10 receitas de bolinho de feijão que dão um novo uso para esse ingrediente

Escrito por                          

O bolinho de feijão é uma ótima pedida de petisco para sair do básico no uso desse ingrediente tão comum na mesa dos brasileiros. Tanto que ele pode ser feito até com o que sobrou da sua última refeição, assim, você evita o desperdício e pode comer algo com um gostinho diferente. Há opções bem gostosas e variadas, veja só:

1. Bolinho de feijão branco

Nessa receita, o feijão branco é cozido e amassado para formar a massa. Depois disso, é preciso refogar alguns temperos junto com a leguminosa. O próximo passo é moldar os bolinhos e empaná-los com amido de milho, água, queijo parmesão e farinha de rosca. Para finalizar, basta levá-los para fritar em óleo quente.

2. Bolinho de feijão branco com rabada

Se você deseja um bolinho bem caprichado, essa pode ser a receita ideal. Aqui, o feijão branco é cozido com carne-seca, linguiça, bacon e lombo. Para o preparo da massa, a leguminosa é batida no liquidificador junto com o caldo de carne do cozimento. Para o recheio, uma rabada caseira entra em cena. O resultado é um petisco com um sabor para lá de especial.

3. Bolinho de feijão com queijo

Nessa opção, a massa do bolinho combina feijão com bacon e calabresa em cubinhos. Para que o sabor fique ainda melhor, cubos de queijo são usados como recheio. O preparo não é complicado e a lista de ingredientes conta com itens comuns da cozinha. Vale a pena experimentar.

4. Bolinho de feijão preto com linguiça

Para testar essa receita em casa, só é preciso ter em mãos feijão preto, farofa temperada, bacon, linguiça, farinha de rosca e óleo. Mesmo usando tão poucos ingredientes, o resultado é um sabor marcante que pode deixar muita gente com água na boca.

5. Bolinho de feijoada com pimenta biquinho

Sobrou feijoada da última refeição e você quer dar um novo uso para ela? Então, vale a pena conferir essa receita. O feijão é batido no liquidificador e vai ao fogo com farinha de rosca. Para o recheio, é feito um refogado com azeite, alho, cebola, bacon, couve e alguns temperinhos. Para empanar, é preciso ter ovos e farinha de rosca. Sirva com pimenta biquinho.

6. Bolinho de feijoada com bacon

Essa é uma receita bem parecida com a opção anterior. Porém, no preparo da massa, polvilho azedo também entra em cena. Além disso, o recheio é feito apenas com azeite, bacon, alho e couve. Na hora de empanar, você vai precisar de ovos e farinha de rosca.

7. Bolinho de feijoada com carne-seca

Quer aprender a fazer um bolinho de feijoada do zero? Então, confira essa receita. Aqui, o passo a passo explica tudo direitinho desde o cozimento do feijão, que vai ao fogo com carne-seca, costelinha, linguiça, louro e sal. Além disso, aqui também há um recheio de couve refogada com bacon.

8. Bolinho de feijão fradinho

iStock

Nessa receita, o bolinho é feito com feijão fradinho, pimenta, sal, óleo, azeite, cebola, alho e ora-pro-nóbis. São poucos ingredientes e o modo de preparo é bem simples. Mesmo assim, o resultado final fica surpreendente. Confira o passo a passo e se delicie com cada mordida.

9. Bolinho de tutu de feijão com linguiça

Aqui, feijão cozido e amassado é combinado com farinha de mandioca, cheiro-verde, molho de pimenta e cachaça para o preparo da massa. O recheio leva cubinhos de linguiça refogada com cebola. Depois de moldados, os bolinhos são empanados e fritos. Essa é receita mostra que ingredientes simples podem se transformar em um petisco irresistível.

10. Bolinho de feijão preto com molho de beterraba e cenoura

Que tal fazer bolinhos de feijão que não levam ingredientes de origem animal? Essa é uma receita que não é difícil de ser feita, mas que conta com uma lista de itens extensa. Além disso, aqui, a dica é servir os bolinhos acompanhados de uma boa macarronada.

E aí, gostou das receitas? Elas são ótimas seja para usar o feijão de uma maneira que fuja da combinação clássica com arroz ou para aproveitar o grão que está dando bobeira na geladeira. Se você gosta de pratos com esse ingrediente, pode ainda conferir receitas feitas com feijão branco.

PARA VOCÊ