22 receitas de bolinho de arroz com queijo para aproveitar as sobras

Escrito por Mariana Sanches

O bolinho de arroz com queijo é uma ótima maneira de aproveitar aquelas sobras do almoço e ainda garantir um lanche da tarde diferente e muito gostoso. Versátil, ele pode levar os mais variados ingredientes, como presunto, cenoura, abobrinha e requeijão.

Para aproveitar o que essa receita tem de melhor a oferecer, confira a seleção abaixo, escolha a sua preferida e corra para a cozinha!

Bolinho de arroz com queijo simples

1. Bolinho de arroz com queijo simples: que tal começar com uma receita mais simples? Aqui, você aprende a preparar um bolinho de arroz com queijo com ingredientes que com certeza você tem aí na sua cozinha. Confira o passo a passo e aproveite essa delícia!

2. Bolinho de arroz com queijo fácil: arroz cozido, cebola ralada, azeite, queijo parmesão ralado, farinha de trigo, amido de milho, fermento para bolos, ovos, sal e pimenta-do-reino são os ingredientes que compõem essa receita que além de fácil é extremamente saborosa. Confira!

3. Bolinho de arroz com queijo básico: sabe aqueles dias que bate uma vontade de comer algo diferente, mas você não tem muitos ingredientes na cozinha? Pois essa receita é a solução dos seus problemas! Basta misturar todos os ingredientes em um liquidificador ou processador e levar para fritar! Impossível ser mais fácil.

4. Bolinho de arroz com queijo com 3 ingredientes: com apenas três ingredientes – arroz, ovos e queijo ralado – você consegue preparar um lanche bem gostoso para o seu café da tarde. Algumas dicas: o arroz não pode estar oleoso e precisa ser gelado. E dependendo da quantidade de arroz, use somente um ovo

5. Bolinho de arroz com queijo de forno: essa versão é perfeita para quem está fugindo da fritura, pois aqui os bolinhos de arroz com queijo são assados no forno. E o preparo é simples: basta misturar todos os ingredientes muito bem, untar ramequins ou forminhas com manteiga, colocar a massa e levar ao forno preaquecido a 180°, por aproximadamente 25 minutos ou até ficar douradinho.

6. Bolinho de arroz com queijo e curry: o toque especial desta receita fica por conta do curry. Saboroso, esse bolinho de arroz com queijo é fácil de fazer e fica pronto em menos de meia hora. Basta ter todos os ingredientes em mãos e seguir o passo a passo corretamente. Não deixe de conferir!

7. Bolinho de arroz com cheiro-verde: sobrou arroz do almoço de domingo e você não sabe o que fazer? Então anote os ingredientes necessários para preparar um delicioso bolinho de arroz com queijo e cheiro-verde: arroz cozido, ovos, queijo parmesão ralado, cheiro-verde picado, alho espremido, sal, farinha de trigo, farinha panko ou farinha de rosca e óleo para fritar.

8. Bolinho de arroz com salsinha: para testar essa versão aí na sua casa, basta misturar todos os ingredientes em uma vasilha e formatar bolinhas com as mãos colocando um cubinho de mussarela no meio. Depois, é só levar para fritar até que fique bem douradinho e macio.

9. Bolinho de arroz com queijo e cebola: em uma tigela, coloque o arroz, a cebola, a salsinha, o parmesão, os temperos e a farinha de rosca e misture bem. Em uma tigela menor, bata os ovos e despeje a mistura nos secos. Misture mais um pouco e molde os bolinhos com o queijo no meio. Por último, frite as bolinhas em óleo quente. Aí é só servir e ser feliz!

10. Bolinho de arroz com queijo e milho: o preparo dessa receita é muito parecido com a da anterior. O que faz a diferença aqui é o milho, que garante uma textura e sabor a mais para os bolinhos. Bônus: essa versão também pode ser feita no forno, assim você evita comer fritura e cuida da saúde. Confira!

11. Bolinho de arroz com queijo e presunto: aqui, o primeiro passo é triturar o arroz no liquidificador e coloque em um recipiente grande. Em seguida, junte a gema, queijo ralado e o cheiro verde e misture bem com as mãos, até ficar tudo bem homogêneo. Faça os bolinhos e adicione o recheio. Depois de prontos, basta passar na clara e na farinha de rosca e fritar em óleo bem quente. Dica: você pode congelar os bolinhos após empanados e fritar na hora que quiser!

Bolinho de arroz com queijo especial

12. Bolinho de arroz com queijo e creme de ricota: o creme de ricota é perfeito para quem quer incrementar as receitas (tanto doces quanto salgadas). E aqui, ele é usado para dar um toque todo especial para esse bolinho de arroz com queijo que com certeza vai te surpreender. Experimente!

13. Bolinho de arroz com queijo, páprica doce e açafrão da terra: em um liquidificador ou processador coloque o ovo, arroz, temperos e queijo parmesão e bata até que tudo vire uma massa modelável. Unte as mãos com um pouco de manteiga e modele bolinhas, abrindo um buraquinho para rechear com o queijo e feche para que não vaze nada. Passe as os bolinhos no ovo e depois na farinha de rosca e leve para fritar em óleo bem quente até que fique bem douradinho. Está pronto!

14. Bolinho de arroz com queijo e cenoura: que tal fazer aí na sua casa aquele petisco de bar que vai bem com uma cervejinha? Então anote todos os ingredientes necessários: arroz cozido, leite, ovo, queijo parmesão ralado, cenoura ralada, salsinha, cebolinha, fermento em pó, farinha de trigo, sal, pimenta e queijo mussarela.

15. Bolinho de arroz com queijo e abobrinha light: outra receita mais saudável, essa versão de arroz com queijo e abobrinha leva ingredientes mais leves e ainda é assado no forno. O toque especial fica por conta da abobrinha e do molho shoyu. Confira o passo a passo e aproveite!

16. Bolinho de arroz com queijo e brócolis: em uma tigela, misture todos os ingredientes e mexa bastante até formar uma massa que dê uma liga. Transfira as porções da massa para uma forma de muffim ou de cupcake untada e leve para assar em forno pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos.

17. Bolinho de arroz com queijo e catupiry: o passo a passo dessa receita é muito parecido com das anteriores. Porém, ele tem uma etapa a mais: você precisa modelar o catupiry em bolinhas e levar para congelar por dez minutos. Assim, ele fica durinho e perfeito para colocar no meio da massa antes de fritar.

18. Bolinho de arroz com requeijão: a massa desse bolinho de arroz com queijo é muito macia e saborosa. O segredo? Uma colher generosa de requeijão! E para ficar ainda mais gotoso, cubinhos de queijo mussarela no meio da massa. Vale a pena testar essa delícia aí na sua casa.

19. Bolinho de arroz com queijo e vinho branco: arroz para risoto (arbóreo ou Carnaroli), cebola picada, alho picado, manteiga ou azeite, vinho branco, água fervente, tablete de caldo de carne, tomates sem pele, queijo parmesão ralado, sal, pimenta-do-reino, ovo, farinha de rosca, queijo mussarela e óleo são os ingredientes que compõem esse sofisticado bolinho de arroz.

20. Bolinho de arroz com queijo e bacon: quem não dispensa um bom pedaço de bacon vai amar essa receita. O preparo é muito simples: basta misturar tudo muito bem e levar para fritar. Dica: use um arroz bem molhadinho, quase empapado, assim a massa gruda mais fácil e você não precisa usar muita farinha de trigo.

21. Bolinho de arroz com queijo, batata e salsicha: esse bolinho de arroz é tão gostoso e diferente que ele pode ser servido no lanche da tarde ou no jantar. E a textura macia e muito deliciosa fica por conta do purê de batata. Então confira os ingredientes necessários e corra para a cozinha para preparar essa delícia!

22. Bolinho de arroz com queijo sem glúten: lápis e papel na mão para anotar os ingredientes que compõem esse bolinho de arroz: arroz branco cozido, ovos, farinha de mandioca fina, tomate sem sementes, cebola bem picada, alho triturado, cheiro verde, queijo parmesão, azeite, pimenta, sal e óleo. O resultado vai te surpreender!

Como você pode ver, aproveitar as sobras de arroz e preparar um bolinho bem diferente e gostoso não é tarefa difícil. E para acompanhar essa delícia, que tal preparar um molho verde no capricho?

PARA VOCÊ