14 receitas de bolo de ameixa para deixar seus dias mais doces

Escrito por    

Tem receitas que parecem fazer um carinho no estômago. Com gostinho de casa de vó, o bolo de ameixa é a opção perfeita para aquele café da tarde gostoso e muito especial. Muito fácil de fazer, ele fica pronto rapidinho e agrada a família toda.

Continua após o anúncio

A base da receita leva farinha, ameixas, açúcar, ovos, água ou leite, óleo e fermento, mas opções para incrementar essa delícia é o que não falta. Outros ingredientes que podem ser acrescentados são chocolate, canela, banana e até mesmo queijo! Confira a seleção de receitas abaixo e aproveite o que esse bolo tem de melhor!

Bolo de ameixa simples

Foto: Reprodução / Pitadinha

1. Bolo de ameixa simples: que tal começar do básico? Essa receita de bolo de ameixa leva poucos ingredientes, mas fica com um sabor inconfundível. Então, lápis e papel na mão para anotar tudo o que você vai precisar: ameixas secas sem caroço, água, açúcar, manteiga, gemas, farinha de trigo, sal e fermento para bolo.

2. Bolo de ameixa com chocolate no liquidificador: se é praticidade o que você está procurando, então essa receita é a opção perfeita. Aqui, todos os ingredientes da primeira etapa são batidos no liquidificador. A segunda etapa consiste em despejar a mistura em uma vasilha e misturar tudo delicadamente com a farinha de trigo e o fermento. Depois é só levar a massa para o forno por aproximadamente 40 minutos. Está pronto!

3. Bolo de ameixa com café no liquidificador: um segredo culinário muito prático e que faz toda a diferença em receitas doces é o café. Sim, acrescentar essa bebida deliciosa ressalta o sabor dos outros ingredientes sem deixar com gosto de café! Aqui, ele fica responsável por deixar o gostinho da ameixa ainda mais intenso e gostoso. Não deixe de testar aí na sua casa.

4. Bolo de ameixa com canela: a canela deixa tudo ainda mais gostoso, não é mesmo? E aqui, ela ajuda a compor esse bolo de ameixa delicioso. Para preparar essa receita tenha em mãos: manteiga, açúcar, ovos, farinha de trigo, fermento, sal, ameixas, chá de canela moída e suco de limão.

5. Bolo de ameixa com aveia: nessa receita, a aveia substitui a farinha de trigo e dá uma textura e sabor ainda mais especiais para o bolo. Atenção para os outros ingredientes: açúcar demerara, ovos, manteiga, iogurte natural, ameixa preta sem caroço, farinha de aveia e fermento em pó.

6. Bolo de ameixa com banana e aveia: quer preparar uma receita saudável, fácil e muito gostosa? Então confira o passo a passo desse bolo de ameixa que leva bananas, ovos, ameixas, mel, óleo de coco, castanhas do Pará, canela em pó, aveia em flocos e baunilha. Vale a pena testar aí na sua casa.

7. Bolo integral de ameixa com bananaa: até quem torce o nariz para receitas integrais vai adorar esse bolo integral de ameixa com banana. O primeiro passo é misturar a manteiga, a farinha integral, o sal e o açúcar mascavo até formar uma farofa. Depois, acrescente os ovos um a um, as bananas amassadas e as ameixas picadas ou passadas ligeiramente no processador. Misture tudo muito bem e adicione o fermento em pó. Leve para assar em uma forma de bolo inglês e está pronto!

Continua após o anúncio

Bolo de ameixa especial

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

8. Bolo de ameixa com recheio de doce de leite: ameixa preta sem caroço, açúcar, ovos, manteiga, leite, chocolate em pó, farinha de trigo, fermento em pó, leite, nozes picadas, chocolate meio amargo, creme de leite e claro, doce de leite. Esses são os ingredientes que você vai precisar para preparar um delicioso bolo de ameixa que ainda é recheado com doce de leite. Não tem como dar errado!

9. Bolo de ameixa com banana e goiabada: a combinação de banana com goiabada ajuda a compor esse delicioso bolo de ameixa. Além de ser deliciosa, essa receita ainda é muito prática, pois os ingredientes são batidos no liquidificador. Não deixe de testar aí na sua casa.

10. Bolo de ameixas frescas: as ameixas frescas têm aquele azedinho inconfundível e, aqui, elas são usadas para preparar um delicioso bolo. Atenção: as ameixas precisam estar maduras, mas não muito moles, se não vão se desmanchar por completo na hora de assar e não é essa a intenção.

11. Bolo de Ameixa Seca Pistache e Queijo de Cabra: quem gosta de se arriscar um pouco mais na cozinha e experimentar receitas diferentes vai amar esse bolo de ameixa. Aqui, dois ingredientes chamam a atenção e deixam o bolo com um gostinho todo especial: o pistache e o queijo de cabra. E aí? Vai experimentar?

12. Bolo três chocolates com ameixa: para quem ama chocolate essa é a receita ideal. Feito com três tipos de chocolate, esse bolo é uma experiência incrível a cada fatia. Uma dica: se as ameixas estiverem muito secas, você pode hidratá-las com um pouquinho de água quente.

13. Bolo de ameixa, amêndoas e sementes de papoula: se você gosta de bolos intensos, não muito doces e com um sabor marcante, essa receita é a opção perfeita para você. Aqui, os ingredientes especiais são as sementes de papoula e a farinha de amêndoa, que garantem o sabor único para o bolo.

14. Bolo de ameixa estilo de casamento: sabe aquela expressão que doce se come com os olhos? Pois essa receita é um exemplo perfeito disso. Esse bolo fica tão lindo que ele pode até ser preparado para ocasiões especiais como casamentos. Então, não deixe de conferir o passo a passo do preparo dessa delícia.

São tantas as opções que fica difícil escolher uma só, não é mesmo? Se você é um amante de ameixas não deixe de conferir essa lista de 71 receitas com ameixa!

Continua após o anúncio

PARA VOCÊ