25 receitas de bolo de abacaxi com o poder de refrescar nos dias de calor

Escrito por                          

Bolos doces são sobremesas presentes no dia a dia de quase todo mundo, já que além de deliciosos, podem ser servidos em diversas ocasiões diferentes, como no café da manhã, na sobremesa das refeições principais, no lanchinho da tarde e, claro, em festas de aniversário ou eventos especiais.

Porém, para quem não é muito chegado nos tradicionais como brigadeiro ou doce de leite, os bolos com frutas são a melhor opção. As receitas com abacaxi, por exemplo, ajudam a deixar a sobremesa menos doce e são super gostosas. Além disso, a fruta é diurética, auxilia no emagrecimento, e traz diversos benefícios para a saúde, como a prevenção de gripes e o fortalecimento dos ossos.

Aproveitando que o verão está cada vez mais perto, listamos receitas de bolo de abacaxi para deixar os seus dias mais doces e refrescantes. Confira abaixo!

Bolos de abacaxi

Foto: Reprodução / Chocorango

Foto: Reprodução / Chocorango

1. Bolo tropical de cenoura, abacaxi e nozes: esse bolo tropical pode ser considerado uma paixão à primeira mordida! Entre seus ingredientes, estão o abacaxi em cubinhos, cenoura e coco ralados, uvas passas pretas, frutas cristalizadas e nozes pecans picadas.

2. Bolo Piña Colada: esse bolo é praticamente uma variação do tradicional bolo gelado de coco, porém com algumas mudanças, como a camada de abacaxi em calda sobre ele, uma cobertura de chantilly de coco e uma cereja em calda para finalizar, assim como é feito no drink.

3. Bolo invertido de abacaxi: o nome desse bolo é devido ao seu resultado final, onde parece que ele realmente está ao contrário. Para incrementar, você pode colocar uma ameixa ou uma cereja em calda no lugar onde ficava o miolo do abacaxi.

4. Bolo de cenouras com abacaxi: esse bolo de cenouras misturado com abacaxi ganhou um toque a mais delicioso devido à acidez da fruta, que também garantiu uma massa gostosa e contrastou muito bem com as castanhas. Aposte no cream cheese para a cobertura do bolo.

5. Bolo de abacaxi gelado: não há nada mais gostoso e refrescante do que um bom bolo de abacaxi gelado para os dias quentes, certo? Nessa receita, você pode cobrir o doce com chantilly e salpicar por cima crocantes de amêndoas.

6. Bolo de abacaxi com cobertura de glacê e nozes: a massa desse bolo é feita com gelatina de abacaxi, que deixa o cheirinho dele incrível, além de iogurte, que também garante um bom sabor à sobremesa. Ótima opção para quem não tem a fruta em casa!

7. Bolo trufado de abacaxi: para quem quer um bolo gostoso e bonito especialmente para comemorações especiais, aposte nessa receita de bolo trufado de abacaxi, que fica com um sabor irresistível.

8. Bolo de casca de abacaxi: esse bolo de casca de abacaxi é feito com quase 100% da fruta e fica super gostoso, já que o doce de abacaxi dá um toque bem charmoso e delicioso ao prato. Se preferir deixar a receita menos doce, diminua a quantidade de açúcar.

9. Bolo invertido de abacaxi com chili: para quem adora receitas tradicionais reinventadas, essa aqui é uma ótima pedida, pois acrescenta chilli no bolo invertido de abacaxi, que garante um sabor doce e picante delicioso.

10. Cupcake de nozes e flor de abacaxi: aqui você aprende a fazer um delicioso cupcake de abacaxi, nozes, coco e banana, com uma linda flor de abacaxi para decorar.

11. Bolo para o Dia das Mães: essa é uma excelente sugestão de bolo para preparar no Dia das Mães, que é simples de fazer, mas delicioso. É um bolo que no lugar do leite, usa-se leite de coco e também queijo parmesão ralado na massa, que garante um sabor único à sobremesa.

12. Bolo inglês de abacaxi e amêndoas: esse bolo é ideal para aqueles momentos que bate uma fominha, porém você não sabe o que comer, além de ser uma ótima opção para lanches da tarde. Sua receita leva ingredientes como abacaxi cristalizado, vinho do porto ou rum, amêndoas moídas, entre outros.

13. Pão de ló com recheio de abacaxi e doce de leite: que tal variar o tradicional bolo de pão de ló com doce de leite e incrementar com um delicioso recheio de abacaxi? O resultado é um bolo gostoso, macio e nem um pouco enjoativo.

Bolos de abacaxi com frutas

Foto: Reprodução / Chocorango

Foto: Reprodução / Chocorango

14. Bolo de abacaxi e cenoura: apesar de levar muitos ingredientes, essa receita fica leve e equilibrada, além de ser super fácil e rápida de fazer. Para a cobertura, aposte na mistura de cream cheese, creme de leite, açúcar de confeiteiro, limão siciliano e nozes para decorar.

15. Bolo branco com recheio de abacaxi com coco: se abacaxi é bom e coco também, a combinação entre os dois para se transformar em recheio ou sobremesa é sucesso na certa.

16. Bolo de abacaxi, banana e castanhas do Pará: esse bolo é bem tropical e a cara do Brasil, feito com castanhas do Pará, abacaxi e bananas. Escolha bananas bem maduras e não deixe de espremer um pouco o abacaxi para retirar o excesso de líquido antes de juntar à massa. Se preferir, substitua as castanhas por nozes.

17. Bolo de abacaxi e coco tostado: esse bolo tem um aroma maravilhoso, uma massa fofinha e os pedaços de abacaxi e coco remetem aos bolos de aniversário tradicionais dos anos 90. Nada como uma boa receita acompanhada de boas lembranças, né?

18. Bolo dourado de abacaxi com coco: além de delicioso, esse bolo de abacaxi com coco fica em um lindo tom dourado e sua massa é tão fofinha que até desmancha na boca. Experimente saborear com sorvete para ficar ainda melhor.

19. Bolo invertido de abacaxi com ameixas pretas: esse bolo invertido leva o abacaxi na calda e as ameixas pretas junto com a massa. É simples de fazer, fica bonito visualmente, e claro, com um sabor surpreendente!

20. Bolo de coco com abacaxi assado e creme de ricota: essa é uma ótima opção de bolo para preparar para as visitas em ocasiões especiais. Siga o passo a passo da receita, porém fica ao seu critério a quantidade de abacaxi, de suco de limão e de açúcar mascavo. Já o creme de ricota você pode ir misturando até que o creme fique grosso o suficiente para passar no bolo.

21. Bolo de cenoura com abacaxi e coco: de repente bate aquela vontade louca de comer um bolo de cenoura, daqueles com muita cobertura de chocolate por cima, certo? Por que não mudar um pouco o bom e velho tradicional feito com cobertura de chocolate e inovar nos ingredientes? Aposte no abacaxi e no coco para a massa, e no cream cheese com raspinhas de limão para a cobertura. É uma explosão de sabores!

22. Bolo tropical com abacaxi: quase um bolo tropical, essa versão de cenoura é perfumada e rende uma mistura tutti-frutti deliciosa no paladar! É um bolo leve, extremamente úmido e fica delicioso geladinho.

Bolos de abacaxi saudáveis

Foto: Reprodução / Lactose Não

Foto: Reprodução / Lactose Não

23. Bolo de abacaxi sem lactose: para quem tem dietas restritas à lactose, não deixe de experimentar esse bolo de abacaxi gostoso e saudável, excelente para o dia a dia.

24. Bolo de abacaxi vegano sem glúten: apesar de ser sem glúten, sem lácteos, sem ovos ou qualquer produto de origem animal, essa receita de bolo vegano fica deliciosa, pois ele fica fofo, úmido e doce na medida certa.

25. Bolo de abacaxi invertido sem ovos: essa receita é o melhor exemplo de que o bolo sem ovos pode ter uma textura maravilhosa e ser sensacional. Aqui, eles são substituídos por bananas, e as amêndoas dão um sabor todo especial junto com o abacaxi cozido.

São opções de bolos mais doces, como os acompanhados de doce de leite, mais neutros, acompanhados de outras frutas, e também mais lights e menos prejudiciais à saúde, como os veganos e sem glúten. Basta você decidir a melhor opção para você!

PARA VOCÊ