18 receitas de bolinho tapioca para um lanche simples e irresistível

Escrito por                          

Que preparar um lanche para o meio da tarde e está sem ideias? Está em busca de opções saudáveis de comida para o dia a dia? Não tem muitas habilidades culinárias e prefere preparos simples? Se a sua resposta foi sim para qualquer uma dessas perguntas, você precisa conhecer essas receitas de bolinho tapioca que são gostosas, nutritivas e fáceis de fazer.

Receitas de bolinho tapioca salgado

iStock

1. Bolinho de tapioca frito simples: essa é uma das receitas mais simples dessa lista – para fazê-la na sua cozinha, basta misturar leite, sal e óleo, esquentar essa mistura no micro-ondas e usá-la para hidratar a tapioca. Depois, molde os bolinhos e leve para fritar.

2. Bolinho de tapioca assado com queijo: se preferir uma versão assada, considere também incluir manteiga e queijo ralado no preparo dos bolinhos depois que a tapioca já estiver hidratada com leite. Então, adicione também ovo, sal e leve ao forno preaquecido a 180°C até dourar.

3. Bolinho de tapioca com cenoura e queijo: para a massa dessa receita, você vai usar tapioca granulada, leite, sal, pimenta-do-reino, queijo parmesão ralado, queijo mussarela ralado, cheiro-verde, cebola e cenoura ralada. Depois de misturar bem todos os ingredientes, comece a montar seus bolinhos e, para deixar o petisco ainda melhor, use cubinhos de queijo para rechear.

4. Bolinho de tapioca recheado com presunto: já que o assunto é bolinho de tapioca recheado, conheça essa opção com recheio de presunto! É claro que você pode usar os itens de sua preferência para rechear, mas o presunto tem bastante presença e sabor, e vai deixar seus bolinhos ainda mais incríveis.

5. Bolinho de tapioca com carne seca e parmesão: simples de fazer, essa receita é um arraso para quem gosta muito de carne seca. Em um recipiente, misture a protagonista com tapioca, ovo, sal e queijo parmesão ralado para intensificar o sabor. Leve para fritar!

6. Bolinho de tapioca fit com batata doce: anote os ingredientes dessa receita: batata doce cozida e assada, ovo, tapioca, fermento em pó, sal, temperos a gosto e requeijão, que pode também ser substituído por atum ou frango desfiado. O preparo é perfeito para quem está de dieta ou tentando manter uma alimentação mais saudável.

7. Bolinho de tapioca fit com creme de ricota: mais uma receita de bolinho de tapioca fit! Rapidinha de fazer, a receita leva tapioca, creme de ricota light, ovos, farinha de arroz, fermento em pó e azeite na massa e sugere recheios de presunto magro ou peito de peru com queijo mussarela ou mussarela de búfala.

8. Bolinho de tapioca com requeijão e sementes: você sabia que as sementes de chia, linhaça e gergelim aceleram o metabolismo e ajudam na perda de peso? Agora, imagine bolinhos de tapioca assados que levam esses três itens na massa? O resultado é nutritivo e muito gostoso.

9. Bolinho de tapioca com queijo coalho e rapadura: a massa do bolinho leva queijo coalho e deve ficar na geladeira por 3h antes de ser frita para firmar. O toque irresistível da receita é um molinho de extrato de tomate, rapadura, água e pimenta-malagueta.

10. Bolinho de tapioca tipo dadinho: você já deve ter ouvido falar dos famosos dadinhos de tapioca, certo? Basicamente, eles são bolinhos fritos feitos de leite, tapioca granulada e queijo coalho. Nessa receita, a sugestão é usar um molho de melado de cana para dar mais sabor ao petisco.

Receitas de bolinho tapioca doce

11. Bolinho de tapioca frito com coco: os ingredientes usados para essa versão de bolinho tapioca doce são tapioca granulada, leite quente, leite de coco, coco ralado seco ou fresco e açúcar. Na hora de fritar, lembre-se de deixar o fogo bem alto para conseguir a textura correta.

12. Bolinho de tapioca assado com coco: uma dica importante, aqui, é misturar os ingredientes – menos a tapioca e o coco – com o auxílio de um liquidificador. Em seguida, use essa mistura para hidratar os itens restantes, faça bolinhos do tamanho de sua preferência e leve-os para assar.

13. Bolinho de tapioca cru com coco e leite condensado: diferente de todas as receitas dessa lista, essa opção sugere preparar um bolinho tapioca que não é frito e nem assado – ele é cru! Para fazê-lo, você vai precisar misturar tapioca, leite de coco, açúcar, coco ralado e leite e pode finalizar com cravos e leite condensado.

14. Bolinho de tapioca na airfryer: também conhecida como bolinho de estudante na Bahia, essa receita é uma iguaria feita a partir de tapioca granulada, água quente, coco seco ralado, açúcar e leite de coco. A sugestão é preparar os bolinhos com o auxílio da airfryer e, também, usar canela e açúcar para polvilhá-los depois de prontos.

15. Bolinho de tapioca com chocolate e avelã: que tal rechear seus bolinhos de tapioca com uma mistura de gotas de chocolate e creme de cacau e avelã? Esse último ingrediente pode ser feito de forma caseira, mas você também pode utilizar as versões industrializadas ou, ainda, substituir pela famosa Nutella.

16. Bolinho de tapioca com doce de leite: o doce de leite é um doce feito à base de leite e açúcar tradicionalmente brasileiro. Aqui, ele é combinado com pedaços de castanha-do-Pará para rechear deliciosos bolinhos de tapioca assados.

17. Bolinho de tapioca com goiabada: a proposta dessa receita é preparar uma massa de bolinho tradicional – com tapioca, açúcar, ovos, creme de leite e fermento – e recheá-la com um tanto generoso de goiabada cremosa. O resultado é cheio de sabor e fica com uma textura incrível!

18. Bolinho de tapioca com chocolate e banana: nessa receita, o passo a passo consiste em basicamente misturar os ingredientes. O toque especial fica por conta das gotas de chocolate que devem ser adicionadas antes de levar o bolinho para assar no forno.

Quem gosta de incrementar todos os seus lanches com tapioca, não pode deixar de conferir também receitas de bolo de tapioca gelado, pão de queijo de tapioca e pão de tapioca.

PARA VOCÊ