21 receitas de bolo de aveia para deixar o seu café da tarde mais gostoso

Escrito por Mariana Sanches

Um bom café da tarde pede um bolo diferente e gostoso para acompanhar. O bolo de aveia é uma ótima opção e pode ser feito de diversas formas, seja com maçã, banana, iogurte e até mesmo em versões veganas.

A aveia é muito usada nas receitas integrais de bolos, substituindo a farinha de trigo e deixando a massa leve, saborosa e muito nutritiva. Ela é ótima para quem não pode consumir glúten e tem uma textura toda especial.

Se você é fã desse cereal, então, vai adorar essa lista de 21 receitas de bolo de aveia. Tem o clássico bolo de cacau e até receitas mais elaboradas, como o bolo de cenoura low carb. Para aprender a preparar as mais variadas opções de bolo de aveia, confira a seleção de receitas abaixo!

Bolo de banana com aveia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

1. Bolo de banana com aveia e chia: simples e muito gostoso, esse bolo vai agradar todo mundo! Ele fica superfofinho e o segredo está na chia, que deixa o bolo macio e é muito usada em receitas de bolo veganos. O toque especial é a Pitada Doce Alemã, que vai deixar o bolo com um sabor inconfundível.

2. Bolo de banana com aveia sem farinha e sem açúcar: os intolerantes a lactose e glúten vão amar essa receita de bolo de aveia. Anote ao os ingredientes: banana nanica, ovos, uvas passas, óleo, aveia e fermento em pó. Outro detalhe é que esse bolo é adoçado com o próprio açúcar da banana.

3. Bolo de banana com aveia e sementes: não é preciso muito trabalho para fazer um bolo gostoso, saudável e muito nutritivo! Essa receita ensina a preparar um bolo de aveia com diferentes sementes e que fica muito saboroso. Vale a pena testar em casa.

4. Bolo de aveia e banana com casca: já pensou em fazer um bolo com uma banana inteira, com casca e tudo? Não se assuste, pois essa receita leva até mesmo as cascas da banana e fica uma delícia! Os temperos adicionais, como canela e gengibre em pó, dão um toque especial ao bolo.

5. Bolo de banana e aveia simples: essa é uma receita de bolo de aveia e banana que é muito simples, mas que ganha um toque especial com as nozes picadas. Para preparar, basta bater tudo muito bem no liquidificador e levar para assar em uma forma untada por aproximadamente 30 minutos. Está pronto!

6. Bolo de banana fit com aveia: quem está de dieta e não pode abusar muito dos doces vai amar essa receita. Simples e fácil de fazer (todos os ingredientes são batidos no liquidificador), esse bolo de aveia com banana vai salvar o seu café da tarde. Teste hoje mesmo e se surpreenda com o resultado!

7. Bolo de banana, aveia e mel : quer fazer um bolo muito gostoso, saudável e, além de tudo, bonito? Então, atenção para os ingredientes: banana, óleo de coco, mel, ovos, extrato de baunilha, aveia, linhaça, açúcar mascavo e fermento em pó. Ele fica pronto em menos de uma hora!

8. Bolo de banana, passas e aveia: dessa vez, o ingrediente que dá um toque especial ao bolo de banana e aveia é a uva passa. Outra dica é colocar uma colher de sopa de canela em pó. A combinação da banana com canela é simplesmente perfeita, você vai amar!

9. Bolo de banana com aveia vegano: os veganos vão amar essa versão do bolo de banana com aveia. Até mesmo quem não segue uma dieta vegana vai se surpreender com a receita. O segredo para o bolo ficar fofinho mesmo sem os ovos está na chia!

10. Bolo de banana, coco e aveia: atenção para os ingredientes – açúcar mascavo, manteiga, mel, leite, bananas, iogurte natural, ovos, canela, coco em flocos, fermento em pó e bicarbonato de sódio. O resultado é um bolo muito macio e saboroso. Vale a pena experimentar!

11. Bolo de aveia, banana e maçã: quer incrementar ainda mais o seu bolo de aveia com banana? Então, que tal adicionar maçã? Gostosa e nutritiva, essa fruta tem um sabor todo especial e com a banana fica ainda mais deliciosa. A dica é adicionar uvas passas e castanhas-do-Pará para deixar o bolo com uma textura mais gostosa.

Bolo de aveia com ingredientes diversos

Foto: Reprodução / Teretetê na Cozinha

12. Bolo integral com aveia: quer fazer um bolo superbásico de aveia? Essa receita te ensina como. Você só vai precisar de banana, maçã, leite, óleo, açúcar mascavo, farinha de trigo, aveia, fermento em pó e canela. Basta bater os líquidos no liquidificador e, depois, misturar com os sólidos em uma vasilha. Por último, você deve despejar em uma forma e levar para assar por 40 minutos.

13. Bolo de cacau com aveia e sem lactose: os intolerantes a lactose vão amar esse bolo de aveia com chocolate. Para fazer essa delícia na sua casa, você vai precisar de cacau em pó, aveia, óleo de coco, linhaça, açúcar de coco e fermento. Você vai se surpreender com o resultado!

14. Bolo de laranja com farinha de aveia: se você gosta de bolo de laranja vai adorar essa versão com farinha de aveia. Nutritivo e saboroso, esse bolo leva apenas alguns ingredientes, fica pronto em uma hora e pode ser servido no café da tarde. Vale a pena fazer em casa!

15. Bolo de ameixa com aveia: supernutritivo, saudável e delicioso, esse bolo de aveia com ameixas é uma ótima opção para quem está de dieta. A ameixa dá um sabor único e especial para o bolo, que além de macio é fácil de fazer. Você vai amar!

16. Bolo integral de maçã com aveia e granola: a queridinha dessa receita é a granola, que deixa o bolo com um sabor muito gostoso. Outros ingredientes que não podem faltar são a cravo em pó e as uvas passas. E o melhor, ele fica pronto em menos de uma hora. É uma ótima opção para o café da tarde!

17. Bolo de maçã, aveia e canela: a combinação de maçã com canela é clássica e sempre dá certo. E esse bolo você pode comer sem culpa, pois, além de ser muito gostoso, ainda é saudável! Aqui, a maçã é cortada em cubinhos e, como a massa não vai para o liquidificador, quando pronto, o bolo fica com os pedacinhos da maça. Uma delícia!

18. Bolo de aveia simples: que tal fazer um bolo básico de aveia que pode ser acompanhado com outros tipos de doce, como, por exemplo, a geleia de morango? Então, anota aí os ingredientes: manteiga, açúcar, ovos, farinha de trigo, aveia, leite e fermento. O resultado é um bolo fofinho e saboroso.

19. Bolo de aveia com tâmaras: quer se arriscar um pouquinho mais? Então, confira essa receita de bolo de aveia com tâmaras. Sem lactose, glúten e açúcar, ele é ótimo para quem está de dieta. O toque a mais está na canela e na essência de baunilha, que deixam o bolo com um aroma delicioso.

20. Bolo de cenoura low carb com aveia: está de dieta mas quer comer um doce bem gostoso? Então, esse bolo vai te ajudar a aproveitar uma delícia sem se sentir culpado. Com apenas seis ingredientes, você tem um bolo saudável e ótimo para comer depois de fazer exercício físico. Aproveite!

21. Bolo de aveia no micro-ondas: quer praticidade maior do que assar um bolo no micro-ondas em 7 minutos? Pois essa receita ensina a fazer um bolo gostoso e fofinho de aveia com banana e maçã que é uma ótima opção para quem está sem tempo para cozinhar, mas quer comer algo diferente e delicioso. Vale a pena testar!

O bolo de aveia é uma receita de sabor único e muito saudável. Ele é ótimo para ser servido no café da manhã ou no café da tarde. Ele também pode ser combinado com diferentes frutas, em especial a banana e a maçã e, quando básico, é ótimo para comer com alguma geleia.

Agora que você sabe fazer 21 receitas de bolo de aveia diferentes, escolha aquela que achar mais gostosa e mãos à massa!

PARA VOCÊ