7 receitas de bolinho caipira para saborear o ano inteiro

Escrito por                          

O bolinho caipira é um delicioso prato típico em festas juninas, mas não precisa ser aproveitado em apenas uma época do ano. É uma receita frita, preparada com massa de milho e recheios variados. Confira essa seleção de receitas e conheça o sabor tradicional desse bolinho:

1. Bolinho caipira tradicional

Esta é uma receita simples e rápida. O recheio utiliza a carne moída crua, que é temperada com cebola, sal e pimenta-do-reino. A massa do bolinho é preparada à base de farinha de milho flocada, farinha de mandioca torrada, cebolinha, pimenta-do-reino e alho desidratado. Depois da massa ser escaldada e sovada está pronta para ser recheada e frita.

2. Bolinho caipira com toque de limão

O preparo desta receita e seus ingredientes são muito semelhantes ao tradicional. Seu diferencial é o limão utilizado no preparo do recheio, que traz acidez e sabor à carne, que em pouco tempo estará pronta incrementar esse bolinho delicioso.

3. Bolinho caipira de carne com toque de pimenta

Nesta receita, de massa fininha e crocante, o ingrediente que complementa o sabor é a pimenta. As pimentas utilizadas são: pimenta de bode amassada e pimenta-do-reino. Essas pimentas são importantes para integrar o tempero da carne moída e tornar essa receita ainda mais especial.

4. Bolinho caipira de filé mignon

A escolha desses ingredientes é pra sair mesmo do tradicional. O preparo da massa não sofre muitas alterações, porém, o recheio passa a ser preparado com filé mignon cortado em cubinhos bem pequenos, refogado com bacon, temperos e cheiro verde. É uma adaptação do bolinho caipira que irá impressionar os seus convidados.

5. Bolinho caipira de carne com mussarela

O preparo dessa massa se diferencia das demais por utilizar banha de porco, que traz um toque mais tradicional, e por ser temperada com 2 tabletes de caldo de carne. A mussarela, além de incrementar o sabor do tradicional recheio de carne, derrete à medida que o bolinho é frito, tornando essa receita ainda mais especial.

6. Bolinho caipira de frango

Para obter o ponto correto da massa, utilize o caldo do frango cozido para a escaldar. Esse caldo irá temperar a massa com um sabor leve e que combina com o recheio. Para que a receita não fique seca, também utilize o caldo para regar o frango refogado e obter mais suculência.

7. Bolinho caipira de frango com açafrão

Nesta receita, o peito de frango deve ser cozido na panela de pressão e refogado com alho e açafrão. O açafrão é responsável por dar cor ao recheio e acrescenta um toque de frango caipira a esse prato. Ao enrolar o bolinho, utilize água para eliminar rachaduras na massa e evitar que o bolinho quebre ao fritar.

Com essas receitas simples, todo dia será perfeito para apreciar um bolinho caipira saboroso e bem preparado. Confira também estas receitas de bolo de milho de liquidificador para completar a sua refeição.

PARA VOCÊ