morno ou até mesmo frio. Além disso, é possível escolher entre servir como acompanhamento ou prato principal, tudo depende da sua escolha.

A primeira impressão é que esse é um prato difícil de ser preparado, mas existem opções de receitas bem simples e que não exigem muito tempo na cozinha. Você pode variar o sabor usando temperos diferentes e até mesmo substituindo a mandioca por batatas, por exemplo.

Tradicional

Foto: Reprodução / Figos e funghis

Foto: Reprodução / Figos e funghis

1. Bobó de camarão tradicional: essa é uma daqueles receitas de comer se deliciando de verdade, sabe? O prato original tem um caldo feito com mandioca, leite de coco, camarão e diversos temperos que entram em cena para incrementar o sabor.

2. Bobó de camarão com aipim: essa é uma receita que até pode parecer difícil de ser preparada, mas com um pouco de organização você verá que não é bem assim. Além disso, o sabor é muito gostoso, que tal experimentar?

3. Bobó de camarão com mandioca ralada: opção de receita que não usa tantos ingredientes, por isso, pode ter um preparo mais simples. Mesmo assim, o sabor continua sendo intenso. A principal dica é começar picando todos os itens usados.

4. Bobó de camarão apimentado: para quem gosta de um sabor bem marcante, essa pode ser uma ótima opção. A pimenta usada para dar o toque picante ao prato pode ser a de sua preferência.

5. Bobó de camarão fácil de fazer: você pode se surpreender com a facilidade do preparo desse prato. Só é preciso bater a mandioca cozida no liquidificador e depois refogar tudo, mas com uma ordem a ser seguida, é claro.

6. Bobozinho de camarão: vai receber visitas em casa? Que tal servir seu bobó de camarão em potinhos individuais? A apresentação fica super charmosa, é mais prático de servir e a bagunça não é grande.

7. Bobó de camarão clássico: essa é outra receita que não tem um preparo difícil, porém é necessário ter uma boa organização para um resultado de sucesso. O caldo fica bem denso e cremoso, além, é claro, do gostinho inconfundível do bobó de camarão.

Com combinações especiais

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

8. Bobó de camarão de batata baroa: também conhecida como mandioquinha ou mandioca salsa, a batata baroa é um ótimo ingrediente para ser usado no preparo desse prato. O sabor adocicado da raiz combina muito bem com o bobó de camarão e ainda dá uma textura incrível para sua refeição.

9. Bobó de camarão com batata: a batata também pode substituir a mandioca no preparo do bobó. A textura também fica cremosa, mas não tão densa. Além disso, esse é um ingrediente que conquista os mais variados paladares e ainda tem um cozimento rápido.

10. Bobó de camarão fácil e farofa de banana: que tal além de aprender a como preparar um delicioso bobó de camarão, também conferir como fazer uma farofa de banana que pode ser servida de acompanhamento? Sua próxima refeição com certeza será cheia de sabor com essa combinação.

11. Bobó de camarão com tudo dentro: essa receita combina a mandioca salsa, mandioca comum, dois tipos de camarões, peixe, linguiça e frango, além, é claro, dos outros ingredientes tradicionais que são usados no preparo do bobó. O resultado é um prato bem colorido e cheio de sabor.

12. Bobó de camarão para a família: gosta de organização? Essa é uma receita que é composta por três etapas: caldo, mandioca e bobó. Isso faz com que o preparo não seja tão cansativo, já que você se preocupa com um passo de cada vez.

13. Bobó de camarão com inhame: e que tal usar o inhame no lugar da mandioca para preparar o seu bobó? O resultado é um prato com um sabor diferente e cheio de nutrientes. Por isso, se você gosta de inovar, teste essa receita.

Depois de conhecer essas receitas, dá para perceber que o bobó de camarão é um prato que não tem um preparo tão difícil, não é mesmo? Além disso, algumas opções são até muito simples de serem feitas. Agora basta escolher a que usa seus ingredientes favoritos, ir para a cozinha e depois se deliciar com uma refeição caseira.

Vanessa Herrmann

publicado em 04/11/2016

Comentários

Em alta