10 receitas de bolinho de bacalhau para um petisco saboroso

Por
Atualizado em 25.08.21

O bolinho de bacalhau é uma especialidade típica do mediterrâneo. Também é muito apreciado em Portugal (onde é chamado de pastel de bacalhau), no Brasil e na Angola. Além de ser muito consumido em botecos, esse quitute também tem espaço em casas e restaurantes. Isso se deve ao seu sabor e facilidade de preparo.

A receita tem versões fritas e assadas, mas a primeira opção é a que mais faz sucesso. Você pode usar batatas, mandioca ou apenas farinha para dar consistência à sua massa. A quantidade de peixe e temperos também pode variar. Para conhecer opções deliciosas, confira a lista abaixo:

Receitas de bolinho de bacalhau

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

1. Bolinho de bacalhau assado simples: essa receita é feita com apenas cinco ingredientes. A massa fica bem molinha, mas é fácil de moldar.

Publicidade

2. Bolinho de bacalhau simples: essa é uma versão que não é feita com batatas e que também pode ser chamada de pataniscas. Para preparar essa receita, você só precisa misturar os ingredientes e fritar.

3. Bolinho de bacalhau com batata: aqui, a dica é combinar bacalhau e batata para fazer a massa, que é bem temperada. Os bolinhos são fritos, ficam prontos em cerca de meia hora e o preparo rende de 15 a 20 porções.

4. Bolinho de risoto de bacalhau: essa é uma receita em que seu preparo deve começar um dia antes de os bolinhos serem servidos. Você deve preparar um risoto de bacalhau e deixá-lo descansar de um dia para o outro. Depois disso, molde e frite os petiscos.

5. Bolinho de bacalhau com mandioca: além de muito saborosos, esses bolinhos têm o interior macio e uma casquinha crocante irresistível. Mais um preparo supersimples que resulta em petiscos deliciosos.

6. Bolinho de bacalhau com broa portuguesa: se você busca uma receita de bolinhos assados, essa pode ser uma boa opção. A broa portuguesa é usada ralada para polvilhar os bolinhos.

7. Bolinho de bacalhau com mandioca salsa: com poucos ingredientes e um preparo simples, você vai se surpreender com o gosto desses bolinhos. Usar mandioca salsa dá um gosto completamente novo aos petiscos.

Publicidade

8. Bolinho de bacalhau assado: para quem busca uma versão mais saudável do petisco ou quer evitar frituras, uma boa opção é prepará-lo assado. Para dar consistência à massa, você vai precisar usar a mesma quantidade de bacalhau e de batatas.

9. Bolinho de bacalhau com fruta-pão: a fruta-pão é usada para substituir a batata nessa receita. Como ela é bem sequinha não é necessário usar farinha de trigo. É uma ótima opção para quem busca bolinhos sem glúten.

10. Bolinho de bacalhau com 5 ingredientes: batata, bacalhau, salsinha, ovos e pimenta-do-reino são os ingredientes necessários para preparar essa receita. O resultado são bolinhos bem macios e com uma casquinha dourada.

Frito ou assado, o bolinho de bacalhau não deixa de ser saboroso. Escolha sua versão favorita e se aventure na cozinha preparando esse petisco.