10 receitas de bolo de banana caramelizada para adoçar as suas tardes

Escrito por    

Bolo de banana é sempre muito bom, principalmente acompanhado de um cafezinho feito na hora ou de um chá gelado bem refrescante. No entanto, pode ficar ainda melhor: basta caramelizar algumas bananas e decorar o bolo com elas. Além de deixar tudo ainda mais bonito, o bolo ganha também mais sabor, cremosidade e elegância.

Continua após o anúncio

Aprenda a preparar bolos de banana com outras frutas, ou sem glúten e sem lactose, em porções individuais ou em formato de torta – tudo com a banana caramelizada fica mais gostoso!

1. Bolo de banana caramelizada tradicional

Foto: Reprodução / Essência

Esta receita é um clássico que vai te deixar com água na boca. Com uma massa macia, leve e saborosa, o bolo de banana alegra o café da tarde e perfuma a casa toda ao ser levado ao forno. E, para deixar tudo ainda melhor, a receita ainda ensina a caramelizar a banana de várias formas diferentes. Escolha a sua favorita e se delicie com este prato!

2. Bolo de banana caramelizada sem glúten e sem lactose

Foto: Reprodução / Dani Noce

Para os celíacos e intolerantes à lactose, esta receita é a alternativa para saborear um delicioso bolo de banana caramelizada sem medo. Com farinha de amêndoa, creme vegetal e leite de coco, o preparo é muito simples e o sabor fica incrível. Vale a pena experimentar!

3. Bolo de banana caramelizada com canela

Foto: Reprodução / Dani Noce

A perfeita combinação de banana com canela também tem vez nas receitas de bolo com a fruta caramelizada. Além de conter este condimento delicioso, este bolo é feito de forma invertida – em que a caramelização da banana ocorre no próprio forno, junto com a massa. Além de prático, o prato fica delicioso e muito bonito!

4. Bolo de aveia com banana caramelizada

Continua após o anúncio

Foto: Reprodução / Teretetê na cozinha

A farinha de aveia pode ser uma alternativa para quem não consome a de trigo – além de ser mais saudável, o sabor do bolo fica ainda melhor! Muito fácil de preparar, esta receita vai te conquistar e alegrar o seu café da tarde. O iogurte, presente na massa, deixa tudo cremoso e saboroso. Experimente!

5. Bolo de iogurte fácil com banana caramelizada

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Esta receita une um delicioso bolo de iogurte com a cobertura de banana caramelizada. Com a leveza e maciez do bolo, o doce da fruta ganha destaque e não fica enjoativo. Além de ser muito fácil de fazer, a caramelização é feita diretamente na forma do bolo – não suja nenhuma panela! Prático e delicioso, esse bolo vai te conquistar.

6. Bolo de banana caramelizada invertido fácil

Foto: Reprodução / Panelaterapia

O bolo de banana caramelizada invertido consiste em derreter o açúcar na forma do bolo, adicionar as bananas e, por último, a massa. Depois, é só levar ao forno! Prática e deliciosa, esta receita leva poucos ingredientes e é perfeita para acompanhar um café feito na hora ou um suco refrescante!

7. Bolo de laranja com banana caramelizada

Foto: Reprodução / O melhor restaurante do mundo

A acidez do bolo de laranja contrastada com o doce da banana caramelizada é uma ótima opção para quem não gosta de sobremesas muito doces. Com uma massa molhadinha e uma cobertura de frutas muito cremosa, esta receita une praticidade com sabor.

8. Minibolo de banana caramelizada invertido

Foto: Reprodução / Caramelo e sal

Uma opção para quem quer servir porções individuais do bolo, acompanhado de sorvete ou outra sobremesa, é prepará-lo em forminhas de muffin. Assim, o bolo fica ainda mais bonito e prático de porcionar. Além disso, o tempo de forno diminui consideravelmente, podendo ser preparado mais rápido do que o bolo tradicional.

Continua após o anúncio

9. Bolo de maracujá com banana caramelizada

Foto: Reprodução / Chocorango

Aprenda a preparar um delicioso bolo de maracujá, com sementes e tudo, para combinar com a banana caramelizada. Pode parecer uma combinação exótica, mas o sabor vai te surpreender! A massa fica fofa, molhadinha e deliciosa, enquanto a cobertura traz cremosidade e um sabor adocicado ao prato.

10. Torta de banana caramelizada

Foto: Reprodução / Aqui na cozinha

Se você prefere a massa de torta em vez de bolo, essa receita é perfeita. Com muito recheio de banana, a torta une crocância e suavidade ao sabor doce e característico da fruta. Com pouquíssimos ingredientes e superfácil de fazer, esta receita vai conquistar um espaço no seu café da tarde!

Se você ama doces de banana, também deve experimentar estas receitas de bolo de banana fit, estas tortas feitas com a fruta, ou até mesmo outras receitas doces com banana!

PARA VOCÊ